O que fazer quando ouve a sirene na estrada

AUTOR: Gonçalo Meira | PUBLICADO EM: 21/07/2021 | Última atualização: 08/06/2022

É bastante provável que já tenha passado pela situação em que ia ao volante na estrada, começa a ouvir sirenes, que se vão aproximando a cada momento, e não sabe muito bem o que fazer.

A Seguropordias.pt está ao seu lado, para o ajudar nestas e em muitas outras eventuais questões da vida de um condutor

Em primeiro lugar, é importante que mantenha a calma quando ouve a sirene, que pode ser tanto dos bombeiros, como da polícia, INEM, proteção civil, ou outro, está a querer ultrapassar o seu veículo. 

De seguida, tem de ceder a passagem ao veículo em emergência, da forma mais segura possível, tal como vamos indicar em seguida.

Caso não o faça, incorre numa infração, punida pelo Código da Estrada.

O que diz ao certo o Código da Estrada?

O trânsito de veículos de emergência é abordado no artigo 64º do Código da Estrada Português. 

A lei é simples e de fácil interpretação: “Os condutores de veículos que transitem em missão de polícia, de prestação de socorro, de segurança prisional ou de serviço urgente de interesse público assinalando adequadamente a sua marcha podem, quando a sua missão o exigir, deixar de observar as regras e os sinais de trânsito, mas devem respeitar as ordens dos agentes reguladores do trânsito.”

Ou seja, as regras e os sinais de trânsito, como por exemplo, ultrapassagem, linhas contínuas e sinais de trânsito, podem passar para segundo plano, se a missão em causa assim o obrigar.

Desta forma, cabe aos restantes condutores respeitar a emergência e facilitar a via, quando o barulho da sirene assim o pedir.

 

Como deve agir corretamente perante uma sirene de emergência

Em primeiro lugar, tenha a certeza de que a sirene (da polícia, por exemplo) não é para si. 

A polícia pode mandar parar o seu veículo por uma série de motivos, e deve, igualmente, saber o que fazer neste tipo de situações.

Manter a calma é fundamental.

Ao ouvir o barulho da sirene, que todos sabemos que é algo incomodativo, não se exalte nem entre em stress.

Se for uma pessoa que fica bastante nervosa nestas situações (e com o trânsito especialmente), não deixe que os nervos se apoderem de si: respire fundo e, com toda a calma, olhe em seu redor e perceba de onde vem o veículo com as sirenes.

Depois de o fazer, já terá uma melhor perceção para onde deverá levar o seu carro, em segurança.

 

Perceber para onde deve dirigir o seu automóvel

Continuando o processo com toda a segurança, não mova o seu carro o mais rápido possível.

Antes, capte toda a informação visual que conseguir, para a sua frente, e, principalmente, para a traseira do seu veículo e ângulo morto, já que poderá ter carros encostados a si.

Desta forma, estará sempre em segurança e, assim, já poderá mover o seu carro. 

A atenção nestes momentos deve ser máxima, com vista a não provocar um acidente, tanto com os veículos à sua frente, bem como os que estão atrás.

 

Desviar o seu automóvel 

Ao ceder passagem a este tipo de veículos, deve desviar o seu veículo para a esquerda, quando possível e sem colocar a segurança em risco.

Se o veículo em serviço de urgência vier desde trás, deve tentar estacionar ou passar para a faixa da direita, para que a outra viatura passe pela faixa da esquerda.

 

Não esquecer

Os veículos em situação de emergência têm prioridade sobre os restantes, quando devidamente assinalada a urgência, em todo o tipo de locais e situações:

  • Ao sair de um posto de abastecimento;
  • Ao sair de um prédio;
  • Ao sair de um parque de estacionamento;
  • Ao sair de um caminho particular;
  • Ao entrar numa rotunda;
  • Em vias estreitas. 

 

Apenas perdem essa prioridade perante situações em que veículos saiam de uma passagem de nível ou ao entrarem na autoestrada ou via reservada a automóveis e motociclos pelos respetivos acessos.

Além de tudo referido, nunca utilize o caminho aberto pelo veículo em emergência para ultrapassar outros veículos.

Contrate o Seguro por dias para o seu veículo em 5 minutos

Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.


Autores

autor

Gonçalo Meira

Um excelente profissional com formação em Ciências da Comunicação e um mestrado em Gestão da Comunicação e das Indústrias Criativas. A sua dedicação p... Mais sobre Gonçalo Meira

Quer receber as nossas notícias?

Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.

Nunca compartilharemos seu email com mais ninguém.

Eu aceito as políticas de privacidade