Hoje vamos falar-lhe de uma das peças mais importantes do motor do seu automóvel: a correia de distribuição.
Para quem não possui grandes conhecimentos sobre mecânica, este artigo tem uma especial importância e merece, sem dúvida, a sua atenção.
Tal como o turbo, o catalisador, ou a embraiagem, entre outras peças importantes no seu veículo, a correia de distribuição não deve, nunca, ser negligenciada, pois poderá causar imensos danos ao seu automóvel.
Em primeiro lugar, saiba que é um elemento frágil e que sofre imenso desgaste, daí ser indispensável que tenha conhecimentos sobre esta peça.
A correia de distribuição é o componente do motor que se encarrega pela sincronização das várias peças do mesmo.
Coordena os movimentos das válvulas, dos pistões e, em muitos casos, da bomba de água.
Assim, como é percetível, estes vários elementos só funcionam se a correia de distribuição estiver em perfeitas condições de operação, daí a sua importância essencial no motor.
Este componente é fabricado, normalmente, em borracha reforçada, para se obter uma maior resistência, pelos menores custos de fabrico e, também, pelo menor ruído enquanto o motor está em funcionamento.
A correia de distribuição é constituída por 3 elementos:
A correia dentada sincroniza os movimentos do motor automóvel.
Por sua vez, a bomba de água tem a tarefa de circular o líquido de arrefecimento, encarregue de segurar que a temperatura do motor se encontra nos níveis corretos, perto dos 90ºC.
O tensor, para concluir, cumpre a função de, tal como o nome indica, gerar uma tensão na correia, para que esta se mantenha alinhada e, assim, assegure o funcionamento das restantes roldanas.
Normalmente, o tempo estimado de duração das correias de distribuição encontra-se entre os 100 e 160 mil quilómetros, pelo que, após ultrapassar estes valores, é recomendável que a substitua.
Contudo, a manutenção destas varia consoante cada fabricante (e o intervalo de valores é considerável), portanto, se pretende saber com precisão quando deve proceder à sua troca, deve consultar o manual de instruções do seu automóvel.
Ao mesmo tempo, além do número de quilómetros, existem um série de “sintomas”, que indicam que deverá, de facto, substituir a correia de distribuição.
A passagem dos anos é um deles: mesmo que não utilize o seu automóvel com muita regularidade, com o tempo este componente vai sofrendo uma degradação progressiva e, assim, deve substituí-la a cada 5 anos.
Atente nos seguintes sinais, poderão ser bastante úteis a identificar eventuais avarias e, assim, mais rápida e eficazmente se resolve o problema.
Este sintoma será menos comum, em comparação com outros que vamos apresentar de seguida, no entanto, merece a sua atenção.
Se o motor está a produzir um barulho diferente do que é normal, repetidamente, poderá ser devido ao mau estado da correia de distribuição.
Se das últimas vezes que ligou o carro sentiu que o arranque custou mais que o normal, deverá ser porque a correia de distribuição tem de ser substituída.
Convém dirigir-se à sua oficina mecânica de confiança para avaliar a situação.
De facto, a forma mais fácil de saber se a sua correia de distribuição está danificada e precisa de substituição é analisá-la.
Acreditamos que nem todas as pessoas o saibam fazer, mas aqui fica o que precisa de saber verificar:
Caso a correia de distribuição esteja em mau estado, é bastante provável que vá sentir vibrações estranhas no motor, até quando o seu automóvel está parado (mas a trabalhar).
Muito cuidado: poderá estar a danificar outras partes do motor do seu carro, como os pistões e as válvulas.
Como temos vindo a realçar até aqui, é muito importante que substitua a correia de distribuição quando, pelos vários motivos apresentados, chegar a altura.
Os preços de uma correia de distribuição variam entre os 15 e 75 euros, podendo atingir valores mais elevados consoante a cilindrada do automóvel em questão.
Caso não proceda à substituição em tempo útil, devemos avisar-lhe que poderá estar a causar danos muito graves ao seu motor, com preços de arranjo muitíssimo superiores.
Numa situação extrema, o motor pode, inclusiva, rebentar.
Por fim, saiba que apenas um mecânico profissional sabe fazer esta troca, pelo que o conselho da Seguropordias.pt é que se dirija à sua oficina de confiança.
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