A capital portuguesa registou descidas de 30% no congestionamento das estradas no último ano.
Depois de quatro anos consecutivos como a cidade com mais trânsito da Península Ibérica, Lisboa sofreu, devido à pandemia do vírus Covid-19, a quebra mais acentuada em Portugal.
Para tal, o primeiro confinamento contribuiu em larga escala, já que retirou imensas pessoas do trânsito.
No ranking mundial TomTom , passou da posição 81 para 139.
Assim, em 2020, cada condutor perdeu, em média, 28 minutos por dia na estrada.
As principais razões para congestionamento em Lisboa estão relacionadas com a atividade económica na cidade, os acidentes na estrada, as obras de manutenção, as características próprias das ruas e, obviamente, a quantidade de carros na estrada.
É, principalmente, nos acessos à cidade onde os registos de trânsito mais se verificam.
Contudo, é, também, notório que conduzir no centro de Lisboa pode ser um tormento, devido às condições das ruas.
Como já deve ter reparado, a hora de ponta é, sem exceção, a altura do dia com mais trânsito.
Desta forma, os períodos entre as 7h e as da manhã 10.30h são bastante congestionados.
Mais tarde, o intervalo entre as 17 e as 20h é, igualmente, difícil, chegando a ser, por vezes, pior.
No entanto, há certos locais em Lisboa em que o trânsito é uma constante durante todo o dia.
O dia da semana mais complicado é, claramente, a sexta feira.
Os motivos derivam do regresso a casa das pessoas que trabalham fora da cidade, da viagem das pessoas que vivem fora da cidade mas trabalham em Lisboa e, também, pela pressa das pessoas em sair do trabalho para aproveitarem o fim de semana.
As razões são várias, mas, de facto, o último dia da semana é o que regista mais confusão na estrada.
Os locais que registam maior volume de trânsito são:
Em 2019, os motoristas na capital portuguesa perderam, em média 43 minutos em filas de trânsito, daí a posição 81 no Ranking mundial TomTom.
A capital portuguesa foi considerada, em 2019, e pela quarta vez consecutiva, a cidade com mais trânsito da Península Ibérica.
O ranking TomTom Traffic Index coloca em percentagem o equivalente à quantidade de tempo a mais de viagem, por causa do trânsito, que os condutores têm de efetuar por ano.
Brevemente, a baixa lisboeta vai sofrer profundas alterações, no que diz respeito aos automobilistas que conduzem pela cidade.
O plano "Zona de Emissões Reduzidas Avenida Baixa Chiado" vai revolucionar todo o trânsito no centro, com vista a diminuir a poluição.
O objetivo é reduzir o número de carros no centro histórico, aumentar o espaço pedonal e tornar mais fáceis os trajetos dos transportes públicos.
Desta forma, é esperado que cerca de 40 mil carros sejam retirados da Baixa.
Este plano vai abranger desde o Largo do Rossio à Praça do Comércio e a partir da Rua do Alecrim à Rua da Madalena.
Assim, muitas destas áreas vão ser proibidas para o trânsito automóvel, ficando apenas possíveis para peões e, outras, para transportes públicos.
Irão surgir, também, novas ciclovias.
Na Avenida da Liberdade será criado um novo Passeio Público, proibindo-se a circulação de carros, que se fará apenas nas estradas laterais.
É esperada uma redução de 60% das emissões de CO2 até ao ano de 2030 em Lisboa.
Lisboa já foi considerada a cidade maids congestionada da Península Ibérica, à frente de Madrid e Barcelona.
Depois de lhe darmos a conhecer alguns dos locais com mais trânsito, esperamos que consiga contorná-los.
A Zona de Emissões Reduzidas Avenida Baixa Chiado vai ser implementada em Lisboa, de forma a reduzir as emissões de CO2 na capital portuguesa.
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