Ar condicionado ou janelas abertas, o que gasta mais?

AUTOR: Gonçalo Meira | REVISOR: Beatriz Martins de Castro | PUBLICADO EM: 31/05/2021 | Última atualização: 17/06/2024

O calor já chegou a quase todo o nosso país e, enquanto se estamos no interior do nosso automóvel, pode ser extremamente desconfortável a temperatura ser muito alta.

De facto, a temperatura no carro é um dos elementos essenciais para fazer uma viagem agradável e, também, para a segurança na estrada

Um dos piores efeitos de ter muito calor dentro do veículo é o aumento do cansaço do condutor e, consequentemente, a sua condução poderá ser gravemente afetada. 

No entanto, manter uma temperatura ideal é algo que pode ser complicado no Verão e, para tal, devemso optar por por ligar o ar condicionado ou baixar os vidros. Vamos explicar-lhe qual a alternativa é mais adequada para cada situação.

Atualmente, todos os novos carros possuem ar condicionado de origem, mas até há alguns anos não era assim, por isso, ainda existem muitos automóveis a circular em Portugal sem este “extra”. 

Para estes, a única solução é mesmo abrir a janela, o que, em algumas zonas do nosso país com muito calor nesta estação do ano, não é propriamente viável.

Por outro lado, há condutores que ao mínimo sinal de calor ligam logo o ar condicionado na sua máxima potência. 

Mas afinal o que é que gasta menos combustível?

A Seguropordias.pt dá-lhe a resposta e, ao mesmo tempo, vamos contar-lhe importantes dicas sobre como poupar combustível durante a condução.

Ar condicionado ou janelas abertas?

Provavelmente, à partida, pensa que o ar condicionado gasta mais combustível a combater o calor do que abrir a janela, já que está a forçar o motor do carro a trabalhar com maior intensidade.

Na verdade, nem sempre é assim, já que outros fatores distintos também influenciam o consumo do veículo, como o tipo de automóvel, a velocidade, a temperatura, entre outros. 

O que é certo é que, quando ligamos o ar condicionado do carro, o consumo do mesmo aumenta cerca de 6%, desde que a temperatura esteja em torno de 20 a 23 graus. 

Se a temperatura for mais baixa, o aumento do consumo do carro pode aumentar entre valores até 20%. 

No caso de estar acionado o controlo de temperatura automático, cada vez mais automóveis possuem essa função, o aumento de consumo é reduzido.

 

O ponto chave está na velocidade

O aumento do consumo ao conduzir com o ar condicionado ligado continuará a ser menor ou semelhante ao de baixar os vidros, desde que se desloque a uma velocidade superior a 90 km / h, aproximadamente. 

Pelo contrário, no caso de conduzir a uma velocidade inferior a 90 km / h, o veículo vai consumir menos se abrir os vidros e tentar diminuir a temperatura com o ar exterior, em vez de ligar o ar condicionado.

Embora seja verdade que tal, às vezes, é quase impossível durante o verão, especialmente em algumas zonas do país, como por exemplo o Sul e Interior.

Portanto, se o que pretende é economizar no consumo do seu carro e ir com uma temperatura confortável no seu interior, deve abrir as janelas se estiver a viajar a uma velocidade até 90 km / h. 

Por outro lado, deve ligar o ar condicionado se a velocidade é superior à referida, desde que regulada para uma temperatura média. 

Estas são boas dicas para climatizar o seu veículo, mas também para economizar combustível.

Não deve esquecer

Recomendamos que tenha em conta que, antes de ligar o ar condicionado, é melhor ventilar o carro, abrindo as janelas para baixar a temperatura, evitando assim colocar o ar condicionado a funcionar no máximo desde o início da viagem.

O ar condicionado deve ser mantido em boas condições, principalmente antes da época do ano em que o utiliza mais - o Verão. 

Assim, evitará algumas desagradáveis surpresas, tais como avarias ou mau funcionamento no mesmo.

Contrate o Seguro por dias para o seu veículo em 5 minutos

Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.


Autores

autor

Gonçalo Meira

Um excelente profissional com formação em Ciências da Comunicação e um mestrado em Gestão da Comunicação e das Indústrias Criativas. A sua dedicação p... Mais sobre Gonçalo Meira

autor

Beatriz Martins de Castro

Licenciada em Comunicação Social pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa em 2015, mudou-se para Madrid para realizar o Mestrado em Relações Pú... Mais sobre Beatriz Martins de Castro

Quer receber as nossas notícias?

Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.

Nunca compartilharemos seu email com mais ninguém.

Eu aceito as políticas de privacidade