Sente que conhece o seu carro tão bem ao ponto de perceber uma eventual avaria nos travões?
Na verdade, é normal as pessoas estarem tão habituadas aos seus carros que existe a possibilidade (maior ou menor, depende de cada automobilista) de nos termos adaptado a algo anormal neles.
Desta forma, com este artigo a Seguropordias.pt vai contar-lhe que tipo de ações pode realizar para detetar um problema nos travões do seu automóvel.
Existem imensos sistemas de segurança nos carros modernos de hoje em dia, mas, os travões são, sem dúvida, elementos decisivos para a nossa segurança na estrada.
Aliás, é melhor nem imaginar o pânico que seria se ficasse sem travões no meio de uma viagem.
Um bom conhecimento sobre o funcionamento do sistema de travagem do seu automóvel será importantíssimo para o ajudar a interpretar eventuais avarias ou falhas nos travões.
Entretanto, sabe o que fazer quando os travões fazem um ruído estranho?
Quando conduzimos o carro de outra pessoa, uma das primeiras sensações que estranha (em comparação com o seu) automóvel advém dos pedais, tanto de embraiagem, como do travão e acelerador.
Assim, ao travar num carro diferente do que costuma conduzir todos os dias, poderá, até, estranhar o pedal, a sua dureza, e achar que algo ali não está em devidas condições.
Ao mesmo tempo, as outras pessoas poderão sentir o mesmo do seu veículo, mas que o condutor e proprietário pode já não perceber devido ao hábito de condução.
Com o passar dos anos e dos quilómetros, é natural que o desgaste se vá notando nos travões e como condutor deve estar apto a percecioná-lo.
Já alguma vez sentiu o pedal do travão algo esponjoso?
As razões para este estado são variadas:
O líquido dos travões absorve a humidade e é essencial para o funcionamento dos mesmos, visto que transmite a pressão.
Se forem formadas bolhas de vapor no circuito de travagem, é natural que tenha uma sensação de esponja.
Neste caso, portanto, deve proceder à substituição do líquido dos travões.
Se os travões estiverem com problemas, tal poderá manifestar-se através de barulhos e vibrações.
As vibrações podem ser originadas por devidas a diversos motivos, tais como o desgaste anormal dos pneus ou algum desequilíbrio nas rodas.
Mas, quando é devido ao sistema de travagem, pode ser devido à deformação dos discos dos travões ou pastilhas terem desgaste irregular.
O desgaste dos discos, bem como outros elementos do seu automóvel, depende muito da forma de condução de cada automobilista e, claro, da manutenção dada ao veículo.
Por exemplo, não trocar as pastilhas com defeito e, ao mesmo tempo, continuar a conduzi-las pode causar desgaste anormal no disco dos travões e aumentar o desgaste.
Por outro lado, os carros modernos dos dias de hoje podem ajudá-lo a detetar mais rapidamente um problema nos travões.
Assim, poderá aparecer-lhe uma luz no painel, que indica esse referido problema.
Não obstante, poderá haver um barulho, que é outra forma de perceber o mau estado das pastilhas dos travões.
Quando este ruído aparece, pode ser devido ao desgaste ou cristalização excessiva devido ao superaquecimento das superfícies.
Em ambos os casos será necessário substituir as pastilhas dos travões.
A necessidade de cada vez mais espaço para travar o carro pode dever-se a vários fatores, como as condições da estrada, suspensão do carro ou até pneus em mau estado.
Mas, olhando apenas para os travões, se a sua distância de travagem é superior ao normal, deverá ser um problema neste sistema.
Para que uma travagem aconteça na perfeição, devem-se registar uma série de circunstâncias.
Em primeiro lugar, que a transmissão de potência seja adequada tanto para a o funcionamento do travão bem como para o estado do líquido dos travões, que desempenham um papel fundamental.
Em segundo lugar, que a eficiência do conjunto pastilha-disco esteja na perfeição.
Neste último caso, quando essas peças se desgastam, há uma percetível perda de eficiência, o que resultará no aumento da distância travagem.
Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.
Autores
Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.