O Rally está de volta a Portugal!

AUTOR: Gonçalo Meira | PUBLICADO EM: 19/05/2021 | Última atualização: 08/06/2022

O Vodafone Rally de Portugal, etapa do WRC (Campeonato do Mundo de Ralis), volta este ano ao nosso país, mais precisamente ao Norte!

Unanimemente considerado o melhor rally do mundo, regressa depois de um ano em que não se realizou, devido aos constrangimentos da pandemia do vírus covid-19.

 A prova será organizada pelo Automóvel Club de Portugal e terá lugar entre os dias 20 e 23 de maio

Para os apaixonados deste desporto, que sabemos ser imensos, esta é mais uma grande oportunidade de acompanhar a velocidade ao vivo ou pela televisão a elite das corridas fora da pista.

Os pilotos, como o heptacampeão Sébastien Ogier ou Ott Tanak, atual campeão, irão marcar presença e lutar pelo vitória, nesta que é a quarta etapa do Campeonato do Mundo. 

A base operacional de toda a logística da competição e das equipas será, mais uma vez, a Exponor, localizada em Leça da Palmeira, Matosinhos. 

Como é tradição, o público poderá estar presente.

A Seguropordias.pt aconselha a todos os que pretendem assistir à prova o uso de máscara, distanciamento social e respeito por todas as outras normas de segurança derivadas da pandemia que vivemos, por um evento espetacular e em segurança. 

Os publico português do desporto motorizado vive, claramente, momentos felizes, depois de termos assistido à Fórmula 1 no Algarve e agora com o WRC no Norte.

 

Traçado e Calendário do Rally

No primeiro dia, 20 de maio, os pilotos vão participar no Shakedown, que se realizará em Paredes, Porto, para tudo estar preparado para a competição que se avizinha.

Dia 21 a ação começa no Centro de Portugal. 

A partida oficial é em Coimbra, junto à Porta Férrea.

Ao início da manhã e tarde os carros arrancam para as classificativas na Lousã, em Góis e Arganil. 

Ainda nesse mesmo dia, Lousada, no distrito do Porto, vai receber a Super Especial ao final do dia, com transmissão televisiva em direto. 

No dia seguinte, 22 de maio, as operações deslocam-se mais para Norte, com Vieira do Minho, Cabeceiras de Basto, ambas as localidades do distrito de Braga, e Amarante, Porto, a receberem os pilotos e as suas máquinas de 4 rodas. 

Para terminar este dia da melhor forma, haverá uma Super Especial inédita, que lhe contaremos mais à frente. 

No último dia deste mega evento, domingo dia 23, haverá um regresso, esperado por todos amantes do desporto automóvel há cerca de 20 anos e um clássico. 

Felgueiras está, então, de volta ao circuito, com duas passagens, bem como Montim e Fafe, onde mais uma vez poderemos assistir à incursão pelo seu famoso troço.

A cerimónia do pódio, e respetiva entrega dos troféus e medalhas, voltará a acontecer na Marginal de Matosinhos. 

 

A novidade para o Porto

Para sábado está reservada uma das maiores surpresas da prova. 

Três anos passaram desde a última etapa na cidade invicta e o regresso não podia ser melhor: uma Super Especial na Foz do Douro.

Tradicionalmente, esta acontecia na baixa do Porto, como muitos se devem lembrar, com os carros a circular a máxima velocidade na Avenida dos Aliados.

O percurso será em redor do Forte de São João Baptista e a previsão é de momentos empolgantes.  

Como é natural nestas ocasiões, existirão vários condicionamentos ao trânsito, tanto nos dias que antecedem a prova, como após a realização da mesma, para desmontagem das infraestruturas. 

O estacionamento nas zonas onde a prova terá lugar está, obviamente, proibido, e vão acontecer certos cortes de trânsito entre a marginal das praias da Foz e a marginal ribeirinha da Cantareira.

fonte: CM Porto

 

Os pilotos

Como já sabe, os melhores pilotos de Rally do mundo estarão, mais uma vez, prontos para acelerar em Portugal.

Com Sébastien Ogier, da Toyota, e Ott Tanak, Hyundai, a assumirem a maior parte do protagonismo, os adeptos portugueses podem e devem esperar uma grande prova.

Esta semana, o próprio heptacampeão mundial, Sébastien Ogier, afirmou a um jornal desportivo que o “Rali de Portugal tem o público mais apaixonado do Mundial", palavras que orgulham qualquer apaixonado por esta modalidade.

Destaque, ainda, para Thierry Neuville foi o vencedor em 2018, piloto da Hyundai Motorsport e para Dani Sordo, o espanhol muito conhecido por cá.

Entre os portugueses que vão entrar na prova, 11 no total, teremos o campeão nacional Armindo Araújo, Ricardo Teodósio e, ainda, o treinador de futebol André Villas-Boas. 

Contrate o Seguro por dias para o seu veículo em 5 minutos

Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.


Autores

autor

Gonçalo Meira

Um excelente profissional com formação em Ciências da Comunicação e um mestrado em Gestão da Comunicação e das Indústrias Criativas. A sua dedicação p... Mais sobre Gonçalo Meira

Quer receber as nossas notícias?

Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.

Nunca compartilharemos seu email com mais ninguém.

Eu aceito as políticas de privacidade