BLOG SEGUROPORDIAS.PT

Como já deve ter percebido, o mercado automóvel tem passado por mudanças significativas um pouco por todo o mundo. Existe cada vez mais oferta de carros híbridos ou elétricos, revelando uma transformação evidente no setor. No entanto, esta evolução não é impulsionada apenas pelos fabricantes. Muitos países têm desempenhado um papel decisivo, criando leis e incentivos que promovem, ou até obrigam, a adoção de veículos mais sustentáveis e amigos do ambiente. Por exemplo, em Portugal, existe incentivos à compra de carros elétricos. Também em França, em zonas urbanas específicas, há restrições de circulação para veículos mais poluentes.

Por isso, não se deixe enganar, os veículos híbridos e elétricos vieram para ficar! São uma opção mais sustentável, ajudam a reduzir a emissão de gases poluentes e já contam com apoios monetários, tornando-se mais acessíveis para os portugueses.

Hoje, vamo-nos focar no carro híbrido. Fique com a Seguropordias.pt para saber como funciona um carro híbrido, quais as suas vantagens e qual a opção mais adequada para si.

O que é um carro híbrido?

Um carro híbrido é um carro que se move através da combinação de dois motores: um motor a combustão e um motor elétrico.

Por vezes, o motor elétrico faz todo o trabalho, às vezes é o motor a combustão e às vezes trabalham em conjunto. Como se percebe, neste tipo de veículos é possível poupar algum combustível quando o motor elétrico está a ser utilizado, sendo esta uma das suas grandes vantagens.

O motor elétrico é usado principalmente em baixas velocidades e acelerações, enquanto o motor a combustão entra em ação em velocidades mais altas ou quando é necessária mais potência. A bateria é recarregada através de diferentes formas: pelo motor a combustão, pela travagem regenerativa ou na tomada elétrica.

A maioria dos carros híbridos tem o motor de combustão a gasolina, visto que este tipo de motor a combustão permite uma condução mais suave e silenciosa, o que melhora a experiência de condução. Para além disso, motores a gasolina emitem menos gases e partículas nocivas ao ambiente atmosférico.

Que tipo de carros híbridos existem?

Ao longo do tempo, e sendo a evolução tecnológica natural, têm surgido diferentes carros híbridos, desde SUVs a utilitários. No entanto, podemos agrupar os carros híbridos existente em 3 grupos, de acordo com o seu funcionamento e relação entre o motor elétrico e o motor a combustão:

  • Em série: O carro híbrido é movido apenas pelo motor elétrico. O motor a combustão serve apenas para gerar a eletricidade que armazena num gerador. Com essa energia, a bateria recarregável aumenta a autonomia do híbrido.

  • Em paralelo: É um sistema no qual os dois motores estão ligados ao movimento das rodas. O motor elétrico apoia o motor a combustão e dá uma potência extra nas acelerações e noutros momentos em que o carro precisa de mais energia.

  • Série-Paralelo/ misto: O carro pode funcionar só com o motor elétrico, só com o motor a combustão, ou com os dois ao mesmo tempo. O sistema escolhe automaticamente o modo mais eficiente. Por normal, usa o motor elétrico na cidade e combina ambos os motores quando é preciso mais potência.

Tipo de carros hibridos

Para além desta classificação, também podemos agrupar os híbridos consoante o nível de eletrificação e modo de recarga:

  • Híbridos Convencionais (HEV): este tipo de carro híbrido é o mais comum no mercado. Combina um motor de combustão interna com um motor de energia elétrica. Ambos os motores contribuem para o movimento do veículo de forma simultânea ou individual, dependendo das condições de estrada e tipo de condução. O motor elétrico apenas entra em ação no momento do arranque e em velocidades muito baixas. Em velocidades mais altas ou acelerações, o motor a combustão é o que entra em funcionamento. Os carros HEV recebem energia do sistema de regeneração e não podem ser carregados por fontes externas.

