A importância dos para-brisas nos carros

AUTOR: Gonçalo Meira | PUBLICADO EM: 20/09/2021 | Última atualização: 08/06/2022

Bem, todos os condutores sabem o que são e para que servem os para-brisas, não é?

No entanto, acreditamos que nem todos tenham conhecimento sobre a sua importância e saibam como mantê-los corretamente.

Por serem uma peça muito importante para a segurança na estrada, nomeadamente em períodos chuvosos, a Seguropordias.pt pretender ajudar os condutores portugueses a preservar os para-brisas.

Além disso, a manutenção destas escovas não é algo bastante complicado nem dispendioso, por isso, não faz qualquer sentido correr riscoso desnecessários por falta de cuidados com estas peças.

 

A importância dos para-brisas

Em primeiro lugar, é, de facto, crucial entender a enorme importância destas escovas na sua proteção ao volante: em bom estado, permitem-lhe manter o seu raio de visão in obstruído durante períodos difíceis para a visibilidade na estrada e, assim, viajar com tranquilidade.

Pelo contrário, se estiverem em mau estado, complicam, e muito, a sua tarefa, podendo causar acidentes por falta de visibilidade.

Quem é que nunca ativou os para-brisas e se arrependeu logo de imediato por estes estarem demasiados gastos e, assim, dificultarem ainda mais a visão?

Se já se sentiu em perigo por não conseguir ver o que vai à sua frente na estrada, compreende perfeitamente a importância dos para-brisas.

Assim, é rapidamente percetível que ter as escovas para-brisas em ótimas condições é tão importante para a sua segurança (e do seu automóvel) como a boa pressão e piso dos pneus, o bom estado do motor, entre outros.

 

Como funcionam os para-brisas?

As escovas limpa para-brisas através dos seus movimentos com diferentes níveis de intensidade removem a água, os vários tipos de sujidade e até neve ou gelo (dependendo da zona do país) da superfície do vidro da frente do nosso automóvel, sendo particularmente importantes durante as estações do em que se regista mais precipitação.

Estas possuem dois braços com uma parte fina de borracha, que entra diretamente com contacto com o vidro do carro e adapta-se à curvatura do mesmo.

Além de serem ativados através do interruptor colocado ao lado do volante (para a velocidade mínima, intermédia ou mais rápida), os para-brisas também podem ser ligados com o dispensador de líquido de lavagem, quando o vidro da parte da frente ou de trás (em alguns carros) se encontra com alguma sujidade que retira visibilidade.

 

A manutenção dos limpa para-brisas

Como referido anteriormente, a manutenção destas escovas não é especialmente difícil nem dispendiosa, mas é tão importante como qualquer outro elemento para a segurança do seu veículo.

Assim, são estes os aspetos mais importantes a ter em atenção:

  • Perceber se funcionam corretamente (se a água escorre bem, se não fica sujidade agarrada ao vidro, entre outros);
  • Limpar as escovas com alguma frequência, pois é natural que algumas partículas se agarrem com o passar do tempo;
  • Substituí-las quando perceber que é necessário (é bastante fácil de perceber quando as escovas já não executam as suas funções corretamente).

 

Cuidados a ter com os para-brisas

A extremidade dos limpa para brisas que está em contacto com o vidro do automóvel está exposta a vários elementos que os vão desgastando, como por exemplo os raios ultravioleta.

Tal fará com que se vão tornando quebradiças e/ou rijas e não limpem cuidadosamente o vidro da frente ou de trás do seu veículo.

Assim, é normal que com o tempo vá reparando em alguns danos nas escovas, e até um ruído estranho no contacto da extremidade de borracha com o vidro, o que deverá significar que está na altura de substituir as suas escovas.

Para não se encontrar neste tipo de situação, deve ter alguns cuidados, como por exemplo, assegurar que o líquido de limpeza do seu vidro está a um nível adequado.

Por outro lado, procure ter os vidros do carro limpos e evite utilizar as escovas quando estes têm uma camada grossa de gelo ou se encontram completamente secos, já que o desgaste será superior ao normal.

Por fim, limpar com frequência os para-brisas é fundamental para prevenir danos nas escovas e até no motor.

Se a sujidade se acumular pode criar deficiências na movimentação dos “braços”, e até levar a que risque o vidro. 

Contrate o Seguro por dias para o seu veículo em 5 minutos

Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.


Autores

autor

Gonçalo Meira

Um excelente profissional com formação em Ciências da Comunicação e um mestrado em Gestão da Comunicação e das Indústrias Criativas. A sua dedicação p... Mais sobre Gonçalo Meira

Quer receber as nossas notícias?

Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.

Nunca compartilharemos seu email com mais ninguém.

Eu aceito as políticas de privacidade