O que fazer com uma tempestade na estrada

AUTOR: Gonçalo Meira | PUBLICADO EM: 29/09/2020 | Última atualização: 08/06/2022

 

Já alguma vez apanhou uma tempestade enquanto conduzia? Esperamos que não. Mas deve estar, sempre, preparado para tal, principalmente agora que chegou o outono e o mau tempo está a chegar.

As tempestades mais violentas costumam acontecer em zonas montanhosas, no entanto, a influência do mar e do vento aumentam imenso as probabilidades de ter de enfrentar um temporal no litoral.

Desta forma, este artigo dirige-se a todos os condutores portugueses, para que estejam protegidos em todos os momentos na estrada.

Em primeiro lugar, recomendamos-lhe que tenha o seu carro preparado para o outono.

Nesta época do ano, e depois do verão em que o carro sofre mais desgaste e suja-se mais, é importantíssimo fazer uma boa manutenção ao seu automóvel, desde os travões aos pneus, entre muitos outros aspetos.

Todos os cuidados são poucos quando se fala em segurança. Esta é uma regra que deve sempre seguir.

 

 

Procedimentos ao passar por uma tempestade

As condições do clima numa tempestade tornam a viagem bastante imprevisível, o que vai obrigatoriamente exigir mais do condutor e do automóvel. 

Esteja com muita atenção, modere a velocidade e não trave a fundo - os princípios mais importantes da condução segura são:

-Circular consoante as condições meteorológicas e da estrada: Caso esteja a chover bastante, haja muito vento e o asfalto não absorva uma boa quantidade de água, deve conduzir a uma velocidade reduzida, com os vidros limpos para poder ter uma boa visão e estar com atenção redobrada.

-Manter uma distância segura ao veículo à sua frente: a distância de segurança é essencial para não haver a necessidade de travar a fundo nestas circunstâncias específicas. Fazê-lo pode ser muito perigoso e originar a aquaplanagem – quando os pneus do carro perdem o atrito com a estrada e, consequentemente, o condutor deixa de ter o controlo do carro. 

-Mantenha a calma e conduza com precaução: o nervosismo e o stress tornam tudo mais difícil e complexo. Por muito más que a estrada e a visibilidade estejam, com calma e com as devidas precauções chegará ao seu destino.

 

O que fazer em caso de derrapagem

O carro começa a derrapar quando as rodas deslizam sem o controlo do condutor. Pode acontecer com os pneus da frente, traseiros ou os quatro. 

A derrapagem acontece, normalmente, pelo excesso de velocidade, no entanto, também está relacionado com as condições da estrada. Tenha atenção: Acelerações muito rápidas ou travagens bruscas também originam derrapagens.

Caso comece a derrapar, deve orientar o veículo no sentido da derrapagem, olhando para a direcção que deve seguir, controlando a direcção. Tenha cuidado para não sair de traseira.

Além disso, não trave nem pise a embraiagem.

 

Na Seguropordias.pt recomendamos que verifique sempre as condições do tempo, por exemplo através do seu telemóvel, para saber o que vai enfrentar antes de viajar.

Em caso de tempestade, mantenha a calma, reduza a velocidade, evite travagens bruscas e garanta uma distância de segurança alargada para os restantes condutores.

Contrate o Seguro por dias para o seu veículo em 5 minutos

Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.


Autores

autor

Gonçalo Meira

Um excelente profissional com formação em Ciências da Comunicação e um mestrado em Gestão da Comunicação e das Indústrias Criativas. A sua dedicação p... Mais sobre Gonçalo Meira

Quer receber as nossas notícias?

Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.

Nunca compartilharemos seu email com mais ninguém.

Eu aceito as políticas de privacidade