A Seguropordias.pt avisa que cumprir as normas da velocidade na estrada é uma obrigação de todos os condutores portugueses.
Conduzir em velocidades excessivas e depois tentar contorná-las com o conhecimento sobre as localizações dos radares não é, de facto, uma boa solução.
Acabará sempre por ser multado e com a repetição deste comportamento poderá ficar sem carta de condução.
O SINCRO (Sistema Nacional de Controlo de Velocidade) é composto por uma rede de postos selecionados. No entanto, as autoridades procedem frequentemente à mudança de localização, dos radares pelas cabines existentes.
Desta forma, é impossível saber, com grau de certeza elevado, se o radar se encontra numa determinada cabine, reforçando a necessidade de cumprir sempre os limites de velocidade estabelecidos no Código da Estrada.
Se nos acompanha nas nossas redes sociais (Facebook e Twitter), provavelmente já sabe que as autoridades partilham, no inicío de cada mês, a localização de alguns radares, por cada distrito do país e ilhas.
A ANSR (Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária) disponibilizou online um mapa de radares com a localização separada por distritos. Também inlcui uma lista completa de todos os radares de Portugal com mais detalhes.
Aqui partilhamos consigo também uma lista dos 12 mais recentes radares de controlo de velocidade média, que vão estar em quatro autoestradas (A1, A3, A25, A42), três estradas nacionais (EN10, EN109, EN211) e dois itinerários complementares (IC2, IC19):
Mealhada/Anadia (217,4 kms)
Santarém (65,2 kms)
Braga (38,1 kms)
Trofa (16,9 kms)
Águeda (42,5 kms)
Paços de Ferreira (9,1 kms)
Montijo (75,7 kms)
Vila Franca de Xira (110,7 kms)
Figueira da Foz (100,7 kms)
Marco de Canaveses (1,4 kms)
Loures (9,8 kms)
Sintra (8,2 kms)
Cada um destes radares está programado, como é óbvio, para os limites de velocidade da estrada onde se encontra: existem auto estradas onde o limite é entre km/h e 120 km/h.
Os radares SINCRO funcionam de forma bastante eficaz, captando imagens nítidas dos condutores que ultrapassam a velocidade estabelecida.
Por isso, tenha sempre em mente: o Código da Estrada existe para proteger as pessoas e as violações às regras de velocidade são punidas com multas e perdas de pontos na carta de condução.
Assim, cumpri-lo é uma obrigação de todos, com vista à segurança nas estradas portuguesas de cada condutor e passageiro .
Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.
Autores
Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.