O que fazer com uma tempestade na estrada

Dicas e Informações importantes para enfrentar uma tempestade

segunda, 28 de dezembro de 2020

 

Já alguma vez apanhou uma tempestade enquanto conduzia? Esperamos que não. Mas deve estar, sempre, preparado para tal, principalmente agora que chegou o outono e o mau tempo está a chegar.

As tempestades mais violentas costumam acontecer em zonas montanhosas, no entanto, a influência do mar e do vento aumentam imenso as probabilidades de ter de enfrentar um temporal no litoral.

Desta forma, este artigo dirige-se a todos os condutores portugueses, para que estejam protegidos em todos os momentos na estrada.

Em primeiro lugar, recomendamos-lhe que tenha o seu carro preparado para o outono.

Nesta época do ano, e depois do verão em que o carro sofre mais desgaste e suja-se mais, é importantíssimo fazer uma boa manutenção ao seu automóvel, desde os travões aos pneus, entre muitos outros aspetos.

Todos os cuidados são poucos quando se fala em segurança. Esta é uma regra que deve sempre seguir.

 

 

Procedimentos ao passar por uma tempestade

As condições do clima numa tempestade tornam a viagem bastante imprevisível, o que vai obrigatoriamente exigir mais do condutor e do automóvel. 

Esteja com muita atenção, modere a velocidade e não trave a fundo - os princípios mais importantes da condução segura são:

-Circular consoante as condições meteorológicas e da estrada: Caso esteja a chover bastante, haja muito vento e o asfalto não absorva uma boa quantidade de água, deve conduzir a uma velocidade reduzida, com os vidros limpos para poder ter uma boa visão e estar com atenção redobrada.

-Manter uma distância segura ao veículo à sua frente: a distância de segurança é essencial para não haver a necessidade de travar a fundo nestas circunstâncias específicas. Fazê-lo pode ser muito perigoso e originar a aquaplanagem – quando os pneus do carro perdem o atrito com a estrada e, consequentemente, o condutor deixa de ter o controlo do carro. 

-Mantenha a calma e conduza com precaução: o nervosismo e o stress tornam tudo mais difícil e complexo. Por muito más que a estrada e a visibilidade estejam, com calma e com as devidas precauções chegará ao seu destino.

 

O que fazer em caso de derrapagem

O carro começa a derrapar quando as rodas deslizam sem o controlo do condutor. Pode acontecer com os pneus da frente, traseiros ou os quatro. 

A derrapagem acontece, normalmente, pelo excesso de velocidade, no entanto, também está relacionado com as condições da estrada. Tenha atenção: Acelerações muito rápidas ou travagens bruscas também originam derrapagens.

Caso comece a derrapar, deve orientar o veículo no sentido da derrapagem, olhando para a direcção que deve seguir, controlando a direcção. Tenha cuidado para não sair de traseira.

Além disso, não trave nem pise a embraiagem.

 

Na Seguropordias.pt recomendamos que verifique sempre as condições do tempo, por exemplo através do seu telemóvel, para saber o que vai enfrentar antes de viajar.

Em caso de tempestade, mantenha a calma, reduza a velocidade, evite travagens bruscas e garanta uma distância de segurança alargada para os restantes condutores.

Contrate o Seguro por dias para o seu veículo em 5 minutos

Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.


Quer receber as nossas notícias?

Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.

Nunca compartilharemos seu email com mais ninguém.

Eu aceito as políticas de privacidade