Tudo sobre o óleo do motor

AUTOR: Gonçalo Meira | PUBLICADO EM: 07/02/2022 | Última atualização: 08/06/2022

O óleo desempenha um papel fundamental no carro, que é lubrificar e esfriar o motor para permitir que este funcione nas melhores condições.

Por esta razão, é facilmente percetível a importância da qualidade do óleo que escolhe para o seu veículo.

Além disso, este deve estar sempre nos níveis corretos (especificados por cada fabricante), de forma a evitar possíveis avarias graves no motor do seu automóvel.

O conselho da Seguropordias.pt é simples: não procure poupar alguns euros numa marca branca para o óleo do motor, escolha a marca recomendada pelo fabricante do seu automóvel, ou uma de confiança do seu mecânico.

Mais vale gastar um pouco mais de dinheiro e, assim, a longo prazo evitar danos no motor, que teriam reparações bastante caras.

Como já deve ter percebido, a troca do óleo do motor é uma das ações mais importantes, nomeadamente para fazer a manutenção do carro diariamente

Garantindo todos os cuidados com o este processo, conseguirá que o seu veículo seja da lista dos automóveis que mais duram.

De seguida, vamos ajudá-lo com toda a informação que necessita para trocar o óleo do motor do seu carro.

 

Óleo de motor de qualidade ou preço mais baixo?

Se chegou a altura de trocar o óleo do seu carro, o que recomendamos é que siga as instruções do fabricante e escolha um com a mesma etiqueta, não com a mesma marca. 

Ou seja, o importante é que utilize um que possua a mesma viscosidade indicada pelo fabricante, não sendo obrigatório ser da mesma marca usada anteriormente. 

Em primeiro lugar, saiba que a viscosidade do óleo é a facilidade com que o óleo flui a uma determinada temperatura e, portanto, cada motor funciona melhor com uma viscosidade do que com outra.

Portanto, é natural que consiga encontrar um óleo para o motor com a mesma viscosidade que o indicado pelo fabricante do seu automóvel, mas de outra marca.

Desta forma, sinta-se confortável com a decisão pelo preço neste caso: isto é, se encontrar dois óleos com as mesmas características mas de marcas diferentes, pode escolher o que for mais barato.

De qualquer das formas, é sempre aconselhável usar uma marca que já seja conhecida para evitar surpresas desagradáveis, mas a viscosidade é o mais importante.

Agora, a decisão é única e exclusivamente sua. 

Se preferir poupar alguns euros no óleo do carro, que poderá não funcionar 100%, pode estar a correr o risco de sofrer uma avaria, mas não é, necessariamente, obrigatório que tal aconteça.

Por outro lado, se decidir adquirir um óleo de melhor qualidade e evitar possíveis avarias, mesmo que tenha de sobrecarregar a sua carteira ou o seu orçamento, poderá estar a livrar-se de futuras visitas caras ao seu mecânico.

A recomendação da Seguropordias.pt é que escolha a segunda opção, porque, apesar de estar a gastar cerca de 10-15 euros a mais durante um ano, vai sentir alguma tranquilidade e estará a cuidar do seu carro.

Além disso, certamente existem outros elementos menos importantes relativos ao seu automóvel, ou não, nos quais pode conseguir poupar dinheiro com mais facilidade e sem colocar em risco o período de vida útil do seu veículo.

Depois de escolher qual será o óleo que vai colocar no motor do seu carro, dirija-se até uma loja especializada, como a Norauto, Bosch ou a oficina mecânica da sua confiança.

Aqui, terá o conforto de apenas ter de esperar alguns momentos, para que procedam à substituição do óleo do motor.

Pode, também, fazer um pedido online em certos sites especializado em óleos de motor e fazer a troca em sua casa, caso tenho esse tipo de conhecimentos.

Se precisar de referências, saiba que algumas das marcas mais vendidas são a Castrol, a Elf, Mobil 1 ou Total.

Contrate o Seguro por dias para o seu veículo em 5 minutos

Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.


Autores

autor

Gonçalo Meira

Um excelente profissional com formação em Ciências da Comunicação e um mestrado em Gestão da Comunicação e das Indústrias Criativas. A sua dedicação p... Mais sobre Gonçalo Meira

Quer receber as nossas notícias?

Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.

Nunca compartilharemos seu email com mais ninguém.

Eu aceito as políticas de privacidade