Calcular o consumo do seu automóvel

Aprenda como saber o consumo real do seu carro

segunda, 1 de fevereiro de 2021

Na compra de um carro, todos nós procuramos a melhor forma de poupar, seja a curto ou a longo prazo.

Uma das melhores para o fazer é procurar um veículo que tenha um consumo baixo.

O preço alto dos combustíveis em Portugal torna inevitável que nos preocupemos com o consumo do nosso automóvel

É, aliás, um dos aspetos que causa mais dores de cabeça aos condutores.

Embora o cálculo do consumo do seu carro não seja muito complexo, por vezes, surgem dúvidas que iremos esclarecer neste artigo.

 

Consumo real do meu carro

Em primeiro lugar, relembramos que o imposto de circulação de cada automóvel varia de acordo com a quantidade de CO2 que é emitida.

O preço final depende das emissões e do consumo. 

Portanto, os fabricantes de automóveis utilizam todos os seus recursos para garantir que os carros continuem a ter preços competitivos no mercado.

Isto leva os fabricantes a aproveitarem todos aqueles pequenos truques para que os dados de consumo sejam os mais baixos possíveis, algo que não se ajusta ao consumo real do carro. Os dados oficiais pelas marcas não se aplicam à condução real.

Como calcular o consumo de combustível no seu carro?

Para poder calcular o consumo do seu veículo, é importante que siga uma série de passos:

1. Encha o depósito.

2. Reinicie o odómetro (medidor de distâncias): Após o reabastecimento, ajuste o contador de quilómetros a 0. Para fazer isso, veja o painel de controlo. O habitual é alterar o odómetro, mas caso não seja possível, deve anotar a quantidades de kms no contador. É, também, importante observar o número total de litros de combustível com que atestou o depósito.

3. Circule com normalidade: de seguida, devemos conduzir da mesma forma que fazia antes, com a condição de não desligar o motor até o que o tanque do seu veículo entre na reserva.

4. Reabastecer o depósito: quando o seu carro estiver na reserva, encha o taque de combustível e anote a quantidade de litros que foram necessários.

5. Faça uma operação de cálculo simples: finalmente, depois de ter escrito tudo o que é necessário, pode calcular o seu consumo de duas maneiras.

A primeira é fazer uma regra de três simples. Esta fórmula vai ajudar a perceber o que consumiu a 100 quilómetros.

Por exemplo, se o seu veículo tem capacidade para 50 litros de combustível e, quando cheio, percorreu 600 quilómetros, tem de dividir a quantidade de combustível pelos quilómetros percorridos e multiplicar o resultado por 100. 

A operação neste caso seria: 50:600 = 0,083; 0,083 x 100 = 8,33.

A outra operação que pode realizar é, se anotou todos os números das etapas anteriores, subtrair os litros que encheram o tanque de combustível quando ele estava na reserva, pelos que utilizou quando circulou depois de encher o tanque pela primeira vez.

 

Como é que os fabricantes de automóveis calculam o consumo de combustível?

Seguramente, já percebeu que o consumo do seu carro indicado pelo medidor, está longe dos valores reais de consumo. Isto acontece devido à forma como medem esse valor.

Os fabricantes determinam o consumo de combustível com base em testes que simulam uma direção real, tendo em conta as condições atmosféricas e o estado da estrada.

Portanto, os números do medidor do carro, embora tendam a estar próximos, são dados indicativos e não reais.

 

O que influencia o consumo de um carro?

Além de se preocupar em comprar um carro que consome pouco, é preciso prestar atenção aos factores que podem fazer com que o consumo de um carro varie. 

Existem vários mitos e lendas sobre o que influencia o consumo num carro, mas aqui encontra uma lista dos cinco fatores que deve ter em mente para economizar combustível.

 

Condução eficiente

Se conduzir como uma corrida de Fórmula 1, além de colocar em risco a sua vida e a de outras pessoas, o consumo do seu carro vai disparar. Dica: respeite a velocidade e não faça mudanças bruscas.

 

Janelas e Ar Condicionado

Naturalmente, é melhor gastar um pouco mais de combustível do que derreter a conduzir no verão. Mas deve estar ciente que ambas aumentarão os consumos.

 

Peso do carro

Quanto mais peso transportar no carro, maior será o esforço do morto que o motor terá de realizar. Aqui está outro motivo para não levou roupa extra quando for de férias.

 

Pressão do pneu

Está intimamente relacionado com o peso do carro. Quanto maior este for, pode aumentar a pressão recomendada em alguns décimos, sem que nada aconteça.

 

O travão

Um dos maus hábitos mais comuns é abusar do travão e usá-lo bruscamente. A melhor maneira de o evitar é usar a embraiagem e respeitar a distância de segurança, de forma a evitar travagens bruscas.

 

Aplicações para calcular o consumo de combustível 

Graças aos avanços tecnológicos, existem aplicações que permitem fazer uma estimativa cada vez mais precisa do custo do combustível do seu veículo.

 

Calculador de Consumo 

É uma aplicação para Android que permite calcular o gasto de combustível. Além disso, informa o custo e a quantidade de gasolina/gasóleo que o seu carro precisa para fazer viagens de longa distância.

 

Fuelio

Esta aplicação permite fazer um resumo do percurso em quilómetros, o consumo e o custo do combustível que o nosso carro terá de fazer numa viagem. Da mesma forma, podemos aceder a um registo dos diferentes pontos de abastecimento no Google Maps.

Neste momento, esta aplicação está disponível apenas para Android, embora a versão para IOS esteja a ser trabalhada.

 

Drivvo

Por último, temos o Drivvo, que nos permite gerir o consumo e as despesas do nosso veículo. Nesta aplicação, é possível ver gráficos de eficiência de combustível. Além disso, coleciona pontos de abastecimento, relatórios, tabelas de consumo, estatísticas, etc.

Esta aplicação está disponível tanto para Android como para IOS.

 

Lembre-se de que não só é importante melhorar a condução para poupar dinheiro, mas também contribuir para reduzir a poluição ambiental.

Da mesma forma, conduzir com eficiência, fazer a manutenção correta do veículo ou verificar o estado das rodas pode ajudar a reduzir o consumo do carro. 

Contrate o Seguro por dias para o seu veículo em 5 minutos

Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.


Quer receber as nossas notícias?

Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.

Nunca compartilharemos seu email com mais ninguém.

Eu aceito as políticas de privacidade