Gastar uma quantidade considerável de dinheiro em combustíveis, seja gasolina ou gasóleo, é uma realidade para a maioria dos condutores portugueses.
No entanto, como já deve ter percebido, a Seguropordias.pt está cá para ajudar no que nos for possível.
Atenção: não existem fórmulas mágicas, os carros precisam, e continuarão a precisar, de combustíveis fósseis, pelo menos se não possuir um veículo elétrico, e o preço destes no nosso país é, como se sabe, dos mais altos do continente europeu.
Mas, ao colocar em prática algumas das dicas que lhe contaremos de seguida, irá conseguir, provavelmente, poupar uma quantia significativa ao final do mês.
Tire os seus apontamentos!
Esta já sabia, não?
Como deve imaginar, cada vez que o seu veículo circula a mais do que a velocidade permitida por lei em determinada via pública, o consumo do mesmo aumentará, principalmente com velocidades extremamente elevadas.
Ao mesmo tempo, os arranques muito rápidos, o chamado “pé pesado” na gíria portuguesa, também fazem disparar o consumo do seu automóvel.
Intimamente relacionado com o ponto anterior, a condução defensiva ajuda a diminuir o consumo de combustível.
Um dos melhores exemplos é: quanto mais cedo travar, e quanto menor for a velocidade a que circulava antes da travagem, menos esforço o carro vai ter de despender e, por consequência, menos combustível vai gastar.
Assim, utilizar suavemente o travão e o acelerador, não fazer mudanças de velocidade repentinas e bruscas, entre outros, são formas de condução defensiva que farão consumir menos combustível.
A correta utilização da caixa de velocidades é, sem sombra de dúvida, um dos fatores essenciais para a poupança (ou não) de combustível.
De facto, o conta-rotações pode, e deve, ser um aliado seu nesta “batalha”: a regra é que não deve deixar o motor rodar abaixo das 1500 rpm e não passar acima das 3000 rpm.
Ao mesmo tempo, deve tentar circular sempre na mudança mais alta, desde que não circule a menos de 1500 rpm e, por outro lado, não ultrapasse o limite de velocidade estipulado por lei.
Costuma testar a pressão dos pneus regularmente?
Os carros mais recentes possuem sensores no computador de bordo que facilita imenso a tarefa aos condutores mas, se não possui, deve fazê-lo em locais como uma bomba de gasolina.
É, de facto, muito importante para poupar combustível, já que os pneus com pressão baixa aumentam o consumo do seu automóvel e diminuem a sua performance, visto que o atrito gerado entre a superfície do pneu e o asfalto é maior.
Além disso, pneus fora da pressão indicada pelo fabricante podem criar avarias no seu veículo.
A climatização do seu veículo é fundamental para a segurança na estrada.
Contudo, nem sempre precisa de ir com o ar condicionado no máximo, por exemplo em cidade, quando a janela pode estar aberta e ter o mesmo nível de conforto.
Como deve imaginar, o ar condicionado aumenta o consumo do seu veículo, por isso, utilize-o quando é mesmo necessário apenas.
Já tinha pensado nesta dica, não?
Quando vai fazer uma viagem longa, o seu carro, regra geral, vai sempre com um peso superior ao normal, e nota que o seu consumo aumenta.
Assim, quer em distâncias longas, quer em distâncias curtas em cidade, transporte apenas o que é essencial (sabemos que em férias é mais difícil controlar este “essencial” …).
Quando se estiver a deslocar para algum lado, verifique bem o percurso antes de o fazer.
Esta dica pode parecer muito básica mas, a verdade, é que, provavelmente, sem se aperceber já gastou imenso combustível em trajetos que se enganou.
Por isso, em distâncias longas ou curtas, verifique sempre o percurso que terá pela frente.
Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.
Autores
Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.