Os sinais de perigo, tal como toda a sinalização inserida no Código da Estrada Português, são fundamentais para garantir a segurança rodoviária. Todos os tipos de sinais têm como função garantir a visibilidade de informações essenciais, para que os condutores possam seguir o seu caminho de forma segura e eficiente. Por isso, é obrigatório que os condutores saibam reconhecer os sinais de perigo e qual o seu significado particular.
Apesar de ser matéria obrigatória para a obtenção da carta, todos sabemos que alguns sinais de perigo caem no esquecimento. Mas não se preocupe, a Seguropordias.pt pretende ajudar a relembrar alguns.
Os sinais de perigo sinalizam os locais que são considerados perigos na estrada, e cuja percepção atempada se torna difícil para o condutor. Por isso, estes sinais alertam para possíveis situações de risco, obrigando uma atenção redobrada aos condutores para garantir a sua segurança e a dos pedestres. Assim, quando encontrar algum destes sinais, o condutor deverá circular com velocidade especialmente moderada.
Segundo as normas, os sinais de perigo não devem estar colocados a menos de 150 metros, nem a mais de 300 metros do ponto da via a que se referem. Caso as condições da via não permitam este posicionamento, deverá ser colocado um painel adicional indicador da distância do ponto crítico.
Esta sinalização vertical é de forma triangular com bordas vermelhas e fundo branco ou amarelo, dependendo da situação.
Depois de saber para que servem os sinais de perigo, é muito importante que os saiba identificar. Vamos então expor e explicar quais podem ser encontrados nas vias públicas do nosso país.
A1A – Curva à direita: Indicação de curva perigosa à direita.
A1B – Curva à esquerda: Indicação de uma curva perigosa à esquerda.
A1C – Curva à direita e contracurva: Indicação da proximidade de uma sucessão de curvas perigosas, sendo a primeira à direita.
A1D - Curva à esquerda e contracurva: Indicação da proximidade de uma sucessão de curvas perigosas, sendo a primeira à esquerda.
A2A – Lomba: Indicação de um troço de via ou ponte com deformação convexa no pavimento.
A2B - Depressão: Indicação de um troço de via ou ponte com deformação côncava no pavimento.
A2C - Lomba ou depressão: Indicação de estrada ou troço de via em que existe deformação acentuada do pavimento.
A3A - Descida perigosa: Indicação de descida de inclinação acentuada ou que, por quaisquer outras circunstâncias, constitui perigo para o trânsito; em inscrição é indicada em percentagem a inclinação da descida.
A3B - Subida de inclinação acentuada: Indicação de subida de inclinação acentuada; em inscrição é indicada em percentagem a inclinação da subida.
A4A - Passagem estreita: Indicação de um estreitamento da via, com a configuração constante do sinal.
A4B - Passagem estreita: Indicação de um estreitamento da via à esquerda, com a configuração constante do sinal.
A4C - Passagem estreita: Indicação de um estreitamento da via à direita, com a configuração constante do sinal.
A5 - Pavimento escorregadio: Indicação de um troço de via cujo pavimento, em certas condições, pode tornar-se escorregadio.
A6 - Projeção de gravilha: Indicação da proximidade de um troço de via em que existe o risco de projeção de gravilha.
A7A - Bermas baixas: Indicação de um troço de via com bermas baixas do lado direito.
A7B - Bermas baixas: Indicação de um troço de via com bermas baixas do lado esquerdo.
A8 - Saída num cais ou precipício: Indicação de que a via vai terminar num cais ou precipício.
A9 - Queda de pedras: Indicação da proximidade de um local onde há perigo de ocorrência de queda de pedras.
A10 - Ponte móvel: Indicação da proximidade de um local onde existe uma ponte móvel que, quando levantada, interrompe temporariamente a circulação.
A11 - Neve ou gelo: Indicação de um troço de via em que o pavimento pode tornar-se escorregadio devido à possibilidade de ocorrência de neve ou gelo.
