Importar carros: passos a seguir

AUTOR: Gonçalo Meira | REVISOR: Cláudia Lourenço | PUBLICADO EM: 21/01/2021 | Última atualização: 14/04/2025

Importar carros do estrangeiro para Portugal tem sido, ao longo dos anos, uma prática bastante comum entre os portugueses. A principal motivação para esta tendência de importar carros é de natureza económica: muitos modelos são significativamente mais baratos noutros países, o que torna a importação uma opção vantajosa, mesmo tendo em conta os custos associados aos impostos nacionais. Esta diferença de preços deve-se, em grande parte, à menor carga fiscal aplicada sobre os veículos na maioria dos países europeus, quando comparada com a de Portugal. 

Importar carros

 

Vamos então mostrar-lhe, em passos simples, como se procede à importação de um automóvel.  

Passos a seguir para importar carros 

Importar carros pode parecer um bicho de sete cabeças, e não se engane, é um processo demoroso e complicado. No entanto, a Seguropordias.pt vai-lhe simplificar o processo passo a passo. 

Encontre o modelo que pretende importar 

O primeiro passo é, naturalmente, decidir qual o carro que pretende importar. Sendo um investimento considerável, é fundamental garantir que está seguro da sua escolha e que o veículo selecionado corresponde verdadeiramente às suas necessidades e expectativas. 

Depois de tomar a decisão, o passo seguinte é procurar onde pode encontrar o veículo desejado — algo que hoje em dia é facilitado pela Internet e pelos stands online. A Seguropordias.pt recomenda plataformas reconhecidas e seguras como a PistonHeads, AutoTrader, Mobile.de e DeutscheCars. Estes concessionários online são internacionalmente conhecidos pela sua fiabilidade e vasta oferta de veículos. 

Por fim, entre em contacto direto com o vendedor e dirija-se ao país em questão para poder observar e avaliar na primeira pessoa o carro que vai adquirir. 

Como comprar o carro 

Se a viatura lhe agradou e conseguiu chegar a um consenso de preço com o vendedor está na hora de concretizar formalmente a compra. Para isso, é concretizado um contrato de compra e venda sobre a viatura, onde ateste a entidade do vendedor e do comprador. Após assinado este documento o ex-proprietário deve dirigir-se à entidade equivalente ao IMT do país de origem do carro e autorizar a exportação. 

Transporte de carros importados 

Agora chega o momento de o trazer para Portugal. Reúna para esta viagem o certificado de matrícula, a fatura ou o contrato de compra e o certificado de conformidade europeu (COC – Certificate of Conformity).  

Poderá fazer o transporte de carros importados através de uma empresa, ou vir a conduzir desde o país onde comprou o seu veículo. Para esta última, recomendamos que faça um orçamento através da Seguropordias.pt. Os nossos seguros temporários permitem que realize a viagem de regresso a Portugal com a viatura já coberta por um seguro automóvel válido. 

Legalização da importação 

Com a viatura em Portugal, chega a parte mais demorosa e complicada: os trâmites legais até ao registo e legalização. Vamos simplificar por pontos a burocracia a ser feita: 

  • Declaração Aduaneira (DAV): Se o carro veio de fora da EU, tem de passar pela alfândega e pagar IVA/ direitos aduaneiros. Se veio da EU, basta declarar o veículo no portal AT - Alfândega e obter a DAV. 

  • Inspeção Técnica (tipo B): A inspeção serve para verificar a veracidade dos documentos do automóvel e se o mesmo cumpre os requisitos legais em Portugal. Este processo é feito num centro de inspeções autorizado e tem o custo de 76,25€. 

  • Homologar o Certificado Europeu: Dirija-se ao IMT para validar o COC e substituir pelo número de homologação nacional. Será necessário a DAV, o comprovativo de ISV pago e o documento de propriedade da viatura. 

  • Pagar o Imposto Sobre Veículos (ISV): Este imposto é pago através do acesso ao Portal das Finanças, após obter a DAV. O valor depende de diversos fatores, mas poderá simular diretamente no site da AT. É de notar que a Isenção de ISV pode aplicar-se a residentes que mudam para Portugal com veículo próprio. 

  • Obter Certificado de Matrícula (Documento Único Automóvel - DUA): Terá de voltar ao IMT para solicitar o documento do automóvel em Portugal. Será necessário entregar todos os documentos acima e o formulário 9 do IMT. 

  • Atribuição de matrícula portuguesa: Entretanto, o IMT irá aprovar a documentação e atribuir uma nova matrícula portuguesa à viatura importada.  

  • Registar a viatura: Com a matrícula atribuída terá de registar a viatura num cartório ou conservatória para poder obter a titularidade no livrete da mesma. Este procedimento custa 55€. 

  • Fazer as chapas de matrícula: Numa casa especializada manda fazer as chapas e instala-as no veículo. 

  • Fazer o seguro definitivo português: Subscreve um seguro automóvel que cubra as tuas necessidades. 

  • Pagamento do Imposto Único de Circulação (IUC): Após todo este processo, o último passo é pagar o IUC do carro – o antigo selo do carro. Este imposto vai ser pago anualmente e varia consoante a cilindrada e a emissão de gases poluentes. 

Principais países para importar carros 

Quando se fala de importar carros para Portugal, alguns países são mais competitivos que outros relativamente aos preços e à elevada oferta de modelos. Muitos dos clientes da Seguropordias.pt importam viaturas da Alemanha, da França, da Espanha, da Bélgica e dos Países Baixos. Cada um destes países tem as suas vantagens, seja pelos modelos específicos que são populares de cada país, pelos preços razoáveis ou pelo mercado de carros em segunda mão bem desenvolvido.  

 

Apesar das viaturas estrangeiras terem um preço de compra menor ao praticado em Portugal, não se deve esquecer dos restantes custos que o processo de importar carros pode acarretar. Por isso, pondere bem e considere também o tempo e energia que este processo lhe irá custar. Poderá sempre contratar uma agência de documentação automóvel, mas o custo terá de ser somado às restantes obrigações faladas no nosso artigo.  

Não se esqueça, caso decida avançar conte com o Seguropordias.pt para lhe cobrir a necessidade de um seguro de um seguro temporário

 

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Gonçalo Meira

Um excelente profissional com formação em Ciências da Comunicação e um mestrado em Gestão da Comunicação e das Indústrias Criativas. A sua dedicação p... Mais sobre Gonçalo Meira

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Cláudia Lourenço

Licenciada em Gestão em 2022 pela Universidade do Minho, começou a trabalhar na empresa logo após a conclusão do seu estágio profissional, também ele ... Mais sobre Cláudia Lourenço

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