Os vários tipos de matrícula pelo mundo

AUTOR: Gonçalo Meira | PUBLICADO EM: 20/12/2021 | Última atualização: 08/06/2022

Se é proprietário de um um veículo, saberá que este é identificado e diferenciado dos demais através da sua matrícula, que é uma placa de metal ou plástico geralmente localizada tanto na frente quanto na traseira do veículo, que contém uma combinação de números e letras gravados. 

Com esses dados, conseguirá saber se um automóvel tem seguro pela matrícula, entre muitas outras informações sobre um determinado veículo, como o dono, a precedência do automóvel, o histórico das inspeções técnicas, etc.

No entanto, o formato de registo não é o mesmo em todas as partes do mundo. 

Por isso, a Seguropordias.pt, vai mostrar-lhe os diferentes tipos de matrículas existentes, dependendo do país em que se encontra, bem como as suas explicações, para que se familiarize com elas.

Matrícula portuguesa anterior a 2020.

 

A nova matrícula portuguesa

Desde 2020 que foi introduzida uma nova matrícula no nosso país, ou melhor, um novo formato, como já deve ter-se apercebido.

Esta, segue a sequência AA-00-AA, ou seja, apenas dois números e quatro letras.

Além disso, a parte que se situava do lado direito, de cor amarela, que indicava o mês e ano dos veículos, foi retirada.

Assim, todos os carros matriculados em Portugal a partir de 2020 terão este novo formato de matrícula.

Por outro lado, já deve ter reparado que existem carros usados com o novo formato de matrícula, mas com números tanto do lado esquerdo como direito, e letras ao meio.

Tal acontece porque, caso pretenda, pode atualizar a sua matrícula do carro para o novo formato, apesar de continuar, obviamente, com os mesmos números e letras, exatamente na mesma posição.

Atenção: caso o faça, preste atenção ao Decreto-Lei n.º 2/2020, que regula as novas matrículas, para não incorrem numa contraordenação.

 

Os formatos de matrícula de veículos europeus

Já faz alguns anos desde que as matrículas de todos os países pertencentes à União Europeia foram unificadas.

Assim, foram introduzidas, progressivamente, no lado esquerdo de todas as matrículas dos veículos novos uma faixa vertical azul com o círculo de estrelas, o símbolo da UE, e as iniciais que identificam o país de origem do veículo.

Atualmente, todos os veículos da UE já adquiriram este formato.

Entre os diferentes países da União Europeia, as diferenças entre as matrículas são bastante reduzidas e referem-se, principalmente, ao número de letras e algarismos que aparecem ou às cores utilizadas como fundo. 

A maioria das matrículas europeias tem um fundo branco, no qual aparecem letras e números pretos.

No entanto, existem exceções, como por exemplo na Bélgica, onde o fundo é branco mas as letras são vermelhas, ou no Luxemburgo e nos Países Baixos, onde o fundo da matrícula é amarelo. 

Noutros tempos havia mais países que não tinham fundo branco, como França, Itália ou Reino Unido, mas no final todos mudaram para branco ou amarelo, e entretanto o Reino Unido até já saiu da União Europeia.

Em alguns desses países, além disso, a matrícula também inclui o brasão do país ou da localidade.

 

Formatos de matrículas internacionais

Se formos para fora da Europa e da União Europeia, as matrículas que encontraremos nos diferentes países são as mais díspares. 

Portanto, a seguir, vamos colocar apenas alguns exemplos de diferentes matrículas de veículos de todo o mundo.

Por exemplo, no Brasil existe a peculiaridade de cada tipo de veículo possuir uma matrícula em uma cor. 

Por exemplo, as matrículas de carros particulares têm letras pretas sobre fundo cinza, enquanto as de transportes públicos ou aluguer têm fundo vermelho com letras brancas e, portanto, até seis combinações de cores diferentes, embora todas sejam compostas por 3 letras e 4 números.

Noutros países da América do Sul, como o Perú ou o Chile, as matrículas também possuem diferentes combinações de cores para diferenciar os tipos de veículos.

Por outro lado, por exemplo, no Canadá, cada província tem seu próprio formato de registo.

O mais característico das matrículas canadianas é que, em cada província, cada uma tem um lema.

Tal acontece, igualmente, com as matrículas dos Estados Unidos, que mudam de estado para estado.

Agora que já conhece algumas peculiaridades sobre as matrículas de veículos de diferentes partes da Europa e do mundo, lembre-se que, se vai conduzir um automóvel no exterior, questione-se: a minha carta de condução é válida em todos os países do mundo? 

Contrate o Seguro por dias para o seu veículo em 5 minutos

Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.


Autores

autor

Gonçalo Meira

Um excelente profissional com formação em Ciências da Comunicação e um mestrado em Gestão da Comunicação e das Indústrias Criativas. A sua dedicação p... Mais sobre Gonçalo Meira

Quer receber as nossas notícias?

Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.

Nunca compartilharemos seu email com mais ninguém.

Eu aceito as políticas de privacidade