BLOG SEGUROPORDIAS.PT

Ar condicionado ou janelas abertas, o que gasta mais?

Criado por Gonçalo Meira a 31-05-2021 / Revisto por Cláudia Lourenço 25-06-2025

Nesta altura pensamos no ar condicionado do carro, já que o calor chega em força ao nosso país e, com isso, chega também o momento inevitável e desconfortável: abrir a porta do carro e levar com uma forte rajada de ar quente que faz parecer que vamos entrar num forno. De facto, com as temperaturas altas do verão, manter o conforto dentro do nosso carro não é uma tarefa fácil. 

O calor afeta não só o nosso bem-estar como também a nossa condução e segurança. Um ambiente muito quente aumenta o cansaço, reduz a capacidade de concentração e provoca sonolência ao volante, fatores que colocam em risco tanto o condutor como os restantes ocupantes do veículo. Por isso, é nesta altura que surge a questão clássica entre condutores: abrir os vidros ou ligar o ar condicionado

ar condicionado

A Seguropordias.pt dá-lhe a resposta! E ainda partilhamos consigo dicas práticas sobre como carregar o ar condicionadocomo poupar combustível durante os dias mais quentes.

Como carregar ar condicionado​?

O ar condicionado automóvel é um sistema responsável por refrescar o interior do veículo, controlando a temperatura, a humidade e filtrando o ar que circula. Funciona através de um circuito de refrigeração onde circula gás refrigerante, que é comprimido, condensado e evaporado para produzir ar frio.

Com o tempo e o uso, é natural que o sistema perca parte desse gás, o que reduz a sua eficiência. Se o seu ar condicionado deixou de funcionar corretamente, se não refresca como antes ou se sente que apenas ventila ar morno, é provável que esteja com falta de gás refrigerante

Se precisa de carregar o ar condicionado dirige-se a uma oficina de confiança ou a um centro de carregamento de A/C. Aí, os técnicos vão verificar se há fugas no sistema, irão remover o gás antigo restante, fazer o vácuo para remover a humidade e recarregar com gás novo. Depois, é só testar o ar condicionado

Este tipo de manutenção deve ser feito, em média, a cada dois anos, ou sempre que sentir perda de desempenho.

Consumo do carro

Provavelmente, numa primeira instância, pensará que o ar condicionado gasta mais combustível do que abrir os vidros do carro, já que este está a forçar o motor para produzir o ar frio. No entanto, nem sempre é assim.

O impacto no consumo pode variar consoante vários fatores, como o tipo de veículo, a velocidade a que conduz, a temperatura exterior, entre outros. Ou seja, apesar de parecer, abrir as janelas nem sempre é a opção mais económica.

De forma geral, A escolha entre abrir os vidros ou ligar o ar condicionado depende, sobretudo, da velocidade a que conduz. Isto porque, a velocidades diferentes, o impacto da resistência do ar, e este no combustível, varia significativamente.

Abaixo dos 90 km/h, baixar os vidros é mais eficiente. Nesta faixa de velocidade, o impacto da resistência do ar é pequeno. Isso significa que não há aumento significativo no consumo de combustível por ter os vidros abertos. 

Por outro lado, a altas velocidades, acima de 90km/h, abrir os vidros provoca mais resistência ao ar e força o carro a usar mais energia para manter a velocidade, o que aumenta o consumo de combustível. Neste caso, ligar o ar condicionado é mais eficiente.  

Por isso, a velocidades baixas, típico na condução urbana, opte por abrir os vidros. A altas velocidades, como é na condução em autoestrada, opte por ligar o ar condicionado

Segundo as estatísticas, ligar o ar condicionado do carro pode aumentar o consumo de combustível em média entre 5% e 20% — sendo o aumento mais moderado (cerca de 5%) quando a temperatura está entre 20 °C e 23 °C, e mais elevado (até 20%) quando a temperatura é mais baixa.

Ou seja, usar o ar condicionado traz sempre um custo. No entanto, este pode ser gerido de forma inteligente, adotando alguns cuidados simples. Tenha em consideração as seguintes recomendações para poupar combustível:

  • Ventilar o carro antes de ligar o ar condicionado – abrir as janelas antes de iniciar a viagem ajuda a equalizar a temperatura interna e suaviza o trabalho do ar condicionado;

  • Evitar o uso excessivo do ar condicionado – considere usar o ar condicionado apenas quando as temperaturas são muito altas pois em temperaturas amenas abrir os vidros pode ser suficiente; 

  • Interpretar as condições de estrada e do tráfego – em situações de tráfego intenso, o uso do ar condicionado pode ser mais eficiente, enquanto em estradas com circulação fluida, pode compensar mais baixar os vidros.

  • Use o controlo automático de temperatura - aproveite essa funcionalidade porque é mais eficiente e ajuda a reduzir o consumo de combustível.

O ar condicionado é muito mais do que um luxo, é um bem essencial para uma condução segura e confortável. Por isso, deve ser mantido em boas condições, principalmente antes da época do ano em que o utiliza mais - o Verão. 

Apesar de aumentar o consumo de combustível, podemos atenuar o seu custo equilibrando o seu uso com algumas boas práticas, como optar por abrir os vidros em algumas situações e usar o controlo automático de temperatura. 

No fundo, trata-se de encontrar o equilíbrio entre conforto e eficiência, ajustando o uso do sistema às condições da estrada, da temperatura e do seu tipo de condução.

Autores

autor

Gonçalo Meira

Um excelente profissional com formação em Ciências da Comunicação e um mestrado em Gestão da Comunicação e das Indústrias Criativas. A sua dedicação p... Más sobre Gonçalo Meira

autor

Cláudia Lourenço

Licenciada em Gestão em 2022 pela Universidade do Minho, começou a trabalhar na empresa logo após a conclusão do seu estágio profissional, também ele ... Más sobre Cláudia Lourenço

Artigos relacionados