Caso já possua carta de condução e conduza regularmente, sabe o que é o cruise control, correto?
Este mecanismo dos automóveis mais recentes, que traduzido literalmente em língua portuguesa significa controlo de cruzeiro, dá a possibilidade a quem vai ao volante de fixar uma velocidade determinada e, assim, não ter de acelerar mais com o pé.
Assim, é fácil de perceber logo uma das grandes vantagens deste mecanismo: o conforto durante uma viagem.
O cruise control possui várias opções para a sua utilização, mas exige, igualmente, alguns cuidados da parte do condutor.
Mas, será que o cruise control permite ao condutor poupar combustível?
Um dado curioso é que, na verdade, este sistema foi inventado em 1940, por um engenheiro mecânico norte americano, Ralph Teetor, apesar de só recentemente chegar aos nossos automóveis de forma recorrente.
O cruise control funciona a partir de botões que vai encontrar, na grande maioria dos casos, no volante do seu automóvel.
Nestes, pode definir a velocidade que pretende fixar e, desta forma, largar o acelerador.
O seu automóvel vai, de seguida, aplicar a potência necessária para se manter a essa velocidade indicada e, assim, proporcionar-lhe mais conforto, já que só vai necessitar de controlar o volante, e o travão, obviamente, quando necessário.
Ao mesmo tempo, numa viagem longa, será um bom aliado para manter a velocidade estipulada pela lei do Código da Estrada.
Se está a pensar que é muito perigoso porque está a acelerar em vez do condutor, não tem motivos para preocupação, já que os sistemas internos do cruise control concedem-lhe toda a estabilidade e o controlo do veículo ao condutor.
O sistema de cruise control possui 4 tipos de funções:
Respondendo muito diretamente à questão, sim, é possível poupar combustível com o cruise control ativado, mas em situações concretas que iremos detalhar.
A regra é simples de entender: se está a controlar a velocidade, está a evitar uma série de oscilações (travagens, acelerações, etc), o que vai fazer com que consiga poupar combustível.
Num estudo realizado e publicado no International Journal of Transportation Science ant Technology, ficou demonstrado que é possível poupar cerca de 3,3% de combustível, em média, com o cruise control ativado.
Por outro lado, esta poupança é feita em terrenos com pequenos ou nenhuns desníveis, já que, por exemplo, em subidas, o consumo de combustível irá aumentar, pois estará a ser exigida mais potência ao motor para aguentar a velocidade pretendida.
Assim, chega-se à conclusão de que o cruise control pode ser muito benéfico para quem está ao volante, mas, ao mesmo tempo, exige cuidados redobrados para a segurança na estrada.
Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.
Autores
Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.