Os automóveis são elementos indispensáveis para a grande maioria das pessoas e das famílias no nosso país.
Apesar das várias despesas de ter um automóvel, a vida seria muito mais complicada sem ele.
Quer seja para dirigir-se todos os dias para o trabalho, quer seja para transportar os filhos, quer seja para viajar para algum lado, entre muitas outras situações, precisamos do nosso carro, em boas condições de preferência.
Para este estar em boas condições é necessária, sem qualquer tipo de dúvida, uma constante manutenção do seu veículo, nos seus vários componentes.
Caso descure este cuidado, o seu automóvel poderá ter graves avarias, que costumam ser bastante dispendiosas.
Hoje, a Seguropordias.pt pretende, precisamente, trazer esse tema: as piores avarias num automóvel.
Preste atenção! Quanto mais conhecimento tiver sobre elas, mais tentará evitá-las.
Estas são, então, as avarias que deve evitar ao máximo, através da manutenção, ter no seu automóvel.
Se alguma vez tal acontecer, esperamos que consiga solucionar o mais rápido possível.
Dirigir-se ao mecânico logo que consiga é bastante importante nestas situações.
Todos os condutores já devem ter ouvido esta expressão, pelo menos uma vez na vida.
De facto, esta avaria é mesmo muito grave e aporta grandes consequências para o seu automóvel.
Além disso, os custos para a reparação são muito elevados e o tempo que esta vai precisar é bastante considerável.
Um dos problemas associados ao motor gripado é o facto de não ser muito fácil de detetar.
Como é que se gripa o motor?
Num motor de combustão, apenas, existem partes metálicas que deslizam umas contra as outras, e daí resulta uma fricção, que cria desgaste nas peças.
O atrito causado por estas partes em movimento irá criar calor, que as vai dilatar.
Com estes três processo juntos (desgaste, calor e dilatação) e com uma má lubrificação, as peças poderão colar-se e, assim derreter.
Por consequência, usa-se a expressão que o motor está gripado.
Normalmente, as peças que se colam são o pistão e a camisa que cobre o cilindro, que vão impedir o correto funcionamento da engrenagem.
Para não ter esta avaria, deve:
A correia de distribuição é uma das peças mais importantes para o funcionamento do motor do seu automóvel e, quando se parte, os danos podem ser gravíssimos.
Esta sincroniza os vários componentes de um motor, o que significa que, quando se parte, pode danificar válvulas, árvores de cames e, obviamente, dessincronizar toda a engrenagem.
A correia de distribuição tem um prazo de validade, normalmente 5 anos ou 100 mil quilómetros (dependendo das marcas), e ignorá-lo está na origem da maior parte das avarias.
O arranjo é bastante caro e pode estragar todo o motor, por isso, deve prestar muita atenção à manutenção desta peça.
Para que o motor funcione, é necessário que a junta da colaça esteja em perfeitas condições.
Esta peça encontra-se nos cilindros do motor e as respetivas cabeças e faz a devida ligação entre ambos.
Portanto, se faltar água ou líquido de refrigeração no sistema, é provável que a junta da colaça seja danificada por superaquecimento, e venha a queimar.
Se sair fumo branco do tubo de escape ou cheirar a metal queimado, é muito provável que o seu automóvel esteja com esta avaria.
Para evitar este enorme problema, deve verificar os níveis do radiador com regularidade.
O arranjo é demorado e, acima de tudo, caro.
A Centralina é uma parte muito importante dos automóveis de hoje em dia, já que recebe informações sobre toda a parte mecânica e faz a respetiva distribuição, para que o veículo funcione corretamente.
Assim, é fácil perceber que esta coordena toda a envolvência da peças eletrónicas de um carro.
Se a Centralina se avariar, o problema é grave: terá de ser reprogramada ou substituída, dependendo das situações.
O arranjo é, como se percebe, bastante caro.
Como se percebe, normalmente, os problemas mais graves de um carro são no motor.
Nesta última avaria, só pelo nome já consegue imaginar a gravidade.
Numa situação extrema, o carro não tem mesmo arranjo e terá de ir para abate.
A temperatura do motor em circulação anda à volta dos 90ºC e, se subir, poderá ser por uma fuga no radiador ou uma junta da colaça queimada.
Para evitar o sobreaquecimento do motor, deve:
Se alguma vez reparar que a temperatura do seu motor é superior a 90ºC, deve parar o carro nesse preciso instante!
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