Faz mal andar com o carro na reserva?

AUTOR: Gonçalo Meira | PUBLICADO EM: 22/05/2023 | Última atualização: 22/05/2023

Já deve ter acontecido a todos os automobilistas este cenário: ir a conduzir na estrada e a luz amarela/cor de laranja que indica o nível de combustível acender.

Há condutores que se assustam e entram em stress, há outros que não prestam a devida atenção e querem saber e exploram todos os quilómetros restantes da autonomia do automóvel.

A questão é… qual é o comportamento certo a ter?

Existem muitos mitos sobre conduzir com o combustível na reserva e é precisamente o que a Seguropordias.pt vem hoje desmistificar. 

Como diz o ditado, mais vale prevenir que remediar, por isso, o melhor mesmo será evitar ficar sem combustível no carro.

Mas… será que faz mal andar na reserva?

Vamos descobrir!

Conduzir com o nível de combustível do carro na reserva

Nem sempre há tempo para abastecer o automóvel, nem sempre as bombas de combustível são perto, às vezes queremos ir a um posto mais barato… 

Enfim, há um conjunto de fatores que podem levar a que o automóvel chegue à reserva.

O que realmente importa, então, é o que fazer a seguir à luz acender no painel de controlos.

Mas, antes de chegar aí, deve entender o que é a reserva e qual a sua função num veículo.

O que é a reserva e para quantos quilómetros serve?

A luz da reserva é o sinal criado nos automóveis para mostrar que chegou à altura de abastecer, visto que o combustível restante está a chegar ao fim.

Por norma, quando no painel aparece o sinal, significa que possui cerca de 10 a 15% da capacidade do depósito do veículo, ficando a falta cerca de 50 a 80 quilómetros de autonomia.

Obviamente, estes valores variam entre os fabricantes de automóveis, mas o normal é estarem entre os que indicámos em cima.

Desta forma, ao receber a indicação que o seu automóvel está a ficar sem gasolina ou gasóleo, saiba que chegou a altura de reabastecer.

Não deve hesitar em fazê-lo, mas, também, não deverá acelerar com esse propósito, já que estará a exigir mais do seu motor automóvel e, assim, a consumir mais combustível do que o necessário.

Então, nesta fase deve procurar poupar combustível ao conduzir.

Andar na reserva faz mal ao carro?

Chegou a altura de esclarecer todas as suas dúvidas.

Respondendo diretamente à questão do título, sim, faz mal andar com o carro na reserva.

Por isso, não se trata de um mito, pelo contrário, é algo real e que deve ter mesmo em consideração para prolongar a vida útil do seu automóvel.

No entanto, é de realçar a diferença: chegar uma vez ou outra à reserva de combustível no seu veículo não é grave, o grave é quando tal passa a ser a regra ou o habitual.

Se repetir muitas vezes, poderá mesmo danificar o seu carro.

E porquê?

Resíduos dos combustíveis fósseis

Os combustíveis fósseis, a gasolina e o gasóleo, vão ganhando sedimentos (resíduos e impurezas) com o tempo, que vão acabar por acumular-se no fundo do depósito do carro.

Se repetir muitas vezes a condução na reserva, estes acabarão por entrar na bomba de combustível, em direção ao motor.

Os injetores serão os primeiros a sofrer com isto, podendo acabar entupidos ou danificados.

Obviamente, o filtro do combustível estará a cumprir a sua função (proteger o motor do veículo das impurezas do combustível), mas pode sempre falhar alguma coisa ou este filtro estar desgastado com o tempo.

O motor do seu carro pode, por consequência, sofrer danos graves (e caros).

Com um nível de combustível superior aos 10 - 15% da reserva, estes resíduos sedimentados vão ficar no fundo do depósito, não chegando à bomba e motor.

Assim sendo, é um risco que claramente deve evitar, até porque a solução é simples: abastecer antes de chegar à reserva de combustível.

Bomba de combustível

Por outro lado, sempre que o seu veículo estiver na reserva de combustível, a bomba será obrigada a um esforço superior ao normal, principalmente em situações de solavancos ou mudanças de direção.

Assim, fruto do maior esforço aparecerá o maior desgaste.

Este é, como deve saber, um inimigo das peças automóveis e dos seus prazos de validade

Portanto, ao circular muitas vezes na reserva, a bomba de combustível vai sofrer mais, o que eventualmente pode fazer com que esta tenha de vir a ser substituída.

E não é propriamente barato…

Contrate o Seguro por dias para o seu veículo em 5 minutos

Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.


Autores

autor

Gonçalo Meira

Um excelente profissional com formação em Ciências da Comunicação e um mestrado em Gestão da Comunicação e das Indústrias Criativas. A sua dedicação p... Mais sobre Gonçalo Meira

Quer receber as nossas notícias?

Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.

Nunca compartilharemos seu email com mais ninguém.

Eu aceito as políticas de privacidade