Como e quando posso mudar de seguradora de automóvel

AUTOR: Gonçalo Meira | PUBLICADO EM: 15/10/2020 | Última atualização: 10/05/2023

Como certamente saberá, é obrigatório ter sempre o seu veículo coberto por um seguro, não importa se o tem guardado numa garagem e não está a circular.

Mas isso não significa que deva ter sempre o mesmo seguro. Muitas pessoas já se perguntaram o que fazer se quiserem mudar o seguro do carro.

Bem, vamos explicar-lhe como alterar o seguro automóvel de uma forma fácil.

Segundo o Decreto-Lei n.º 72/2008, a cessação do contrato de Seguro por ambas as partes é possível numa situação de justa causa.

Assim, é possível em caso de acidentes, venda do veículo ou extinção da matrícula – existe até a possibilidade de solicitar a devolução de parte do prémio à Seguradora, tendo em conta o tempo em falta para terminar o contrato.

Se não houver justa causa, é importante que siga alguns passos para fazê-lo corretamente, de forma a não ter problemas com as seguradoras. 

 

De forma simples:

Como mudar de seguradora automóvel

1. Solicite a anulação por escrito: É obrigatório solicitar o cancelamento por escrito, caso contrário, não terá efeito.

2. Altura de solicitar o cancelamento: É importante estar atento para saber quando é que a sua apólice expira, porque se não notificar a empresa que deseja cancelar o seu seguro com antecedência, ele não terá efeito. Atualmente, o prazo para notificação é de 30 dias antes do vencimento.

3. O conteúdo da carta: Na carta deverá indicar que não deseja renovar a apólice e assinalar qual é a sua companhia de seguro, a data de envio da carta, a data da contratação da apólice e os seus dados pessoais.

4. Envie a carta: Deve enviar uma carta registada a avisar que deseja cancelar a sua apólice atual.

5. Para onde enviar: É necessário enviar o documento para a sede da seguradora. É importante que tenha a certeza de que chegou em segurança, de forma a evitar surpresas.

6. Notifique o banco: Em princípio, não é obrigatório avisar mais ninguém, mas para maior tranquilidade e para evitar mal-entendidos, uma vez enviada a carta, é aconselhável avisar o seu banco que se chegar o recibo, não deve ser pago.

7. Outra forma de cancelar a assinatura: A forma mais segura de realizar este procedimento é por escrito, embora existam também algumas seguradoras que aceitam o cancelamento por telefone, o que será confirmado por email.

Outras seguradoras aceitam cancelamentos através do website, mas é importante ler sempre as condições.

O mais importante, não importa como faça, é que depois de cancelar o seguro do carro, tenha o recibo e a data em que o procedimento foi feito. 

Lembre-se que não pode circular sem seguro, portanto entre cancelar o seu seguro e contratar um novo, pode contratar um seguro temporário automóvel Seguropordias.pt em apenas cinco minutos e 100% online.

 

O que deve ter em mente ao mudar de seguro automóvel

Depois de decidir mudar o seguro do seu carro e cancelar a apólice atual, é altura de determinar qual será o seguro a contratar.

Para escolher o que melhor atende às suas necessidades, é importante avaliá-lo antes de o contratar.

Deve conhecer as várias opções disponíveis.

 

Características como condutor

Antes de contratar um seguro de carro, é importante saber quais são os nossos hábitos a conduzir.

Por exemplo, se usar o carro para viagens longas, é importante ter uma boa cobertura de assistência rodoviária.

 

O tipo de veículo

Segurar um carro novo não é o mesmo que um carro usado.

Deve ter em consideração o uso que dá ao automóvel.

Se usa diariamente ou se com menos frequência. 

Assim, ajudará a perceber se quer a cobertura de substituição do carro.

 

Tipo de seguro

É importante decidir entre seguro contra terceiros, seguro contra terceiros estendido ou contra todos os riscos. Quais são as diferenças entre esses tipos de seguro?

  • Seguro de responsabilidade civil: cobre a responsabilidade civil obrigatória, ou seja, os danos que causamos a terceiros, mas não os do próprio veículo.
  • Seguro de terceiros alargado: Tendem a adicionar garantias, como vidros partidos ou roubo, à cobertura da seção anterior.

 

Partes que o seguro não cobre

Deve prestar atenção especial às exclusões do seu seguro de carro, mesmo que ele seja totalmente abrangente. Os mais comuns são geralmente os acidentes que ocorrem sob a influência do álcool, mas existem muitos outros que o podem afetar.

 

Assistência na estrada

Muitas seguradoras têm limites para assistência. 

Se costuma viajar muito com o seu carro, deve fazer um seguro com uma boa garantia de assistência rodoviária que o cubra em caso de acidente ou avaria.

 

Elementos que aumentam o preço

Os extras que instalarmos no nosso veículo podem fazer com que o preço do nosso seguro aumente, visto que o valor do carro é mais elevado.

 

Taxa de acidentes

É importante ter um bom registo de acidentes na estrada.

Muitas companhias seguradoras recompensam ou penalizam os condutores com base no número de sinistros que já tiveram.

 

Compare ofertas

Por fim, o último passo é comparar as ofertas das diferentes seguradoras e escolher a que melhor se adapta às suas necessidades.

Existem muitos casos de condutores que sofreram um acidente e não sabem exatamente o que têm coberto.

Por isso, o seguinte é muito importante: deve ler atentamente a apólice, com as suas coberturas e exclusões. 

Antes de mudar o seguro de carro, leia a nova apólice cuidadosamente com suas coberturas e exclusões.

Desta forma, ficou a conhecer o conjunto de procedimentos para quando quiser alterar o seu seguro automóvel.

A Seguropordias.pt pode ser bastante útil para si neste processo, através dos nossos seguros temporários.

Contrate o Seguro por dias para o seu veículo em 5 minutos

Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.


Autores

autor

Gonçalo Meira

Um excelente profissional com formação em Ciências da Comunicação e um mestrado em Gestão da Comunicação e das Indústrias Criativas. A sua dedicação p... Mais sobre Gonçalo Meira

Quer receber as nossas notícias?

Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.

Nunca compartilharemos seu email com mais ninguém.

Eu aceito as políticas de privacidade