BLOG SEGUROPORDIAS.PT

A necessidade de vender o carro surge muitas vezes numa tentativa de recuperar algum valor e aplicar à compra de um novo. Esta troca pode ser impulsionada por diversos fatores: necessidades familiares, o desejo de usufruir de modelos mais recentes ou, como muitas vezes acontece, porque o veículo atual já atingiu o limite de vida útil e/ou apresenta custos de manutenção incomportáveis. Seja qual for a razão fica sempre a dúvida: o que fazer ao meu carro antigo?

Hoje a Seguropordias.pt apresenta-lhe duas soluções: vender o carro a um particular ou entregá-lo para retoma de carros. As duas opções são válidas, mas, dependendo da sua situação e objetivos, uma poderá ser mais adequada do que a outra. Atente aos fatores determinantes:

  • O tempo disponível do proprietário para vender o veículo;

  • A necessidade de dinheiro;

  • O custo do novo carro;

  • A urgência em trocar de automóvel.

Fique conosco e descubra como vender o carro a um particular ou como aproveitar a retoma de carros.

Vender o meu carro a particular

A venda do seu carro a um particular, apesar de ser um esforço maior que terá de gerir, apresenta uma grande vantagem: a maximização do valor do carro. Ao conseguir escolher entre os vários compradores, negociar o preço e gerir a venda, deverá obter um valor de venda mais próximo do preço de mercado real. Para além disso, tem o controlo total sobre os termos da transação. Se não tem pressas, esta é a melhor opção que garante que encontra o comprador ideal.

Por outro lado, e como tudo tem um preço, a gestão desta opção de venda toma-lhe tempo. Pode ser um processo demorado, já que exige dedicação para publicar anúncios nas várias plataformas, gerir contactos, fazer encontros e negociar. Além disso, deve ter cuidado com potenciais burlas e certificar-se que a documentação de registo de propriedade fica bem realizada, salvaguardando-o de responsabilidades futuras.

Sendo assim, é inegável que, ao optar por vender o carro a um particular, poderá obter um valor de venda mais elevado para o seu veículo. Contudo, essa ambição de maximizar o retorno vem acompanhada de um conjunto significativo de desafios e tempo pessoal.

Vender o meu Carro o Retoma de Carros

Se mesmo assim tem a sua decisão tomada e pretende avançar e vender o carro a um particular, aconselhamos que faça o seguinte:

  • Lave o carro: o bom aspeto visual potencia o interesse dos compradores;

  • Tire boas fotografias ao veículo: torne o anúncio o mais atrativo possível;

  • Crie um anúncio online nos melhores sites para comprar e vender carros, detalhando toda a informação que considera pertinente;

  • Coloque o seu automóvel à venda por um preço justo: um preço inflacionado afasta um primeiro contacto e hipótese de negociação;

  • Tenha toda a documentação do seu automóvel pronta: histórico de inspeções técnicas, livrete da viatura, seguro em dia. Atenção, se a apólice de seguro estiver prestes a terminar e não pretender fazer um novo seguro anual, opte por um seguro por dias. Não arrisque circular sem seguro e contrate apenas para o período que deseja!

Entregar para retoma de carros

Se leu o artigo até aqui e não ficou convencido da nossa sugestão anterior não se sinta sem opções. De facto, nem todos temos o tempo suficiente para gerir a venda a um particular. Por isso, considere entregar para retoma de carros.

Desta forma, existe apenas uma entidade com que terá de lidar: a marca ou stand onde pretende comprar o seu novo carro. Não é condição necessária comprar neste stand o seu novo veículo, poderá vender o seu carro antigo em qualquer concessionário que esteja disposto a adquiri-lo, mas, de facto, esta opção é ainda mais cómoda. A transição entre a entrega do antigo e a aquisição do novo é praticamente imediata e simples. Neste tipo de processo o stand vai tratar de toda a documentação e logística e, por isso, esta opção é muito mais cómoda.

Não terá de lidar com compradores desconhecidos nem com os riscos associados à gestão de pagamentos, livrando-se de fraudes.

No entanto, deve ter a noção que o valor que conseguirá pelo seu carro junto de um stand será sempre inferior ao de venda a um particular. Existe pouca margem para negociar a venda do carro e a sua influência sobre o preço será muito reduzida.

Aliás, não se surpreenda, caso opte por este caminho, que mais tarde encontre o seu automóvel à venda no mesmo stand por valores mais altos do que o valor oferecido.

Seja qual for a opção escolhida, deve esforçar-se para ter o seu veículo nas melhores condições possíveis, de forma a não sofrer uma desvalorização ainda maior. Se tiver disponibilidade, comparar propostas recebidas por particulares e por concessionários, será também importante para que perceba se o valor compensa o seu tempo.

Quero vender o meu carro: documentação necessária

Para vender o seu carro, seja a um particular ou a um stand, vai precisar de ter consigo os seguintes documentos:

Documentação do veículo:

  • Documento Único Automóvel (DUA): é o documento de identificação do veículo, também chamado de livrete. É indispensável para qualquer transação;

  • Ficha de Inspeção Periódica Obrigatória (IPO): a ficha de inspeção comprova que o carro está em condições de circular na estrada;

  • Comprovativo de pagamento do Imposto Único de Circulação: comprova que a situação fiscal do carro está regularizada até à data;

  • Manuais e livro de revisões: embora não seja obrigatório podem ser uma forma de valorização do veículo e reforço da confiança no carro que se vende;

Documentos de identificação do vendedor e comprador:

  • Cartão de cidadão do vendedor e comprador;

  • Requerimento de Registo de Automóvel (Modelo Único): é um documento fundamental para efetuar a transferência de propriedade na Conservatória do Registo Automóvel. A responsabilidade de efetuar o registo é do comprador, mas o vendedor deve garantir que este processo é iniciado ou concluído para evitar problemas futuros.

Autores

autor

Gonçalo Meira

Um excelente profissional com formação em Ciências da Comunicação e um mestrado em Gestão da Comunicação e das Indústrias Criativas. A sua dedicação p... Más sobre Gonçalo Meira

autor

Cláudia Lourenço

Licenciada em Gestão em 2022 pela Universidade do Minho, começou a trabalhar na empresa logo após a conclusão do seu estágio profissional, também ele ... Más sobre Cláudia Lourenço

Artigos relacionados

Contrate o seu seguro temporário online em 5 minutos. Sem registos e desde qualquer dispositivo