A pergunta de se com carta B pode-se conduzir mota é uma dúvida frequente dos condutores portugueses que possuem carro e respetiva carta de condução B, mas têm vontade de adquirir uma mota.
A Seguropordias.pt vai, neste artigo, esclarecer esta e outras questões relacionadas, para que ninguém incorra em contraordenações deste género por falta de informação.
Neste sentido, a resposta é que conduzir mota com carta B é possível.
Sim, quem tem a carta de condução B, para veículos ligeiros de passageiros, sim, pode conduzir motas, pois é uma carta de ligeiros e pode conduzir mota.
Desde 13 de agosto de 2009 que este facto está legislado.
No entanto, existem alguns pontos condicionantes:
Se tiver interesse em comprar uma mota e conduzi-la com a sua carta de condução de automóvel, recomendamos a aprendizagem da condução específica para este tipo de meio de transporte.
Existem em Portugal muitos concessionários que disponibilizam cursos de condução de mota para estes casos, isto é, quem não possui experiência em cima de uma mota, para ensinar alguns aspetos técnicos fundamentais.
No entanto, no âmbito do aumento do número de mortes por atropelamento no ano de 2018, o governo abordou esta questão e o panorama foi alterado, criando a obrigatoriedade de tirar a carta de condução para motas até 125 cc.
Surgem, também, muitas dúvidas em relação ao estacionamento de motociclos.
Na verdade, este deve ser feito sempre nos locais reservados às motas e, caso não exista, nos lugares de automóveis – nunca em cima dos passeios.
Os limites de velocidade, por sua vez, são iguais aos dos automóveis, para motas até 125 cc, não existindo nenhuma limitação determinada pelo Código de Estrada.
Com a carta de condução B pode, então, conduzir:
Com a carta de carro pode conduzir mota, no entanto, existem outras cartas de condução de mota válidas para conduzir mota.
A partir dos 16 já pode tirar a carta de condução A1.
Esta vai permitir conduzir uma mota de até 125 cc, com 11 kw (15 cv) de potência, depois de passar no exame de código e prático.
Tal como referido anteriormente, já pode conduzir nas autoestradas e deve respeitar os mesmos limites de velocidade impostos aos automóveis.
Passados dois anos de possuir esta carta, pode auto propor-se a exame prático para a categoria seguinte, A2, e não vai precisar de exame de código para a carta B (carro).
Aos 18 anos já pode tirar a carta A2, o que irá permitir conduzir qualquer mota até 47 cv de potência (35kw).
Esta categoria exige, igualmente, uma formação de Código da Estrada com exame teórico e, mais tarde, a prática.
Esta categoria permite a condução de qualquer mota, sem limite de potência e cilindrada.
Aos 24 anos pode tirar esta carta, submetendo-se a exame teórico e prático, após a frequência nas aulas de formação.
Quem possui a categoria A2 desde os 18 anos, pode, dois anos mais tarde, ir a exame de condução para a carta A, não existindo a necessidade de passar pela parte teórica.
Os condutores que tenham a carta B têm a obrigatoriedade de frequentar 4 aulas teóricas para adquirir esta categoria, além do exame de código composto por 10 questões.
Esta é uma categoria especial onde se inserem ciclomotores e motociclos até 50 cc, cuja velocidade máxima não exceda os 45 km/h.
Aos 14 anos de idade já é possível ter uma licença especial para um ciclomotor de 50 cc, com a obrigatoriedade de ter 15 horas de formação divididas entre prática e teoria.
Com esta licença, o condutor não pode circular em autoestradas.
Aos 16 anos, pode, igualmente, ter esta carta de condução para conduzir o mesmo tipo de veículo, desde que tenha uma forma teórica e faça o exame.
O exame de código é composto por 10 questões.
Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.
Autores
Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.