Quantas vezes já ouviu esta pergunta e nunca chegou a uma conclusão?
Pois bem, chegou a altura de entender os dois lados e perceber qual o melhor para si.
Se vai comprar um carro novo, saiba que esta questão depende inteiramente da opinião de cada condutor, isto é, a melhor resposta é o que cada condutor achar melhor para si.
Por isso, a Seguropordias.pt vai informá-lo dos vários pontos de cada lado da questão.
Nos dias que correm, quase todas as marcas dão a escolher, dentro de um mesmo modelo, a possibilidade de comprar o seu automóvel com caixa manual ou automática, sendo que a segunda opção é sempre mais cara.
Em marcas de alta gama/luxo, alguns modelos só existem mesmo com caixa automática, e a maioria dos seus clientes não parece ter problemas com essa questão.
Por sua vez, entre os grandes adeptos de carros, do prazer da condução, da estrada e da velocidade, defendem afincadamente a caixa manual, pela sensação e experiência por esta criada.
É normal ouvir-se dizer que um automóvel com caixa de velocidade automática gasta mais combustível do que o mesmo, mas com caixa manual.
No entanto, é importante referir que tal é, de facto, um mito criado e não corresponde, de todo, à verdade, como explicaremos a seguir.
As transmissões automáticas de velocidades, hoje em dia, derivadas de imenso investimento em tecnologia, conseguem ser mais rápidas a trocar de mudança, o que faz com que se poupe mais combustível do que num automóvel de caixa manual.
A questão é que há muitos condutores que por terem caixa automática, gostam de acelerar, muitas vezes, a fundo, o que, obviamente, faz disparar os consumos de combustível.
As caixas automáticas hoje em duas possuem, regra geral, mais mudanças do que as manuais, o que permite fazer consumos mais eficientes.
A maioria das pessoas conhece esta diferença, não é verdade?
Num automóvel de caixa manual, o condutor terá de pisar 3 pedais, o da esquerda para a embraiagem, o do meio para o travão e o da direita para o acelerador.
Num automóvel de caixa automática, o condutor terá apenas 2 pedais, o do travão e o do acelerador, algo que pode ser estranho ao início, para quem está acostumado a conduzir veículos com caixa manual.
A razão para esta diferença encontra-se no mecanismo automático (dessas mesmas caixas de velocidades) que “liga” pelo condutor a embraiagem e, assim, gere qual a melhor mudança para circular, de acordo com a velocidade em cada momento.
Por fim, existem, ainda, as híbridas ou semiautomáticas, que, apesar de não possuírem pedal, dão a possibilidade ao condutor de ser ele mesmo a trocar de mudança, através de patilhas no volante (normalmente nos carros desportivos), ou através de um mecanismo na consola do veículo.
Os pontos a favor da caixa automática são:
Os pontos contra a caixa automática são:
Os pontos a favor da caixa manual são:
Os pontos contra a caixa manual são:
A pergunta a esta resposta deve ser dada por si enquanto condutor.
Face aos pontos fortes e fracos de cada uma de elas, decida o que prefere para o seu automóvel.
Se gosta de conduzir e sentir toda a mecânica do motor (e não quer gastar muito dinheiro), vá pela manual.
Por outro lado, se prefere um carro mais tranquilo de se conduzir, sem o stress de estar sempre a alterar a mudança, vá pelo automático.
Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.
Autores
Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.