Um dos maiores problemas para os condutores é verem que a luz do motor acendeu como advertência no painel de controlo.
O pior ainda é, de facto, não saber o que significa aquela luz amarela intermitente ou fixa, que está a tentar avisar-lhe de que algo está errado.
Portanto, o primeiro passo que deve fazer quando tal acontecer é parar o carro em local seguro, e verificar no manual de instruções o que significa a luz.
Um dos avisos mais preocupantes é a luz de falha do motor.
As avarias, infelizmente, acontecem muitas vezes nos carros mas, com boa manutenção é possível reduzir a probabilidade de estas acontecerem.
Vamos contar-lhe como agir se esta acender no seu veículo.
Existem muitas razões pelos quais essa luz pode aparecer no seu painel.
Alguns deles podem ser pequenas falhas, mas também pode haver uma falha grave, que indica que o seu automóvel precisa de ser reparado o mais rápido possível.
Devemos ter em mente que o motor possui tantos componentes que é impossível para cada um deles ter um sinal de advertência independente.
De acordo com a Autofácil, uma revista espanhola especialista em motor e automóveis, estes são os 10 motivos mais comuns para a luz do motor acender:
Como já dissemos, é importante parar o seu carro em local seguro.
A maioria dos automóveis distingue as avarias do motor em duas cores:
Nestes casos, pode conduzir até uma oficina.
Seria muito inconsciente continuar a conduzir normalmente, já que o carro vai começar a se comportar de maneira estranha e a avaria pode piorar.
Continuar a circular com esse aviso seria correr um risco desnecessário.
Existem carros que não distinguem entre avarias menores e graves.
A nossa recomendação nestes casos é que pare o seu veículo e telefone para a assistência na estrada.
Uma vez na oficina, graças às tecnologias de diagnóstico, os mecânicos vão demorar muito pouco tempo a dizer-lhe qual é a parte do motor que falhou, quanto tempo vai demorar a consertar para que possa voltar a circular e, obviamente, o preço a pagar pelo arranjo.
Não o vamos encorajar para fazer o seu próprio “autodiagnóstico”, e decidir com base no que sente, a não ser que seja mecânico ou possua grandes conhecimentos na área.
À partida, terá sempre de ir a uma oficina.
No entanto, há uma série de indicadores que pode verificar no momento e que podem dar pistas sobre a gravidade do problema.
Se sair mais fumo do que o normal pelo tubo de escape ou, se sair de uma cor diferente, significa que existem problemas com a combustão.
O catalisador pode estar a sofrer e esta é uma parte muito importante e cara, então o melhor é chamar o reboque.
Geralmente, ocorre porque a medição da mistura ar-combustível falha e o veículo começa a consumir mais do que o seu normal.
Quanto mais conduzir com o carro neste estado, maiores são as probabilidades de danificar o conversor catalítico.
A gama aqui é muito ampla.
Pode perder energia por sujidade nos injetores, por falhas no turbo, nos medidores de vazão, nas velas, etc ...
O carro deteta a falha e entra em "modo de emergência", limitando a potência do motor para evitar que os danos se agravem.
Se o seu motor soar diferente, vai notar imediatamente.
Dada a combinação de luz acesa e ruído estranho, é melhor parar completamente e chamar o reboque.
Esperamos que este artigo seja de extrema utilidade para si e, caso alguma vez esta luz de falha no motor se acenda no seu veículo, já vai saber como deve agir.
Nunca se esqueça, a segurança está sempre em primeiro lugar.
Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.
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