O que é a amaxofobia?

O medo de conduzir

segunda, 20 de setembro de 2021

A amaxofobia é a fobia ou medo irracional de estar/conduzir um veículo, que pode ser causada por diversos motivos relacionados à condução, que abordaremos de seguida neste artigo.

Embora não seja um síndrome muito visível ou conhecido, a verdade é que há mais pessoas a sofrerem do mesmo do que muito imaginam. 

Esta fobia manifesta-se de formas diferentes nas pessoas que sofrem com ela.

Assim, tal pode acontecer pelo medo de estar sentado ao volante, bem como de simplesmente ser conduzido por outras pessoas, ou até fazer uma viagem de autocarro, comboio ou avião.

A Seguropordias.pt pretende ajudar os condutores portugueses a perceber melhor este problema e, se possível, ajudar a combatê-lo.

 

Como se deteta o medo de conduzir?

São vários os sintomas que podem nos levar à conclusão de que um condutor sofre de amaxofobia.

É importante que os conheça, de forma a poder detetar a fobia, já que, quanto antes o fizer, mais rapidamente começará o tratamento. 

Além disso, é essencial porque a insegurança ou o medo que um condutor pode sentir ao sentar-se ao volante pode causar imensas situações perigosas na estrada e, assim, colocar em risco a sua segurança, bem como a dos restantes.

Portanto, estes são os principais sintomas do medo de conduzir:

  • Medo irracional: as pessoas que sofrem de amaxofobia têm um medo irracional de se sentar ao volante e conduzir. Dizemos que é irracional porque, às vezes, não há precedentes ou eventos traumáticos anteriores para sentir este medo.
  • Suores: o nervosismo nas pessoas provoca, entre outras coisas, a transpiração excessiva, que é, justamente, um dos sintomas que as pessoas com fobia de condução podem sofrer. Se sempre, ou quase, que vai conduzir fica a suar, em princípio, poderá sofrer deste síndrome em certo grau.
  • Tonturas: o medo de conduzir pode causar tonturas.
  • Ansiedade: Se apenas o pensamento de conduzir lhe causa stress, ansiedade ou inquietação, provavelmente, poderá sofrer de amaxofobia.
  • Palpitações: quando nos deparamos com algo que nos assusta, a nossa frequência cardíaca aumenta, e o mesmo acontece com as pessoas que sofrem de amaxofobia quando vão sentar-se ao volante do carro.
  • Pesadelos: Os condutores com fobia de conduzir podem ter passado por uma experiência traumática anterior, como um acidente de trânsito, atropelamento ou simplesmente um susto, que pode desencadear pesadelos relacionados à ação ou evento em questão.

 

Causas da amaxofobia

As causas desta fobia de conduzir podem ser muitas e variadas. 

Desde uma experiência traumática ao volante, como um acidente grave, até simplesmente não ter confiança suficiente para enfrentar as situações que podem surgir durante a condução na estrada.

Na verdade, muitas pessoas sentem esta insegurança depois de tirar a carta de condução, no momento em que “enfrentam” o volante pela primeira vez sozinhas.

Portanto, é muito importante perceber o problema e tentar solucioná-lo o mais rápido possível, já que é uma situação angustiante e, embora haja riscos, conduzir é uma prática simples que não deve acarretar perigos, com as devidas cautelas.

 

É possível ultrapassar a amaxofobia?

Leu o artigo até aqui e está a pensar que, de facto, possui algum ou alguns dos sintomas abordados?

Calma, acreditamos que consiga ultrapassar esta fobia!

Para tal, é essencial que tome medidas a respeito o mais rápido possível.

De forma a superar o medo de conduzir, o primeiro passo que deve dar é visitar um psicólogo, que o ajudará a superar esse medo por meio de técnicas de relaxamento e respiração.

Além disso, se, por exemplo, acha que o medo surgiu porque não utiliza o carro há muito tempo e não se vê com facilidade suficiente para se sentar ao volante sozinho, há cada vez mais escolas de condução que oferecem aulas práticas para quem já possui carta.

Assim, conseguirá superar esse medo e voltar a conduzir com a confiança que precisa.

Contrate o Seguro por dias para o seu veículo em 5 minutos

Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.


Quer receber as nossas notícias?

Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.

Nunca compartilharemos seu email com mais ninguém.

Eu aceito as políticas de privacidade