O ar condicionado é, sem dúvida, um dos elementos mais importantes para o conforto no interior de um automóvel.
Quer seja com o calor do verão, quer seja com o frio do inverno, ter o ar condicionado a funcionar corretamente melhora imenso as viagens que cada pessoa faz, sejam estas longas ou curtas.
Além de regular a temperatura sentida no interior de um veículo, permite eliminar a condensação nos vidros (ou desembaciar), o que é muito importante para a segurança na estrada, especialmente em dias de chuva.
Desta forma, já conseguiu perceber o quão importante é ter o ar condicionado do seu carro a funcionar corretamente.
A Seguropordias.pt vai mostrar-lhe os sinais deste poder estar com avarias, as soluções para os problemas e, ainda, a melhor forma de o utilizar e cuidar.
Por falar em climatização do seu carro, ar condicionado ou janelas abertas, o que gasta mais?
Desde já, o principal passo a seguir, regularmente, é limpar os filtros do ar condicionado.
Se detetar alguns destes sinais no ar condicionado do seu automóvel, em princípio, este terá alguma avaria e o melhor a fazer é dirigir-se rapidamente ao seu mecânico de confiança.
Ao ligar o ar condicionado no seu automóvel sente que este faz um ruído diferente do que é costume?
Poderá ser um sinal de avaria: na ventoinha, nas tubagens ou no compressor.
O problema não terá, necessariamente, de ser grave ou dispendioso.
A melhor solução é dirigir-se a uma oficina especializada em climatização automóvel.
A London Metropolitan University realizou um estudo e concluiu que podem existir bactérias perigosas nos sistemas de climatização dos carros, principalmente devido aos filtros de ar condicionado que não foram substituídos.
Assim, poderá ter algum tipo de reação alérgica, a que deve prestar atenção.
Se sentir alguma irritação nos olhos ou nariz, ou estes ficarem vermelhos, pode, então, ser do ar condicionado.
Uma das eventuais soluções é, de facto, substituir os filtros do ar condicionado.
Ligou o ar condicionado do seu automóvel e sentiu um cheiro estranho e desagradável?
Tal pode ser um indício da presença de bactérias ou fungos nos filtros e/ou tubagens do ar condicionado do seu automóvel.
Cuidado! Se continuar com o ar condicionado ligado está a disseminar este tipo de seres pelo seu carro e poderão, como é óbvio, chegar até si.
A solução é simples: dirigir-se ao seu mecânico de confiança, que vai limpar o sistema do seu veículo e reparar o que for necessário.
Se tentar colocar a climatização do seu automóvel mais fria e tal não se verificar, saiba que está perante uma avaria no sistema.
Esta deve-se, provavelmente, a um dos seguintes problemas: fuga do fluido refrigerante, fuga de gás, ou obstrução do filtro do habitáculo.
Ao notar que está com esta avaria no seu carro, não insista em ter o ar condicionado ligado, pois estará a aumentar o consumo de combustível devido ao esforço extra do sistema.
Assim, dirigir-se ao seu mecânico rapidamente é a melhor solução.
Se os vidros do seu automóvel ficam bastante embaciados, até mesmo quando possui o ar condicionado ligado, poderá ter uma avaria.
Este problema com a climatização costuma estar relacionado com a perda de gás, devido a fuga, no circuito de refrigeração.
Caso tal aconteça, visite o seu mecânico.
Para que o ar condicionado funcione corretamente e, assim, evitar eventuais avarias, deve seguir sempre estes 4 passos:
Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.
Autores
Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.