Além do novo sistema de radares, que vai medir a velocidade média entre dois pontos, existem inúmeros dispositivos de radar fixos em Portugal.
A Seguropordias.pt avisa que cumprir as normas da velocidade na estrada é uma obrigação de todos os condutores portugueses.
Conduzir em velocidades excessivas e depois tentar contorná-las com o conhecimento sobre as localizalções dos radares não é, de facto, uma boa solução.
Acabará sempre por ser multado e com a repetição deste comportamento poderá ficar sem carta de condução.
O SINCRO (Sistema Nacional de Controlo de Velocidade) é composto por uma rede de postos selecionados.
Possui 50 unidades espalhadas por todo o país, sendo que dessas apenas 30 contêm radares.
As autoridades procedem frequentemente, então, à mudança de localização, dos 30 radares pelas 50 cabines existentes.
Desta forma, é impossível saber, com grau de certeza elevado, se o radar se encontra numa determinada cabine, reforçando a necessidade de cumprir sempre os limites de velocidade estabelecidos no Código da Estrada.
Se nos acompanha nas nossas redes sociais (Facebook e Twitter), provavelmente já sabe que as autoridades partilham, no inicío de cada mês, a localização de alguns radares, por cada distrito do país e ilhas.
Estas são, então, as localizações conhecidas:
Radares A1 (entre Lisboa e Porto)
A1, sentido Lisboa-Porto, km 2
A1, sentido Lisboa-Porto, km 189;
A1, sentido Porto-Lisboa, km 4;
A1, sentido Porto-Lisboa, km 42.
Radares A2 (entre Lisboa e Albufeira)
A2, sentido Algarve-Lisboa, km 9;
A2, sentido Lisboa-Algarve, km 14.
Radares A3 (entre Porto e Valença, via Braga)
A3, sentido Porto-Valença, km 1;
A3, sentido Valença-Porto, km 3.
A4 (entre Porto e Amarante)
A4, sentido Porto-Amarante, km 8;
A4, sentido Amarante-Porto, km 15.
A5 (entre Lisboa e Cascais)
A5, sentido Cascais-Lisboa, km 1;
A5, sentido Cascais-Lisboa, km 5;
A5, sentido Lisboa-Cascais, km 7;
A5, sentido Lisboa-Cascais, km 8.
A7 (entre a Póvoa de Varzim e Vila Pouca de Aguiar), sentido Póvoa de Varzim-Vila Pouca de Aguiar, km 38.
A8 (entre Lisboa e Leiria), sentido Lisboa-Leiria, km 11,4.
A20/VCI, Km 12,3; Km 9,1.
A23, Km 18,6.
A24 (entre Coimbra e Vila Verde da Raia), km 93; km 98.
A25 (entre Aveiro e Vilar Formoso)
A25, entre Sever do Vouga e Reigoso, km 49;
A25, entre Reigoso e Oliveira de Frades, km 52;
A25, entre Oliveira de Frades e Vouzela, km 62.
A28 (entre Porto e Valença)
A28, na chamada “reta de Mindelo, km 21;
A28, na chamada “curva da morte”, na zona de Amorim, km 34.
A29 (Angeja), km 41; km 37; km 47.
IP3, Vila Verde da Raia/Figueira da Foz, km 69;
IP7/Eixo Norte-Sul, Km 10,7; Km 10,2;
IC17, Algés/Sacavém, km 13;
IC19, Lisboa/Sintra, km 5; km 6; km 10;
IC20, Almada/Costa de Caparica, km 1,7; 1,9; km 7.
EN1/IC2, km 125; km 186;
EN4, km 156;
EN6/Marginal, km 8;
EN6-3, km 0,7; km 1;
EN10, km 50;
EN125/ER125, km 68; km 102; km 48,7;
EN 223, Porto Carvoeiro/Ovar, km 19.
Cada um destes radares está programado, como é óbvio, para os limites de velocidade da estrada onde se encontra: existem auto estradas onde o limite é 100km/h, e outras onde é 120 km/h.
Os radares SINCRO funcionam de forma bastante eficaz, captando imagens nítidas dos condutores que ultrapassam a velocidade estabelecida.
Por isso, tenha sempre em mente: o Código da Estrada existe para proteger as pessoas e violações às regras de velocidade são punidas com multas e perdas de pontos na carta de condução.
Assim, cumpri-lo é uma obrigação de todos, com vista à segurança de cada condutor e passageiro nas estradas portuguesas.
Esta é uma recomendação Seguropordias.pt.
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