Quando substituir a embraiagem do seu automóvel

AUTOR: Gonçalo Meira | PUBLICADO EM: 21/10/2020 | Última atualização: 13/11/2024

A embraiagem é um dos elementos mais utilizados do veículo e, portanto, também um dos que sofre mais desgaste.

O mau uso da embraiagem pode fazer com que dure apenas 5.000 quilómetros, enquanto se utilizada corretamente pode durar até 400.000 quilómetros.

Neste artigo, explicaremos como saber quando deve substituir a embraiagem e como proceder à troca. 

Além disso, vamos dar dicas para que tenha a maior duração possível.

Como condutor preocupado com o seu veículo, conheça, ainda, a segurança que não pode faltar no seu automóvel. 

 

Qual é a embraiagem

A embraiagem é o pedal que permite mudar de uma velocidade para outra e reduzir ou transmitir a potência do motor para a caixa de velocidades.

O kit de embraiagem é uma das peças essenciais para qualquer carro com caixa de velocidades manual. 

Por isso, é muito importante ter em mente que, se houver necessidade de alterá-lo, deve ser feito na hora e não deixar para depois.

 

Quando trocar a embraiagem do carro?

Embora a quilometragem não seja um indicador exato, é recomendável mudar de embraiagem aos 200.000 quilómetros no carro.

 

Estes são os sinais que nos dizem para mudar a embraiagem:

-Ao pisar o pedal da embraiagem, está mais duro que o normal.

-Ao pisar o pedal do acelerador, o carro não acelera mas as rotações do motor sobem.

-Se ao acelerar notar um cheiro próprio a queimado ou um ruído estranho que não ouvia antes.

 

Como trocar a embraiagem do carro? O kit de embraiagem

É melhor ser um especialista a trocá-lo, mas se tiver conhecimentos de mecânica, pode fazê-lo com muita paciência. Deixamos aqui um breve guia de como fazer isso.

Em primeiro lugar, deve saber o que é o kit de embraiagem. Consiste num mecanismo de mola que pressiona o disco contra o volante.

As peças que compõem o kit de embraiagem são: o disco de embraiagem, o prato de pressão e o rolamento de encosto.

As peças que precisará para trocar a embraiagem são: um centralizador da embraiagem, luvas, um macaco hidráulico, uma caixa de ferramentas, uma lixa e, por fim, algumas colunas de suporte.

 

Levante o carro

A primeira coisa que deve fazer é levantar o carro, remover a roda dianteira esquerda e desconectar a bateria. Para isso, abra o capô, retire o terminal preto e depois o vermelho (a ordem é muito importante).

 

Remova as peças ligadas à embraiagem

Remova os controlos da caixa de velocidades, em seguida, o controlo da embraiagem, seguido pelos sensores de partida, transmissão e caixa de velocidades.

Por fim, a caixa de velocidades deve ser retirada, é importante fazê-lo com ajuda, pois é muito pesada.

Assim que todas essas peças forem removidas, deverá ver a placa de embraiagem.

 

Insira o novo rolamento

Remova os 6 parafusos que possui, a placa e o disco. Insira o novo rolamento e recoloque todas as peças removidas na ordem inversa.

 

Ligue o motor

Ligue o motor do veículo e verifique se tudo está a funcionar corretamente, depois coloque o volante novamente e o processo estará encerrado.

 

Quanto custa trocar a embraiagem?

Se decidir levar o carro a uma oficina para mudar a embraiagem, em vez de fazer por si, o preço desta operação ficará entre os 100 e os 300 euros.

O preço varia de acordo com o modelo e a marca do carro.

É sempre recomendável que este processo seja feito por um profissional.

 

Como usar corretamente a embraiagem

Uma coisa é certa: a embraiagem vai se desgastar com o tempo

No entanto, existem certos hábitos de condução que, se feitos corretamente, podem prolongar a vida útil da embraiagem. 

Esses hábitos são:

 

Não vá com o pé na embraiagem enquanto conduz

Um mau hábito que os condutores têm é deixarem a embraiagem pressionada enquanto conduzem. Essa ação é muito comum, mas é um erro grave, já que esse pedal só deve ser acionado na mudança de velocidade.

Pisar constantemente a embraiagem pode causar um esforço desnecessário e encurtar a duração da mesma.

 

Pise até ao fundo, solte suavemente

Durante a mudança de velocidade, muitas vezes por descuido ou ignorância, tira-se o pé do pedal muito rapidamente. Este processo deve ser executado suavemente para evitar que a embraiagem se desgaste tão rapidamente.

 

Não deve ter mudanças engatadas quando parado

Quando o carro para no sinal vermelho do semáforo, muitas vezes a primeira velocidade fica engatada, deixando o carro preparado para arrancar. O correto é colocar o carro em ponto morto.

A pressão contínua exercida sobre a embraiagem ao deixar uma velocidade engatada causa uma deterioração mais rápida na embraiagem, porque o sistema está a funcionar sem necessidade.

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Gonçalo Meira

Um excelente profissional com formação em Ciências da Comunicação e um mestrado em Gestão da Comunicação e das Indústrias Criativas. A sua dedicação p... Mais sobre Gonçalo Meira

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