O que não pode faltar no seu carro clássico

AUTOR: Gonçalo Meira | PUBLICADO EM: 08/10/2021 | Última atualização: 08/06/2022

No nosso país é possível encontrar uma grande cultura de adoração por automóveis clássicos, como é visível nos imensos encontros anuais, bem como em corridas.

De facto, há imensos condutores que privilegiam o seu carro clássico em vez dos modernos, pela sua experiência de condução, sensação de adrenalina e, claro está, beleza.

Por ser automóveis com décadas de existência, é necessário ter bastantes cuidados com estes, até porque os arranjos (e arranjar peças) são muitos caros.

Desta forma, a Seguropordias.pt vai contar-lhe tudo o que não pode faltar no interior do seu clássico para a manutenção e possíveis arranjos simples.

 

O que é um carro clássico?

Segundo o Automóvel Club de Portugal, um veículo clássico “devido às suas características intrínsecas de qualidade (técnica, estética), pela sua importância histórica, raridade (ou exclusividade) e, mesmo, pela sua relevância afetiva (carisma)”, é um carro que não passa de moda.

Ao mesmo tempo, por esta definição, a idade que o ano possui pouco interessa, já que existem carros produzidos atualmente que se inserem na mesma.

Por outro lado, a FIA (Federação Internacional do Automobilismo) e a FIVA (Federação Internacional de Veículos Antigos) utilizam outro termo: veículos históricos.

Para esta definição entram os carros históricos de estrada têm, no mínimo, 30 anos de idade, que estão conservados e mantidos em condições perfeito de uso, de um ponto de vista histórico.

Ao mesmo tempo, não devem ser utilizados diariamente.

 

Os cuidados a ter com um carro clássico

Com um carro clássico nunca se deve descurar os cuidados, como deve imaginar.

Estes são bens muito preciosos e delicados e, por isso, exigem a máxima atenção dos proprietários.

Siga as nossas recomendações, estime o seu carro e mantenha-o sempre limpo e a brilhar

  • Antes de começar a conduzir, deixe o carro a trabalhar para o motor aquecer.
  • Comprove as condições do carburador regularmente.
  • Ligue o carro de vez em quando, mesmo que não o vá conduzir, para saber como está a bateria do veículo.
  • Verifique a pressão e o piso dos pneus com bastante frequência.
  • Mantenha o carro limpo, por dentro e por fora.
  • Dirija-se, sempre que necessário, a um mecânico da sua confiança, que saiba tratar de automóveis clássicos.
  • Substitua o óleo do seu carro clássico regularmente.
  • Durante a condução, evitar mudanças de direção bruscas e “guinadas” com o volante, para proteger o sistema de direção do seu carro.

 

As ferramentas que não podem faltar no seu carro clássico

Se possui um carro clássico, acreditamos que o seu veículo já o tenha quase transformado num mecânico, pelas necessidades especiais e pelos cuidados que necessita regularmente.

Assim, é provável que tenha noção que há certas ferramentais e instrumentos que têm de viajar sempre (ou pelos devem) consigo no interior do veículo, caso aconteça alguma avaria, passível de arranjo rápido.

Então, porque mais vale prevenir do que remediar:

  • Kit primeiros socorros: Em primeiro lugar, esperemos que nunca o venha a utilizar! Não são obrigatórios por lei, mas poderão ser úteis, até para quem vai ao seu lado no carro, ou assistir alguém na estrada.
  • Cabos para a bateria ou carregador de bateria portátil: Para a eventualidade da bateria do seu veículo clássico não estar a funcionar, ou então para salvar a vida a alguém na estrada.
  • Jogo de chaves sortido: Um alicate, uma chave de fendas, uma chave de estrela, uma chave inglesa, entre outros, poderão ser fulcrais se tiver alguma leve avaria durante a condução.
  • Tudo para substituir um pneu furado: O pneu suplente, a chave, o colete refletor e o macaco. Umas luvas também poderão ser bastante úteis. São elementos essenciais em qualquer carro.
  • Garrafa de óleo: Para o caso de detetar uma fuga, esta será muito importante para poder prosseguir viagem.

 

Contrate o Seguro por dias para o seu veículo em 5 minutos

Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.


Autores

autor

Gonçalo Meira

Um excelente profissional com formação em Ciências da Comunicação e um mestrado em Gestão da Comunicação e das Indústrias Criativas. A sua dedicação p... Mais sobre Gonçalo Meira

Quer receber as nossas notícias?

Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.

Nunca compartilharemos seu email com mais ninguém.

Eu aceito as políticas de privacidade