As razões para o carro perder potência

AUTOR: Gonçalo Meira | PUBLICADO EM: 03/10/2022 | Última atualização: 03/10/2022

Um dos maiores mitos automóveis é que estes perdem potência no motor com o passar dos anos e dos quilómetros.

Será isto verdadeiro ou mais uma lenda?

A Seguropordias.pt está aqui para dar resposta a todas as dúvidas.

O motor do seu automóvel possui imensos componentes, que vão exigindo manutenção com o tempo por causa do natural desgaste.

O processo de conservação do seu automóvel vai ajudar imenso, de facto, para que o veículo seja fiável pelo maior número de anos possível. 

No entanto, será suficiente para que não perca potência?

Os carros perdem potência com os anos?

De facto, sim, é verdade, os carros com o passar dos anos vão perdendo potência.

É inevitável que com o passar dos anos os componentes que entregam potência ao motor de combustão se vão degradando.

E porque é que isto acontece?

Não existe apenas uma resposta, isto é, são várias as causas e, como é óbvio, as diferentes peças exigem uma manutenção diferente.

Sendo assim, dificulta bastante a tarefa de manter um automóvel em ótimas condições por muito tempo.

Uma das formas de reparar nesta perda de potência é através do aumento do consumo de combustível.

Se reparar que o seu carro está a gastar mais gasolina ou gasóleo sem razão aparente, pode dever-se à perda de potência.

Um motor de 100 cv vai consumir menos a mover uma tonelada do que um com 80 cv, o princípio é simples.

No entanto, as perdas de potência costumam ser ligeiras, pelo que é provável que nem sequer note.

 

Quais são as razões para os carros perderem potência?

Existem, como já referido anteriormente, várias razões para um carro perder potência com o tempo.

Existem 4 elementos-chave no que diz respeito à potência de um motor e ao seu perfeito funcionamento:

  • Ar;
  • Compressão;
  • Combustível;
  • Ignição.

Assim, caso se verifique alguma falha em algum destes, a potência de um motor poderá ser afetada.

E quais são as razões da perda de potência?

Ar

  • Filtro de Ar – Se o filtro de ar estiver sujo, o motor terá de despender maior esforço para aspirar a quantidade de ar necessário para a combustão. Se houver uma quantidade de ar menor, menos potência vai existir. A solução passa por limpar ou substituir esta peça.
  • Escape – Caso o motor não consiga expelir de forma tão eficaz e rápida os gases que se produzem na combustão, a potência poderá sofrer. Os tubos e a panela sofrem desgaste natural e podem prejudicar a saída dos gases. A solução pode ser, também, limpeza ou substituição.

 

Compressão

  • Segmentos – Estes possuem uma função muito importante: impedem que haja fuga de gases do escape pelo pistão e cilindro. Ao desgastarem-se, poderão não garantir a vedação do cilindro durante o movimento do pistão, o que resulta em perde de potências e, até, numa diminuição da taxa de compressão durante o movimento ascendente do pistão. Devem estar sempre bem lubrificados com óleo e a substituição dos mesmos é cara.
  • Válvulas de admissão – O desgaste pode levar à acumulação de depósitos de carvão nas válvulas de admissão, o que pode afetar o seu correto funcionamento, e impedir que se fecham totalmente na fase de compressão. Se tal acontecer, e o ar escapar, o motor vai perder potência. A solução pode passar por uma descarbonização.

 

Combustível

  • Bomba - A bomba de combustível sofre desgaste com os anos e vai começando a falhar no fornecimento de combustível ao motor, por exemplo, em situações de pressões ou cargas elevadas. Obviamente, tal vai gerar perdas de potência. A solução passa por trocar o filtro de combustível em tempo útil, usar combustível de qualidade comprovada e não circular na reserva.
  • Injetores – Se existir alguma restrição à injeção de combustível, os sensores de oxigénio poderão vir a detetar uma mistura pobre de ar com combustível. Assim, irão adicionar combustível para compensar (e criar uma mistura rica) sem que haja uma necessidade para tal. Este processo pode levar a falhas na ignição, por encontrar uma incapacidade do injetor para debitar a quantidade de combustível necessária, o que levará, por sua vez, a perdas de potência.

 

Ignição

  • Velas – Por fim, as velas de ignição podem, igualmente, criar depósitos de carvão, o que pode criar ignições inconstantes e potenciais falhas completas de perdas de potência do motor. Para evitar esta situação, deve fazer sempre uma correta manutenção e substituir as velas em tempo útil.

Contrate o Seguro por dias para o seu veículo em 5 minutos

Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.


Autores

autor

Gonçalo Meira

Um excelente profissional com formação em Ciências da Comunicação e um mestrado em Gestão da Comunicação e das Indústrias Criativas. A sua dedicação p... Mais sobre Gonçalo Meira

Quer receber as nossas notícias?

Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.

Nunca compartilharemos seu email com mais ninguém.

Eu aceito as políticas de privacidade