Aprenda a preservar a bateria do seu carro elétrico

AUTOR: Gonçalo Meira | PUBLICADO EM: 15/10/2021 | Última atualização: 08/06/2022

Os elétricos vieram para ficar e são, cada vez mais, opção para muitos condutores portugueses, tal como provam as vendas registadas.

De facto, no ano de 2021, têm sido registados recordes de vendas neste tipo de automóveis, segundo a Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos.

No entanto, ainda existem muitas pessoas com as suas dúvidas e incertezas, o que é perfeitamente compreensível, devido, por exemplo, aos elevados preços do mercado

A autonomia das baterias e o seu carregamento continua, igualmente, a ser um ponto fraco dos automóveis elétricos, embora a previsão de desenvolvimento rápido, nestes aspetos, nos próximos anos. 

Desta forma, a Seguropordias.pt pretende mostrar-lhe algumas formas para cuidar da bateria do seu carro elétrico, para que não a tenha de substituir mais cedo que o previsto.

Até porque os valores de uma nova bateria são mesmo muito caros.

 

Carregar a bateria do seu carro elétrico da melhor forma

Quase como os nossos telemóveis, computadores portáteis, entre outros, os carros elétricos precisam de ser carregados regularmente.

Em qualquer um destes casos já deve ter ouvido, vezes sem conta, que é preciso ter muito atenção na forma como os carregamos.

Pois bem, nos carros, esse cuidado deve ser ainda maior.

O seu automóvel elétrico pode ser carregado de várias formas: 

  • Na sua garagem, na sua tomada doméstica ou através de uma wallbox;
  • Na rede pública, (para quem não pode carregar em casa, por exemplo) através de postos de abastecimento rápidos ou normais.

 

Assim, a melhor forma de carregar o seu carro é através de um carregamento lento, independentemente do local onde este é feito.

Obviamente, é fácil de compreender a adoração por carregadores rápidos mas, com o tempo, irão danificar bateria do seu carro elétrico.

Por isso, utilize-os apenas em casos de necessidade máxima.

 

Passos para preservar a bateria do seu carro elétrico

Como referido anteriormente, as baterias dos automóveis são elementos muito caros e, desta forma, a importância com a sua manutenção cresce bastante.

Ninguém quer pagar cerca de 5 mil euros (ou mais) por uma nova bateria do seu automóvel elétrico e, por isso, siga os próximos passos para garantir a durabilidade da mesma.

 

Não carregar a bateria do seu carro elétrico a 100%

Pode parecer, à primeira vista, um contrassenso, mas, de facto, deve evitar carregar a bateria do seu automóvel até aos 100%.

Para manter a capacidade máxima da bateria, recomenda-se que a carregue até aos 80%.

O motivo para tal está relacionado com a temperatura do núcleo, que, se aumentada, irá prejudicar a capacidade da bateria.

Este passo vai ajudar, também, a poupar algum tempo, já que carregar até depois desse valor (os últimos 20%) vai demorar mais do que todo o carregamento até aí.

 

Não descarregar totalmente a bateria do seu carro elétrico 

Este segundo passo é exatamente o oposto do anterior, embora o princípio seja o mesmo.

Da mesma forma que o carregamento a 100% pode ser prejudicial à bateria do seu carro, deixá-la a 0% é, igualmente, perigoso.

 Assim, estará a evitar a deterioração da mesma. 

 

Carregar o seu carro elétrico quando possível 

Este passo poderá parecer estranho, à primeira, mas é muito importante.

Deve carregar o seu automóvel sempre que possível.

Mesmo no caso em que, ao chegar a casa, depois de um dia a utilizar o seu veículo, e considerar que tem bateria suficiente para o dia seguinte e, portanto, não precisa de o ligar à ficha, não o faça.

Ao mesmo tempo, garanta que este carregamento contínuo é feito até aos 80%.

Mais um vez, este procedimento serve para manter os componentes à temperatura ideal e, assim, evitar a sua degradação.

 

Carregar o seu carro elétrico no período noturno

Na verdade, este procedimento até o vai ajudar na conta da eletricidade ao final do mês.

De facto, por se registarem temperaturas mais baixas neste período específico do dia, a noite é a altura indicada para carregar o seu automóvel elétrico, de forma a evitar sobreaquecimentos na bateria.

 

Proteger o seu carro elétrico do sol e do frio

A exposição a temperaturas extremas (tanto de calor como de frio) aumenta a probabilidade de degradação da bateria do seu automóvel elétrico.

Sempre que possível, evite ao máximo o calor muito intenso, e o mesmo com o frio.

Contrate o Seguro por dias para o seu veículo em 5 minutos

Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.


Autores

autor

Gonçalo Meira

Um excelente profissional com formação em Ciências da Comunicação e um mestrado em Gestão da Comunicação e das Indústrias Criativas. A sua dedicação p... Mais sobre Gonçalo Meira

Quer receber as nossas notícias?

Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.

Nunca compartilharemos seu email com mais ninguém.

Eu aceito as políticas de privacidade