Como certamente saberá, é obrigatório ter sempre o seu veículo coberto por um seguro, não importa se o tem guardado numa garagem e não está a circular.
Mas isso não significa que deva ter sempre o mesmo seguro. Muitas pessoas já se perguntaram o que fazer se quiserem mudar o seguro do carro.
Bem, vamos explicar-lhe como alterar o seguro automóvel de uma forma fácil.
Segundo o Decreto-Lei n.º 72/2008, a cessação do contrato de Seguro por ambas as partes é possível numa situação de justa causa.
Assim, é possível em caso de acidentes, venda do veículo ou extinção da matrícula – existe até a possibilidade de solicitar a devolução de parte do prémio à Seguradora, tendo em conta o tempo em falta para terminar o contrato.
Se não houver justa causa, é importante que siga alguns passos para fazê-lo corretamente, de forma a não ter problemas com as seguradoras.
De forma simples:
1. Solicite a anulação por escrito: É obrigatório solicitar o cancelamento por escrito, caso contrário, não terá efeito.
2. Altura de solicitar o cancelamento: É importante estar atento para saber quando é que a sua apólice expira, porque se não notificar a empresa que deseja cancelar o seu seguro com antecedência, ele não terá efeito. Atualmente, o prazo para notificação é de 30 dias antes do vencimento.
3. O conteúdo da carta: Na carta deverá indicar que não deseja renovar a apólice e assinalar qual é a sua companhia de seguro, a data de envio da carta, a data da contratação da apólice e os seus dados pessoais.
4. Envie a carta: Deve enviar uma carta registada a avisar que deseja cancelar a sua apólice atual.
5. Para onde enviar: É necessário enviar o documento para a sede da seguradora. É importante que tenha a certeza de que chegou em segurança, de forma a evitar surpresas.
6. Notifique o banco: Em princípio, não é obrigatório avisar mais ninguém, mas para maior tranquilidade e para evitar mal-entendidos, uma vez enviada a carta, é aconselhável avisar o seu banco que se chegar o recibo, não deve ser pago.
7. Outra forma de cancelar a assinatura: A forma mais segura de realizar este procedimento é por escrito, embora existam também algumas seguradoras que aceitam o cancelamento por telefone, o que será confirmado por email.
Outras seguradoras aceitam cancelamentos através do website, mas é importante ler sempre as condições.
O mais importante, não importa como faça, é que depois de cancelar o seguro do carro, tenha o recibo e a data em que o procedimento foi feito.
Lembre-se que não pode circular sem seguro, portanto entre cancelar o seu seguro e contratar um novo, pode contratar um seguro temporário automóvel Seguropordias.pt em apenas cinco minutos e 100% online.
Depois de decidir mudar o seguro do seu carro e cancelar a apólice atual, é altura de determinar qual será o seguro a contratar.
Para escolher o que melhor atende às suas necessidades, é importante avaliá-lo antes de o contratar.
Deve conhecer as várias opções disponíveis.
Antes de contratar um seguro de carro, é importante saber quais são os nossos hábitos a conduzir.
Por exemplo, se usar o carro para viagens longas, é importante ter uma boa cobertura de assistência rodoviária.
Segurar um carro novo não é o mesmo que um carro usado.
Deve ter em consideração o uso que dá ao automóvel.
Se usa diariamente ou se com menos frequência.
Assim, ajudará a perceber se quer a cobertura de substituição do carro.
É importante decidir entre seguro contra terceiros, seguro contra terceiros estendido ou contra todos os riscos. Quais são as diferenças entre esses tipos de seguro?
Deve prestar atenção especial às exclusões do seu seguro de carro, mesmo que ele seja totalmente abrangente. Os mais comuns são geralmente os acidentes que ocorrem sob a influência do álcool, mas existem muitos outros que o podem afetar.
Muitas seguradoras têm limites para assistência.
Se costuma viajar muito com o seu carro, deve fazer um seguro com uma boa garantia de assistência rodoviária que o cubra em caso de acidente ou avaria.
Os extras que instalarmos no nosso veículo podem fazer com que o preço do nosso seguro aumente, visto que o valor do carro é mais elevado.
É importante ter um bom registo de acidentes na estrada.
Muitas companhias seguradoras recompensam ou penalizam os condutores com base no número de sinistros que já tiveram.
Por fim, o último passo é comparar as ofertas das diferentes seguradoras e escolher a que melhor se adapta às suas necessidades.
Existem muitos casos de condutores que sofreram um acidente e não sabem exatamente o que têm coberto.
Por isso, o seguinte é muito importante: deve ler atentamente a apólice, com as suas coberturas e exclusões.
Antes de mudar o seguro de carro, leia a nova apólice cuidadosamente com suas coberturas e exclusões.
Desta forma, ficou a conhecer o conjunto de procedimentos para quando quiser alterar o seu seguro automóvel.
A Seguropordias.pt pode ser bastante útil para si neste processo, através dos nossos seguros temporários.
Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.
Autores
Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.