Não sei da chave do meu automóvel: o que fazer?

AUTOR: Gonçalo Meira | PUBLICADO EM: 04/04/2022 | Última atualização: 26/04/2023

Já alguma vez perdeu a chave do seu automóvel?

Esperamos que não, embora saibamos que é uma situação que, infelizmente, já aconteceu com várias pessoas.

Por isso, a Seguropordias.pt pretende ajudar todas as pessoas que poderão passar por esta infeliz e stressante situação.

Na verdade, segundo contam os trabalhadores de reboques, todos os dias há alguém que perde a chave do seu veículo.

Por vezes, também há casos de pessoas que deixam a chave dentro do carro, sendo que este se trancou automaticamente.

Neste último caso, apesar de ser uma situação aborrecida, a solução é bem mais fácil, nomeadamente se tiver um seguro com boas coberturas.

Além de a perder, existem outros problemas com a chave do automóvel que deve conhecer.

 

Os vários tipos de chaves automóveis 

Como deve saber, existem vários tipos de chaves, algumas mais modernas e com tecnologia mais desenvolvida, outras mais antigas.

Apresentamos-lhe os vários tipos:

  • Chave comum: Esta é a chave mais antiga/clássica de todas. Pode inseri-la na porta do carro ou ranhura que liga o motor.
  • Chave estilo canivete: Estas são chaves mais recentes, em que clicando num botão, o palhetão sai. Ao mesmo tempo, é rebatível. Normalmente, possuem mais botões, como para abrir e fechar o veículo.
  • Chave sem palhetão: Estas chaves, também modernas, possuem apenas uma carcaça que entra na ranhura para ligar o automóvel. Possuem, igualmente, botões para abrir (e fechar) a mala e o carro.
  • Chave keyless: As chaves keyless funcionam através de baixas frequências. São idênticas às chaves sem palhetão, no entanto, não precisa de a retirar do bolso ou da carteira para ligar o carro. Têm, também, os botões para abrir e fechar o carro, bem como a mala.
  • Chave smart key: Este tipo de chaves, as mais modernas de todas, são bastante idênticas às keyless, contudo, possuem um pequeno ecrã tátil que tem a possibilidade de ter mais funções.

 

A solução mais rápida e fácil se perdeu a chave do carro

Desde já, a solução mais simples de todas, e que lhe vai facilitar bastante a vida, é ter a chave suplente consigo ou guardada em casa ou outro local seguro.

Assim, poderá fazer a sua vida normal e procurar, quando estiver com mais disponibilidade de tempo, onde deixou a chave perdida.

Por outro lado, sempre que for de viagem para férias, deixamos o conselho para que leve estas duas chaves (principal e suplente) consigo. 

Guarde a segunda num local seguro, evitando, desta forma, alguma desagradável surpresa.

 

Se não tem mais chaves do carro

Se perdeu as chaves do carro e não possui uma chave suplente, a situação fica mais complicada… 

Mas tudo tem solução!

Em primeiro lugar, deve consultar a sua seguradora, visto que existem apólices que cobrem este tipo de ocasiões.

Além disso, se acha que lhe podem ter roubado a chave do carro, deve dirigir-se a uma esquadra da polícia para fazer a devida participação.

De seguida, o processo poderá ser um pouco demorado, principalmente para quem necessita de utilizar o carro diariamente.

Deve contactar a marca ou concessionário onde comprou o automóvel e pedir para que produzam uma chave nova

Para este processo, terá de fazer prova que é o proprietário do carro em questão e, ainda, fornecer o código único da chave perdida (presente no cartão que é dado na altura da compra).

O preço a pagar depende, obviamente, do tipo de chave em questão.

Ou seja, se for uma chave simples, será mais barato do que uma keyless ou smartkey.

Contudo, prepara-se para despender um valor à volta ou superior a 100€, se, mais uma vez, não possuir as chaves suplentes.

Contrate o Seguro por dias para o seu veículo em 5 minutos

Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.


Autores

autor

Gonçalo Meira

Um excelente profissional com formação em Ciências da Comunicação e um mestrado em Gestão da Comunicação e das Indústrias Criativas. A sua dedicação p... Mais sobre Gonçalo Meira

Quer receber as nossas notícias?

Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.

Nunca compartilharemos seu email com mais ninguém.

Eu aceito as políticas de privacidade