Tudo o que não pode faltar para a sua próxima viagem

A melhor forma de não ter problemas

segunda, 12 de julho de 2021

Está a chegar a sua próxima viagem de verão?

A maioria dos portugueses vai de férias entre julho e agosto e, por isso, aproveitamos esta altura para ajudarmos com tudo o que vai precisar para a sua próxima viagem. 

Sem dúvida que o nosso país é magnífico e riquíssimo em relação a fazer as mais variadas férias: seja no campo, seja com paisagens incríveis com o rio, seja rio, seja em roteiros gastronómicos, entre muitos outros.

E o carro continua a ser, de facto, o melhor meio de transporte para as viagens com família ou amigos.

No entanto, apesar de não termos um território muito extenso, é importantíssimo fazer uma boa preparação para uma viagem, tanto para o seu automóvel como para o condutor e restantes passageiros. 

Se começou a ler este artigo e está a pensar para si “Eu não gosto de andar de carro, muito menos em viagens longas porque enjoo sempre”, conheça, também, os truques para prevenir os enjoos. Vão ajudar certamente!

 

“Check-up” ao carro

Antes de partir para os “pormenores” (na verdade, são fundamentais) comece pelo geral:

- Revisão e Inspeção do carro: ambas estão dentro dos prazos? Ambas são essenciais para o bom funcionamento do seu automóvel. Relembramos-lhe, também, os prazos da Inspeção. Caso a data de ir à revisão seja logo após a sua viagem, adiante-se e faça-a antes das férias, de forma a ter a confirmação que está tudo bem com o seu veículo.

- Travões, amortecedores, nível do óleo e água: Caso não vá à revisão e/ou inspeção, verifique se todos estes importantes componentes do seu carro estão bem. Caso não saiba verificar o óleo do motor, ou sente que os seus travões e amortecedores não estão a funcionar a 100% (por exemplo, barulho estranho), dirija-se à sua oficina de confiança.

- Documentos do condutor e do veículo: Sempre que faz uma viagem, os documentos do condutor são essenciais: a carta de condução, o certificado do seguro, o título de registo de propriedade do veículo, a ficha de inspeção periódica do veículo e o documento de identificação fiscal (caso o número não conste do documento de identificação pessoal).

- O trajeto a percorrer: Para a sua viagem correr sem problemas, simule o trajeto que está a pensar fazer durante as férias e, desta forma, poderá calcular os seus gastos em combustíveis e portagens. Dica importante: se for viajar para Espanha, ou passar por lá perto, o melhor será abastecer o depósito em terras de nuestros hermanos, devido aos preços mais baixos nos combustíveis.

- Luzes: Comprove que todas as luzes estão em perfeitas condições. Luzes de travões, os mínimos, médios, máximos, os piscas… e não se esqueça das luzes do interior do veículo.

 

Estado dos pneus

De quanto em quanto tempo troca os pneus? Se vai viajar com o seu automóvel, é obrigatório verificá-los:

- Desgaste dos pneus: Em primeiro lugar, se estão muito desgastados, já quase “carecas”. Se sim, deve trocá-los. Depois, se o desgaste, por muito ou pouco que seja, é uniforme, isto é, igual em ambos os pneus da esquerda e direita. Caso não for, deve mandar calibrar.

- Pressão dos pneus: Medir a pressão é fundamental antes de uma viagem. Siga-se pelo manual de instruções do seu veículo e aí encontrará a pressão ideal, para o caso de o seu carro ir cheio. Atenção: pressão baixa dos pneus significa gastar mais combustível.

- Em caso de furo: Garanta que possui todos os instrumentos necessários para trocar de pneu (macaco, triângulo de sinalização, colete refletor, pneu suplente e adaptador da porca de segurança). Mais vale prevenir que remediar…

Limpeza

Tenha sempre em mente que a limpeza do seu veículo é essencial para uma boa viagem:

- Lave o carro por dentro e por fora antes das suas férias. Embora saibamos que, com muitos quilómetros na autoestrada, o seu automóvel se vá sujar, é importante que esteja bem aspirado e limpo por dentro, para conforto e bem-estar, bem como para respirar um ar menos poluído.

 

Segurança

Tudo o que foi abordado até agora influencia diretamente a segurança na sua viagem, mas não se pode esquecer:

- Seguro válido: Obviamente, o seu seguro do carro tem de estar dentro da validade. Se não possuir seguro anual, conte com a Seguropordias.pt para fazer um seguro temporário, válido durante os dias da sua viagem. A contratação é bastante rápida e o processo não demora mais de 5 minutos!

- Cintos de segurança: É obrigatório utilizar cinto de segurança, por isso, verifique que todos do seu veículo estão operacionais.

- Transporte de crianças: Se for viajar com crianças, coloque as cadeiras de proteção corretamente, de acordo com o tamanho e peso de cada uma. 

- Bagagem: Distribua corretamente o peso de forma a encontrar o equilíbrio. As malas mais pesadas devem estar no fundo da mala. Respeite, igualmente, o peso máximo da bagageira.

 

Contrate o Seguro por dias para o seu veículo em 5 minutos

Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.


Quer receber as nossas notícias?

Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.

Nunca compartilharemos seu email com mais ninguém.

Eu aceito as políticas de privacidade