Os sistemas de controlo de velocidade fixos em Portugal

Rede de radares SINCRO

segunda, 5 de abril de 2021

Além do novo sistema de radares, que vai medir a velocidade média entre dois pontos, existem inúmeros dispositivos de radar fixos em Portugal.

A Seguropordias.pt avisa que cumprir as normas da velocidade na estrada é uma obrigação de todos os condutores portugueses.

Conduzir em velocidades excessivas e depois tentar contorná-las com o conhecimento sobre as localizalções dos radares não é, de facto, uma boa solução.

Acabará sempre por ser multado e com a repetição deste comportamento poderá ficar sem carta de condução.

O SINCRO (Sistema Nacional de Controlo de Velocidade) é composto por uma rede de postos selecionados.

Possui 50 unidades espalhadas por todo o país, sendo que dessas apenas 30 contêm radares. 

As autoridades procedem frequentemente, então, à mudança de localização, dos 30 radares pelas 50 cabines existentes.

Desta forma, é impossível saber, com grau de certeza elevado, se o radar se encontra numa determinada cabine, reforçando a necessidade de cumprir sempre os limites de velocidade estabelecidos no Código da Estrada.

Se nos acompanha nas nossas redes sociais (Facebook e Twitter), provavelmente já sabe que as autoridades partilham, no inicío de cada mês, a localização de alguns radares, por cada distrito do país e ilhas.

 

Localização das 50 cabines de radar

 

Estas são, então, as localizações conhecidas:

A1 (entre Lisboa e Porto) 

A1, sentido Lisboa-Porto, km 2

A1, sentido Lisboa-Porto, km 189;

A1, sentido Porto-Lisboa, km 4;

A1, sentido Porto-Lisboa, km 42.

 

A2 (entre Lisboa e Albufeira) 

A2, sentido Algarve-Lisboa, km 9;

A2, sentido Lisboa-Algarve, km 14.

 

A3 (entre Porto e Valença, via Braga) 

A3, sentido Porto-Valença, km 1;

A3, sentido Valença-Porto, km 3.

 

A4 (entre Porto e Amarante) 

A4, sentido Porto-Amarante, km 8;

A4, sentido Amarante-Porto, km 15.

 

A5 (entre Lisboa e Cascais) 

A5, sentido Cascais-Lisboa, km 1;

A5, sentido Cascais-Lisboa, km 5;

A5, sentido Lisboa-Cascais, km 7;

A5, sentido Lisboa-Cascais, km 8.

 

A7 (entre a Póvoa de Varzim e Vila Pouca de Aguiar), sentido Póvoa de Varzim-Vila Pouca de Aguiar, km 38.

 

A8 (entre Lisboa e Leiria), sentido Lisboa-Leiria, km 11,4.

 

A20/VCI, Km 12,3; Km 9,1.

 

A23, Km 18,6.

 

A24 (entre Coimbra e Vila Verde da Raia), km 93; km 98.

 

A25 (entre Aveiro e Vilar Formoso) 

A25, entre Sever do Vouga e Reigoso, km 49;

A25, entre Reigoso e Oliveira de Frades, km 52;

A25, entre Oliveira de Frades e Vouzela, km 62.

 

A28 (entre Porto e Valença) 

A28, na chamada “reta de Mindelo, km 21;

A28, na chamada “curva da morte”, na zona de Amorim, km 34.

 

A29 (Angeja), km 41; km 37; km 47.

 

IP3, Vila Verde da Raia/Figueira da Foz, km 69;

IP7/Eixo Norte-Sul, Km 10,7; Km 10,2;

IC17, Algés/Sacavém, km 13;

IC19, Lisboa/Sintra, km 5; km 6; km 10;

IC20, Almada/Costa de Caparica, km 1,7; 1,9; km 7.

 

EN1/IC2, km 125; km 186;

EN4, km 156;

EN6/Marginal, km 8;

EN6-3, km 0,7; km 1;

EN10, km 50;

EN125/ER125, km 68; km 102; km 48,7;

EN 223, Porto Carvoeiro/Ovar, km 19.

 

Cada um destes radares está programado, como é óbvio, para os limites de velocidade da estrada onde se encontra: existem auto estradas onde o limite é 100km/h, e outras onde é 120 km/h.

Os radares SINCRO funcionam de forma bastante eficaz, captando imagens nítidas dos condutores que ultrapassam a velocidade estabelecida.

Por isso, tenha sempre em mente: o Código da Estrada existe para proteger as pessoas e violações às regras de velocidade são punidas com multas e perdas de pontos na carta de condução. 

Assim, cumpri-lo é uma obrigação de todos, com vista à segurança de cada condutor e passageiro nas estradas portuguesas.

Esta é uma recomendação Seguropordias.pt

 

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