Já alguma vez ouvir falar no líquido AdBlue?
O mais plausível é que a maioria dos automobilistas já tenha ouvido falar, mas nunca percebeu ao certo do que está a ser abordado.
Ao mesmo tempo, se tem um carro a gasóleo com origem posterior ao ano de 2016, é muito provável que sim.
Esta é a primeira informação que lhe vamos dar: o AdBlue apenas está disponível com a tecnologia Diesel SCR (Selective Catalytic Reduction).
Assim sendo, se o seu automóvel não possui esta tecnologia, não precisa de se preocupar com o AdBlue.
Este líquido nasceu com a norma ambiental europeia Euro 6, que teve como objetivo limitar as emissões produzidas por automóveis.
Desta forma, já consegue perceber a utilidade do AdBlue: reduz as nocivas emissões de óxido de nitrogénio (NOx) que são geradas nos processos de combustão dos motores.
Diminui até 90% a emissão do gás referido e, claro está, não prejudica em nada o carro ou a sua potência e performance.
Assim, é fácil perceber que é um produto amigo do nosso carro e do ambiente.
O único problema relacionado com este líquido é que o seu carro poderá não arrancar se não o tiver.
No entanto, não há motivo para grande preocupação, visto que não é uma grande avaria.
Encontrar AdBlue é tão simples como diesel e gasolina, visto que existe em qualquer posto de abastecimento.
O AdBlue é uma solução aquosa, tal como deve imaginar.
Este produto sintético é composto, segundo a Galp, por 67,5% de água desmineralizada e 32,5% de ureia pura.
Não tente misturar este líquido com outros, já que poderá originar problemas graves no seu veículo.
Além de reduzir as emissões de óxido de nitrogénio, funciona como proteção para o catalisador.
Tem alguma dúvida sobre o processo de abastecimento?
Se sim, vamos acabar com ela já de seguida.
É normal que esta dúvida exista para quem nunca utilizou este líquido no seu veículo.
Não se preocupe, é tudo bastante simples.
Regra geral, o local onde vai depositar a mangueira que transporta o líquido está localizado na mesma porta onde atesta com o gasóleo.
Pode ser na parte lateral, na mala, ou no lugar do pneu sobresselente, dependendo do seu veículo.
Assim, basta colocar a mangueira no buraco do AdBlue, tal como pode ver na imagem em cima, e abastecer.
E quanto consome o seu carro de AdBlue?
Tal como com os combustíveis fósseis (gasolina e gasóleo), se o nível de AdBlue for muito baixo no seu veículo, irá aparecer-lhe o respetivo aviso no painel de instrumentos.
E em relação ao consumo?
Pois bem, este é, tal como os combustíveis, bastante variável, conforme o veículo, o condutor e tipo de condução…
Mas, como pretendemos ser mais precisos, vamos contar-lhe que a estimativa média de consumo é 1,5 a 2,5 litros por cada 1000 quilómetros.
Veja bem os valores indicados, por 1000 quilómetros, não por 100.
Como pode perceber, se atestar o depósito, poderá fazer milhares de quilómetros sem qualquer tipo de problema.
Deve sempre abastecer antes de uma viagem longa, por exemplo, antes de se fazer à estrada para ir de férias.
Caso não pretenda estar na dependência das idas a bombas de gasolina, saiba que existem à venda no mercado boiões de 10 litros ou mais.
O preço num posto de abastecimento ronda o 1€/litro, nos boiões deverá ser algo mais barato.
Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.
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