  • Híbridos Plug-In (PHEV): este tipo de híbrido é semelhante ao anterior, mas possui uma bateria maior e que pode ser carregada por uma fonte externa, ou seja, é de bateria recarregável. Desta forma, o carro pode movimentar-se exclusivamente com o motor elétrico, até à sua capacidade se esgotar. Apenas se usa a combustão quando é necessária uma potência adicional. Isto torna este híbrido a opção de condução mais sustentável.

  • Híbridos Mild-hybrid (MHEV): os híbridos deste tipo combinam o motor de combustão interna tradicional com um pequeno motor elétrico e uma bateria de baixa voltagem. Esta energia elétrica serve apenas de apoio ao motor de combustão em momentos de maior necessidade de energia, como no arranque ou na aceleração. Sendo assim, o motor elétrico dos mild-hybrid não é capaz de mover o carro sozinho. Estes carros não podem ser carregados por fontes externas e utilizam apenas energia cinética para se recarregarem.

Por isso, quando se analisa um carro híbrido deve-se tem em conta os dois fatores que determinam: quão elétrico o carro é, como carrega, como trabalha o motor e como é que a potencia chega às rodas.

Primeiro, decida quanta parte quer que seja elétrica e depois escolhe o funcionamento do motor.

  • Se conduz maioritariamente na cidade, opte por um HEV (full hybrid) ou um PHEV (se puder carregar diariamente), com funcionamento em série ou combinado. Estes sistemas são silenciosos, muito eficientes no pára-arranca e aproveitam bem as travagens regenerativas.
  • Se faz muita estrada ou autoestrada, escolha um MHEV (se pretende algo simples e económico) ou um HEV em paralelo. O PHEV normalmente não compensa neste tipo de utilização, devido à baixa autonomia elétrica e ao consumo elevado quando funciona apenas com o motor a combustão.
  • Se faz um percurso misto, o mais equilibrado é um HEV combinado (série-paralelo). Um PHEV também pode ser uma excelente opção, desde que consiga carregá-lo todos os dias, pois adapta-se bem tanto à cidade como à estrada.
  • Se percorre distâncias curtas no dia a dia, o PHEV é a escolha ideal, já que poderá circular quase sempre em modo 100% elétrico. Assim, terá consumos muito baixos e custos reduzidos, sobretudo se carregar o carro em casa.
Qual tipo de carro híbrido escolher

Vantagens ambientais de um carro híbrido

Para além da grande vantagem na poupança resultante do menor consumo de combustíveis, o carro híbrido é também uma ótima opção para o ambiente, mais até que os carros 100% elétricos. Embora os elétricos puros não emitam CO₂ durante a condução, a produção das suas baterias de lítio e o respetivo processo de reciclagem ou desmantelamento ainda têm um impacto ambiental significativo. Os híbridos, por utilizarem baterias mais pequenas e menos complexas, acabam por exigir menos recursos na fabricação e gerar menor impacto.

Se escolher um veículo híbrido a gasolina ou gás natural ainda mais positivo será. Estes combustíveis alternativos são menos poluentes do que o gasóleo, emitindo menos partículas e menos óxidos de azoto, o que contribui para uma condução mais limpa e amiga do ambiente.

Para além disso, o carro híbrido também contribui para uma redução da poluição sonora. O motor elétrico, ótimo para condução urbana, não emite qualquer ruído, sendo muito mais agradável de conduzir.

Se vai adquirir um veículo híbrido e precisa de um seguro temporário conte com a Seguropordias.pt e simule já o preço para os dias que necessita!

Autores

autor

Cláudia Lourenço

Licenciada em Gestão em 2022 pela Universidade do Minho, começou a trabalhar na empresa logo após a conclusão do seu estágio profissional, também ele ... Más sobre Cláudia Lourenço

Artigos relacionados

Contrate o seu seguro temporário online em 5 minutos. Sem registos e desde qualquer dispositivo