Poupar ao cuidar da scooter
08/06/2022
BLOG SEGUROPORDIAS.PT
Poupar combustível é uma preocupação crescente para muitos portugueses, especialmente porque gastar uma quantia significativa neste recurso é, para a maioria, inevitável, seja nas deslocações para o trabalho, para a faculdade ou nas tarefas do dia a dia. Ainda é maioritário os veículos a combustão na estrada e, enquanto assim o for, a ida até postos de abastecimento continua a fazer parte da nossa rotina. Por isso, o recurso a combustíveis fósseis irá continuar e, infelizmente, Portugal destaca-se como um dos países com os preços mais elevados.
Como gastar uma quantidade considerável de dinheiro em combustíveis, seja gasolina ou gasóleo, provoca um impacto direto no orçamento das famílias a Seguropordias.pt vai ajudá-lo com dicas para poupar combustível.
Não existem fórmulas mágicas, no entanto, é possível adotar estratégias eficazes para poupar combustível. Pequenas mudanças nos hábitos de condução e na manutenção do veículo são suficientes para alcançar poupanças significativas no final do mês.
Não é só uma questão de segurança ou de evitar multas, respeitar os limites de velocidade também faz parte das nossas dicas para poupar combustível.
À medida que a velocidade aumenta, a resistência do ar contra o carro também cresce. A resistência aerodinâmica exige muito mais esforço do motor, o que se traduz num maior consumo de combustível.
Quando se ultrapassam frequentemente os limites de velocidade, com acelerações e travagens bruscas, o consumo torna-se ainda maior, comparado a uma condução constante e dentro dos limites legais.
Por isso, respeite os limites de condução para o bem da sua carteira e da sua segurança.
Intimamente relacionado com o ponto anterior, adotar uma condução defensiva não só aumenta a segurança na estrada, como também contribui diretamente para poupar combustível. Este tipo de condução privilegia a antecipação e tempo de reação e evita manobras bruscas e desnecessárias.
Um dos melhores exemplos é: quanto mais cedo travar, e quanto menor for a velocidade a que circulava antes da travagem, menos esforço o carro vai ter de despender e, por consequência, menos combustível vai gastar.
Manter uma distância de segurança, utilizar suavemente o travão e o acelerador, não fazer mudanças de velocidade repentinas e bruscas e usar o embalo natural do carro são exemplos de condução defensiva que o farão poupar combustível.
A correta utilização da caixa de velocidades ajuda a poupar combustível porque permite que o motor trabalhe na sua eficiência ideal, ou seja, com menos esforço e menos consumo.
O motor consome menos combustível quando trabalha entre 1500 e 2000 RPM, para carros a diesel, e entre 2000 e 2500 RPM, para carros a gasolina. Por isso, conte com o conta-rotações para verificar se vai com a mudança certa.
Se for numa mudança baixa e a alta velocidade, o motor roda demasiado e consome mais combustível do que o que seria previsto. Por outro lado, se for uma mudança muita alta e a baixa velocidade, o motor trava e fica ineficiente.
Também relacionado com a caixa de velocidades, está o facto de muitas pessoas acharem que conduzir com o ponto morto em descidas faz poupar combustível, mas isto não passa de um mito popular.
Nos carros modernos, quando vamos numa descida com uma mudança engatada e sem acelerar, o motor ativa o corte de injeção e, não consome combustível nenhum. Por outro lado, em ponto morto, o motor precisa de se manter a trabalhar para estar no mínimo, e isso consome combustível.
Para além disso, manter o carro em ponto morto para este objetivo é perigoso. Em ponto morto, o carro não tem nenhum controlo do motor sobre a velocidade, o que aumenta o esforço sobre os travões, reduz a estabilidade e torna mais difícil a reação a imprevistos.
A pressão dos pneus tem um impacto direto no consumo de combustível porque influencia na resistência da roda ao rolamento. Pneus com pressão baixa aumentam a resistência ao rolamento e, consequentemente, a um maior esforço do motor. A pressão em excesso reduz a resistência ao rolamento e afeta a aderência do carro fazendo com que seja necessário maior esforço para manter a estabilidade, especialmente em curvas ou terrenos irregulares.
Por isso, é essencial verificar a pressão dos pneus. Os carros mais recentes já possuem sensores no computador de bordo que facilita imenso a tarefa aos condutores. No entanto, se não o possui, deve fazer a verificação regularmente em locais como uma bomba de gasolina.
No nosso artigo sobre a pressão dos pneus explicamos como verificar e ajustar no seu carro.
A climatização do seu veículo é fundamental para a segurança na estrada. No entanto, como deve perceber, este sistema aumenta o consumo de combustível. Por isso, leia o nosso artigo e saiba quando é justificável ligar o ar condicionado ao invés de abrir as janelas do seu carro.
Habitualmente, quando vai fazer uma viagem longa com o seu carro vai sempre existir um peso superior ao normal, necessário para levar a sua bagagem. Irá notar que o consumo de combustível irá aumentar. Isto acontece porque o motor precisa de mais potencia para mover o veículo.
Assim, quer em distâncias longas, quer em distâncias curtas em cidade, transporte apenas o que é essencial.
Pode parecer uma dica simples, mas é surpreendente o quanto de combustível se pode desperdiçar por seguir o caminho errado ou menos eficiente. Sempre que possível, utilize o GPS com informação de tráfego em tempo real para escolher a rota mais rápida e direta. Assim, evita enganos, zonas com trânsito intenso e situações de arranca e para que aumentam significativamente o consumo de combustível.
Poupar no combustível pode ser possível para além da utilização de descontos e cupões. Pode fazê-lo durante a condução se implementar hábitos que reflitam uma condução suave e atenta.
Autores
Gonçalo Meira
Um excelente profissional com formação em Ciências da Comunicação e um mestrado em Gestão da Comunicação e das Indústrias Criativas. A sua dedicação p... Más sobre Gonçalo Meira
Cláudia Lourenço
Licenciada em Gestão em 2022 pela Universidade do Minho, começou a trabalhar na empresa logo após a conclusão do seu estágio profissional, também ele ... Más sobre Cláudia Lourenço
Usar o meu seguro
08/06/2022