O significado das luzes do painel do seu carro

AUTOR: Gonçalo Meira | PUBLICADO EM: 02/11/2021 | Última atualização: 08/06/2022

Acendeu uma luz no painel do seu automóvel e não sabe o que significa?

Estas situações podem acontecer facilmente, já que existe uma grande quantidade de luzes no painel de um carro, que acendem por imensos motivos.

Não entre em pânico, a Seguropordias.pt vai-lhe dar a conhecer o significado de todas elas.

Se acha que esta informação é irrelevante, mude já de ideias: é fundamental que saiba o geral sobre estas luzes, em caso de acenderem durante um período em que está a conduzir.

Assim, vai conseguir evitar avarias graves e, ainda, alguns sustos.

Ao mesmo tempo, quando rodamos a chave do nosso carro, vemos imensas luzes no painel acenderem-se.

Durante as últimas décadas, assistimos a um grande aumento dos mecanismos de controlo sobre o veículo, através de sensores, por exemplo, a fim de aumentar a segurança do carro, e das pessoas no seu interior.

Desta forma, percebemos que a parte eletrónica dos nossos automóveis é um grande aliado da tecnologia automóvel.

 

As cores das luzes do painel

O painel do seu automóvel possui luzes com 3 cores distintas, que diferenciam a gravidade do problema e, também, o motivo pela qual estão acesas (nem sempre são, obrigatoriamente, avarias).

Não deve entrar em pânico, até porque a luz acende se estiver sem o cinto de segurança, mas sim consciente, para saber o que fazer.

OS três tipos de luzes do painel de controlo do seu automóvel:

  • Luzes do painel verdes – A luz verde é, tal como deve estar a pensar, informativa e não significa nenhum tipo de avaria. Por exemplo, luzes do cruise control ou dos faróis ligados. Assim, pode seguir a sua viagem. Em certos automóveis, esta luz poderá ser de cor branca ou azul.
  • Luzes do painel amarelas – A luz amarela, por sua vez, indica uma falha no sistema. Se esta se acender durante a condução, deve parar o seu automóvel e ler o manual de instruções do mesmo. Pode ser um problema de simples resolução, mas deverá dirigir-se, mais tarde, ao seu mecânico de confiança.
  • Luzes do painel vermelhas – A luz vermelha significa, de facto, uma avaria ou problema no seu carro. E deverá ser de alguma gravidade. Desta forma, deverá procurar encostar o automóvel rapidamente, de forma segura, e ligar à assistência em viagem.

 

 

Os sinais das luzes mais importantes que deve conhecer

Fique, então, a conhecer as luzes mais importantes do painel de controlo, para saber como reagir se estas se acenderem durante uma viagem.

Aconselhamos, também, a leitura do manual de instruções do seu automóvel, se tiver alguma dúvida.

  • Sinal de pé no travão com luz verde – É comum nos veículos de caixa automática e significa que o condutor deve pisar o travão.
  • Sinal de ABS com luz amarela – Este sinal indica uma falha no sistema de travagem. Se acender no seu automóvel, deve dirigir-se ao mecânico, pois vai ser necessária manutenção.
  • Sinal de antinevoeiro com luz amarela – Avisa que os faróis de nevoeiro estão ligados e deve desligá-los quando passar as condições adversas.
  • Sinal de motor com luz amarela – Este sinal está a indicar que o seu motor está com uma falha. Posto isto, deve dirigir-se ao seu mecânico.
  • Sinal de pressão dos pneus com luz amarela – Se a pressão de algum dos pneus não estiver correta, esta luz vai se acender. Ao mesmo tempo, poderá ser apenas falha dos sensores.
  • Sinal de combustível com luz amarela – Este sinal deve ser conhecido de muitos condutores. Significa que chegou a fatídica hora de se dirigir à bomba de gasolina para reabastecer, porque está na reserva.
  • Sinal de bateria com luz vermelha – Indica que a bateria ou algum dos componentes do sistema elétrico está a falhar. Provavelmente, vai precisar de ajuda de outras pessoas para empurrarem o carro, ou através dos cabos de ligação a outro veículo.
  • Sinal de travão de mão com luz vermelha – Significa que estava com pouca atenção, já que arrancou o carro com o travão de mão ativo.
  • Sinal de óleo com luz vermelha – Indica que a pressão ou o nível do óleo do motor não está adequada. Será necessária substituição ou recarga.
  • Sinal de airbag com luz vermelha – Este aviso é muito importante: um dos airbags não está a funcionar e, por isso, em caso de acidente não será ativado.
  • Sinal de temperatura do líquido refrigeração com luz vermelha  Indica que a temperatura do líquido de refrigeração do motor está com um nível superior ao normal. Deve parar o seu automóvel.

Contrate o Seguro por dias para o seu veículo em 5 minutos

Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.


Autores

autor

Gonçalo Meira

Um excelente profissional com formação em Ciências da Comunicação e um mestrado em Gestão da Comunicação e das Indústrias Criativas. A sua dedicação p... Mais sobre Gonçalo Meira

Quer receber as nossas notícias?

Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.

Nunca compartilharemos seu email com mais ninguém.

Eu aceito as políticas de privacidade