Conhece o AUTOvoucher?

AUTOR: Gonçalo Meira | PUBLICADO EM: 14/03/2022 | Última atualização: 08/06/2022

Com os preços dos combustíveis a aumentar nas últimas semanas e com a previsão de contínua subida, a Segurpordias.pt pretende apresentar-lhe algo que lhe pode ajudar.

Já ouviu falar do AUTOvoucher e do IVAucher?

O AUTOvoucher é um apoio financeiro concedido pelo governo português para ajudar os contribuintes a suportar o aumento do preço dos combustíveis e é, precisamente, o tema que lhe trazemos hoje.

Este apoio dado pelo Estado não é suficiente para fazer face aos inúmeros aumentos consecutivos dos preços da gasolina e gasóleo, é um facto, mas é sempre melhor do que não receber nada.

Como diz o ditado, a cavalo dado não se olha o dente.

No entanto, tem recebido bastantes críticas de condutores, que referem que o valor é simplesmente insignificante.

Qual é seu lado nesta controvérsia?

O AUTOvoucher foi criado em novembro de 2021 e deveria estender-se até março de 2022, no entanto, o mais provável é que continue por mais uns meses, devido ao conflito entre a Ucrânia e a Rússia.

Se está à procura de mais apoios do Estado, damos-lhe a conhecer os incentivos do Governo para a compra de veículos elétricos, onde poderá conseguir até 3 mil euros por um novo automóvel.  

 

Funcionamento do AUTOvoucher

Com este apoio, os condutores portugueses podiam reaver até 10 cêntimos por litro de combustível, num máximo de 50 litros por mês (o que perfazia um total de 5 euros por mês), caso se registem na plataforma IVAucher.

No entanto, devido ao já referido aumento dos combustíveis fósseis, o ministro das Finanças, João Leão, este subsídio aumentou para um limite de 20 euros por mês.

Deve aproveitá-los!

Para poder receber este apoio só tem de:

  • Abastecer o seu automóvel num dos postos aderentes ao programa;
  • Realizar o pagamento com o cartão que associou ao IVAucher;
  • Dentro de dois dias úteis receberá nessa conta uma parte do valor que consumiu em combustíveis.

 

Se ainda não se inscreveu na plataforma IVAucher, deverá fazê-lo, para que possa beneficiar deste programa. 

O registo é bastante simples e intuitivo, e só precisará de indicar o seu Número de Identificação Fiscal (NIF) para que possa receber o valor a que tem direito na sua conta bancária.

Segundo o próprio portal online, o registo demora menos de 1 minuto e “respeita todas as proteções de dados pessoais”, como é óbvio.

Além disso, tal como já lhe demos a entender, o pagamento terá de ser feito através de cartão bancário, e não em dinheiro “vivo”.

 

Posso usufruir do AUTOvoucher se não for condutor?

Esta tem sido uma das dúvidas mais levantadas com toda a polémica e discórdia em redor do AUTOvoucher.

De facto, existem muitas pessoas que não possuem carta de condução e/ou o seu próprio automóvel e que, aparentemente, não poderiam aproveitar este novo subsídio, já que se destina a quem gasta dinheiro em combustíveis.

Abordando o tema da carta de condução, seria aprovado num teste de código? Entre no desafio! 

Voltando à questão inicial do título, se não for condutor, poderá usufruir, igualmente, deste apoio concedido pelo Estado português.

Tal se deve ao decreto-lei que criou o AUTOvoucher, visto que se refere a “aquisição de bens e serviços” em postos de combustíveis.

Assim, poderá adquirir outro tipo de bens nas bombas de gasolinas, aliás, estes estabelecimentos possuem uma oferta cada vez maior (alguns até já têm supermercado!).

Por outro lado, mesmo que não tenha carro e/ou carta de condução, pode sempre atestar o depósito de um automóvel ou mota de um amigo ou familiar seu…

Por fim, sempre que se dirigir a um posto de combustível para utilizar o AUTOvoucher, a Seguropordias.pt recomenda-lhe que verifique que este sistema está a ser aplicado na bomba de gasolina em que se encontra.

Contrate o Seguro por dias para o seu veículo em 5 minutos

Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.


Autores

autor

Gonçalo Meira

Um excelente profissional com formação em Ciências da Comunicação e um mestrado em Gestão da Comunicação e das Indústrias Criativas. A sua dedicação p... Mais sobre Gonçalo Meira

Quer receber as nossas notícias?

Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.

Nunca compartilharemos seu email com mais ninguém.

Eu aceito as políticas de privacidade