Possui uma mota com uma cilindrada igual ou superior a 125 centímetros cúbicos?
Então este artigo vai diretamente para si, preste muita atenção!
"A partir de 1 de janeiro de 2022 todas as motas de 125 centímetros cúbicos para cima passam a ter de ir à inspeção", confirmou o secretário de Estado das Infraestruturas, Jorge Delgado, além de referir que “O decreto-lei está em circuito legislativo e vai ser aprovado em Conselho de Ministros em breve”.
Apesar de existir alguma polémica em volta desta decisão, que não foi particularmente bem recebida por alguns motociclistas (que vêm os seus custos a aumentar, em alguns casos todos os anos a partir do próximo), esta já tinha sido tomada em 2012 por um Governo anterior.
Na verdade, o nosso país está obrigado a transpor uma diretiva europeia para a lei nacional, que vem determinar a obrigatoriedade da inspeção periódica nas motas a partir da referida cilindrada.
Ao mesmo tempo, a inspeção existe para assegurar que a sua mota está em boas condições de circulação e, assim, vai contribuir diretamente para a sua segurança na estrada, bem como dos restantes utilizadores da via pública.
Por outro lado, as motas com cilindrada inferior a 125 centímetros cúbicos estão isentas da mesma.
Ainda não se sabe concretamente quais serão os prazos para a inspeção periódica obrigatória, e com que regularidade a mesma terá de ser feita, mas prevê-se que sejam idênticos aos dos automóveis.
Segundo os dados encontrados pela Seguropordias.pt, serão cerca de 450 mil motociclos que passarão, a partir de 2022, a ter obrigatoriedade de fazer a inspeção periódica, sob pena de pesada multa por parte das autoridades.
Acreditamos que esta nova lei não seja muito bem recebido por quem possui uma mota acima dos 125 centímetros cúbicos no nosso país.
No entanto, não vale a pena ficar nervoso a pensar que pode chumbar, a Seguropordias.pt vai ajudar os motociclistas com toda a preparação necessária para levar a mota à inspeção.
Quando se apresentar com o veículo para a inspeção, leve consigo o certificado de matrícula/o livrete e título do registo de propriedade, além da sua identificação pessoal.
Lembre-se, ainda, que para circular na estrada é obrigatório ter seguro na sua mota.
Caso não tenha um seguro válido e pretenda deslocar-se a um centro de inspeções, saiba que pode contratar o seu seguro temporário em Seguropordias.pt de forma muito fácil e rápida e em 5 minutos terá a sua apólice no seu email.
Comece por rever o estado de conservação da carroçaria. Verifique se a sua mota está a perder algum fluido.
Depois, é muito importante passar passar na Inspeção que tenha:
Segundo o artigo 116 do Código de Estrada Português, “A falta a qualquer das inspeções previstas nos números anteriores é sancionada com coima de € 250 a € 1250.”.
Desta forma, a resposta é não.
Apesar da legislação para a inspeção das motas não estar, ainda, concluída e publicada, é previsível que não seja diferente da dos restantes automóveis ou veículos de quatro (ou mais) rodas.
E tenha muita atenção, se a Inspeção não for feita até à data do aniversário do seu veículo, incorre na referida multa.
Passar ou chumbar na Inspeção
Com a ida da sua mota à Inspeção, podem ocorrer duas situações:
Não se esqueça, deve ter a ficha verde sempre consigo.
Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.
Autores
Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.