BLOG SEGUROPORDIAS.PT

Aprenda a pintar o seu carro

Criado por Gonçalo Meira a 28-03-2022 /

O seu carro está a precisar de uma nova pintura

Não tem de ser assim tão dispendioso!

A Seguropordias.pt vai explicar-lhe todo o processo, para que o consiga fazer de forma mais ou menos tranquila.

Com o passar dos anos, é natural que a pintura do seu automóvel não seja a mesma, um risco ali, acolá… 

Pintar o seu próprio carro pode parecer um processo complicado à partida, mas, na verdade, não é assim tanto.

Apenas necessita de ter todos os materiais necessários e tenha algum jeito com as “mãozinhas”.

O resultado será bastante satisfatório e, além disso, conseguirá poupar um bom dinheiro!

Se é um automobilista com alguma experiência sabe que, mesmo com uma boa manutenção diária do seu carro, é impossível evitar que agentes externos danifiquem sua pintura ao longo do tempo.

 

Passos simples para pintar o seu próprio carro

Antes de começar a trabalhar, é melhor encontrar um bom lugar para fazê-lo e reunir os materiais necessários para realizar todo o processo: compressor de ar, tinta, lixa, tinta spray, polidor, máscara de gás, massas, dissolvente para limpar a superfície, dissolvente de pintura... 

Depois de ter tudo o que precisa, pode começar a pintar o seu carro seguindo estes passos:

  1. Cobrir as áreas que não vão ser pintadas: antes de iniciar o processo, deve cobrir bem com papel e fita adesiva todas as áreas que não correspondem à carroçaria do carro, ou seja, rodas, luzes, vidros e qualquer outro elemento que não vá pintar.
  2. Lixar: Lixe a pintura do carro até chegar ao metal, para que a nova tinta adira melhor.
  3. Reparar: se reparar que a chapa tem alguma amolgadela, pode preenchê-la com massa e alisá-la, para que quando estiver a pintar fique como nova.
  4. Limpar a superfície: use álcool para limpar a superfície e eliminar os óleos para que, depois de terminar, o acabamento da pintura seja melhor. Em seguida, prepare a superfície com uma pintura básica primária.
  5. Pintar: ao aplicar a primeira camada de tinta resistente à corrosão em toda a superfície, deixe secar e, quando estiver tudo seco, lixe levemente e limpe a superfície novamente. De seguida, é hora de começar a pintar com a tinta especial para carroçarias. Prepare a tinta seguindo as instruções do fabricante e comece a pintar o carro com um spray especial para a mesma. Deixe secar e dê uma nova demão de tinta. Se quiser acelerar o processo, utilize um secador (com alguma distância).
  6. Lacar: Após a última pintura, terá de esperar pelo menos uma hora para iniciar a lacagem. Teste numa parte do veículo antes de continuar para verificar se o tempo que esperou é o suficiente e se a chapa está pronta para a lacagem.
  7. Secar: Depois de envernizar toda a superfície, terá de esperar pelo menos um dia para que o verniz seque completamente. Deixe secar numa zona livre de poeiras, para que as partículas não colem na tinta nova.

 

Finalizados estes 7 passos, já pode exibir o seu carro com uma pele nova e acabada de pintar!A melhor parte é que não precisou de contratar ninguém para o fazer por si.

Se não se atreve a realizar todo esse processo sozinho, tem sempre a opção de levar o seu carro a uma oficina de carroçaria e pintura para que eles pintem o seu veículo.

Claro que o resultado será mais profissional, mas também terá de fazer um investimento elevado, podendo ser superior a 2500€.

Caso esteja a precisar de pintar o carro e não o quer fazer, visite várias oficinas para poder conseguir a comparação de ofertas e, quem sabe, um negócio mais vantajoso.

Autores

autor

Gonçalo Meira

Um excelente profissional com formação em Ciências da Comunicação e um mestrado em Gestão da Comunicação e das Indústrias Criativas. A sua dedicação p... Más sobre Gonçalo Meira

Artigos relacionados