Cuidados ao conduzir com muito vento

Nunca coloque a segurança em risco

segunda, 2 de maio de 2022

Os automobilistas com muita experiência de condução e muitos anos na estrada já experimentaram, de certeza, o que é conduzir com bastante vento.

O excesso de vento durante uma viagem é, como deve saber, bastante perigoso para a segurança.

De facto, além da chuva, da neve, do gelo e outros obstáculos que podemos encontrar na via pública (principalmente nas estações do ano mais frias), o vento pode alterar a trajetória do seu veículo.

Num caso extremo, que esperamos, obviamente, que nunca venha a acontecer, o automóvel pode causar um acidente ao ser “atirado” para a berma da estrada, contra outro carro ou contra o separador central.

Por isso, a Seguropordias.pt vai ajudar a combater o perigo, dando-lhe a conhecer os cuidados a ter quando estas condições ambientais se verifiquem.

Não é assim tão raro vermos o nosso país sofrer com ameaças de tempestades (aquelas que agora até têm nomes), por isso, enquanto condutor, deve estar sempre preparado.

 

Conduzir com muito vento

Em primeiro lugar, importa destacar que: a influência do vento no seu carro é tanto maior quanto a velocidade a que circular.

Assim, é fácil perceber que uma das formas mais eficazes para manter a segurança na estrada com a presença de vento forte é reduzir a velocidade, para deter total controlo do automóvel.

Além disso, o tamanho do seu automóvel e a carga que está a transportar também interferem bastante no perigo que o vento pode representar.

Uma das maiores ameaças relacionadas com o vento é o facto deste ser “invisível”, isto é, apenas podemos percecioná-lo ao conduzir ou, talvez, olhando para as árvores que estão perto da estrada.

É comum ver o sinal de perigo que indica a eventual presença de ventos lateral, como já deve ter reparado, nomeadamente em zonas altas e montanhosas. 

 

Os locais típicos para apanhar vento lateral forte

Existe maior probabilidade de ter vento forte lateral que apanhe um condutor desprevenido em:

  • Pontes;
  • Viadutos;
  • Autoestradas;
  • Saída de túneis;
  • Ao ultrapassar um camião.

 

As saídas de túneis e as ultrapassagens a camiões são as situações potencialmente mais perigosas, pois o vento lateral poderá empurrar (com bastante força) o seu carro para fora da estrada.

No entanto, deve prestar muita atenção a todas estas situações.

Sempre que a estrada for ladeada por árvores, guie-se por elas para perceber quão forte o vento está e a direção do mesmo.

Os cuidados a ter com muito vento

Existem alguns cuidados a ter quando a estrada em que circula se encontra com muito vento.

Estes são fundamentais para manter a sua segurança na estrada, por isso, preste a devida atenção.

Já lhe demos a conhecer um ou outro, e, claro, alguns destes já os deverá conhecer enquanto condutor.

  • Reduzir a velocidade: este é o primeiro passo e, claro está, essencial. Esta redução deve ser bastante significativa, já que vai controlar melhor o seu carro e ter maior capacidade de reação.
  • Agarrar o volante com as duas mãos firmes: assim, vai controlar melhor a trajetória do carro. Evite, também, os movimentos bruscos.
  • Muito cuidado com as travagens bruscas: se a velocidade for reduzida, a travagem nunca terá de ser brusca. Mesmo assim, caso tenha de travar, faça-o de forma suave (dentro do possível, claro)
  • Antecipe o perigo: o poder da visão é essencial. Preste bastante atenção a tudo em seu redor, de forma reagir a antecipadamente a eventuais perigos.
  • Dirija-se para a zona mais central da faixa de rodagem: se possível, e dentro do respeito pela segurança de todos os intervenientes na estrada, afaste-se ao máximo da berma da estrada e vá mais para o centro.
  • Ainda mais cuidado em tempo de chuva: com chuva e vento, a tarefa fica ainda mais complexa. Desta forma, todos os cuidados devem ser redobrados, assim como a sua atenção.

Contrate o Seguro por dias para o seu veículo em 5 minutos

Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.


Quer receber as nossas notícias?

Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.

Nunca compartilharemos seu email com mais ninguém.

Eu aceito as políticas de privacidade