A12 - Vento lateral: Indicação da proximidade de um troço de via em que é frequente a ação de vento lateral bastante intenso; a orientação do símbolo representado indica o sentido predominante do vento.
A13 - Visibilidade insuficiente: Indicação da proximidade de um troço de via pública onde podem existir condições meteorológicas ou ambientais que tornem a visibilidade insuficiente, nomeadamente em caso de nevoeiro, chuva intensa, queda de neve ou nuvens de fumo ou pó.
A14 - Crianças: Indicação de um lugar frequentado por crianças, como escola, parque de jogos ou outro similar.
A15 – Idosos: Indicação de um lugar frequentado por idosos, como lar, jardim, parque ou outro similar.
A16A - Passagem de peões: Indicação da aproximação de uma passagem de peões.
A16B - Travessia de peões: Indicação de que podem ser encontrados peões a atravessar a faixa de rodagem.
A17 - Saída de ciclistas: Indicação da proximidade de um local frequentemente utilizado por ciclistas que pretendem entrar na via pública ou atravessá-la.
A18 – Cavaleiros: Indicação da proximidade de um local frequentemente utilizado por cavaleiros que pretendem entrar na via pública ou atravessá-la.
A19A – Animais: Indicação de um troço de via em que podem ser encontrados animais sem condutor.
A19B - Animais selvagens: Indicação de que a via pode ser atravessada por animais selvagens.
A20 - Túnel: Indicação da proximidade de um túnel.
A21 - Pista de aviação: Indicação da aproximação de um local em que a via pode ser sobrevoada, a baixa altitude, por aviões que tenham descolado ou que vão aterrar numa pista próxima.
A22 - Sinalização luminosa: Indicação da proximidade de um local em que o trânsito é regulado por sinalização luminosa; este sinal só deve ser usado em locais em que não seja de prever, por parte dos condutores, a existência daquele tipo de sinalização.
A23 - Trabalhos na via: Indicação da existência de obras ou obstáculos na via.
A24 - Cruzamento ou entroncamento: Indicação da proximidade de um cruzamento ou entroncamento onde vigora a regra geral da prioridade à direita.
Nota: Este sinal apenas deve ser usado fora das localidades e apenas em raras exceções é que pode ser usado dentro das localidades.
A25 - Trânsito nos dois sentidos: Indicação de que a via em que o trânsito se faz apenas num sentido passa a servir o trânsito nos dois sentidos.
A26 - Passagem de nível com guarda: Indicação da proximidade de uma passagem de nível com cancelas ou barreiras.
A27 - Passagem de nível sem guarda: Indicação da proximidade de uma passagem de nível sem cancelas ou barreiras, com ou sem sinalização automática; além deste sinal, na proximidade imediata da via férrea deve ser colocado o sinal A32a ou A32b.
A28 - Intersecção com via onde circulam veículos sobre carris: Indicação de cruzamento ou entroncamento com via em que transitam veículos sobre carris; este sinal não deve ser utilizado nas passagens de nível.
A29 - Outros perigos: Indicação de um perigo diferente de qualquer dos indicados nos sinais anteriores.
A30 – Congestionamento: Indicação da proximidade de um troço de via com elevado volume de trânsito.
A31 - Obstrução da via: Indicação da proximidade de um troço de via pública onde a circulação se encontra obstruída por veículos.
A32A - Local de passagem de nível sem guarda: Indicação de local de passagem de nível sem cancelas ou barreiras.
A32B - Local de passagem de nível sem guarda com duas ou mais vias: Indicação de passagem de nível sem cancelas ou barreiras quando existam duas ou mais vias férreas.
O correto reconhecimento e interpretação dos sinais de perigo permitem uma condução mais segura e responsável, reduzindo a probabilidade de acidentes. Por isso, é fundamental que todos os condutores estejam atentos a esta sinalização e a outros tipos de sinalização, como os sinais de obrigação e proibição, entre muitos outros.
Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.
Autores
Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.