A Semana Santa e todos os dias importantes da Páscoa estão aí à porta e, pelo segundo ano consecutivo, não serão vividos com a normalidade a que estávamos acostumados.
Entre 26 de março e 5 de abril, as restrições à circulação de pessoas voltam a ser apertadas e o dever geral de confinamento mantém-se.
É importante referir que estas têm como objetivo controlar o contágio do vírus e evitar que se disperse através de focos de contágio.
Desta forma, coloca-se a questão: o que posso ou não posso fazer?
A Seguropordias.pt não quer que os condutores portugueses incorram em sanções devido ao desrespeito pelas normas vigentes durante a Páscoa.
O nosso objetivo é, obviamente, alertar para o cumprimento das mesmas.
Não. As fronteiras terrestres e fluviais continuarão a ser controladas até ao dia 6 de abril, devido às circunstâncias que todos conhecemos.
Existem, como se sabe, os pontos de passagem autorizados, destinados ao transporte internacional de mercadorias, de trabalhadores transfronteiriços e de caráter sazonal devidamente documentados, e de veículos de emergência e socorro e serviço de urgência.
Não. As deslocações para outro país/fora do território continental português continuam a ser proibidas, independentemente do meio de transporte utilizado.
Só podem viajar pessoas que façam parte das exceções:
- Em trabalho, quando este não for possível à distância;
- Prestar assistência a pessoas vulneráveis;
- Regressar a casa;
- Participação em ações de voluntariado, entre outros.
Não. Será proibida a circulação entre concelhos entre as 0h00 do dia 26 de março e o dia 5 de abri.
É, basicamente, a mesma medida que temos respeitado aos fins de semana.
Está em vigor, ainda, o dever geral de recolhimento domiciliário.
Posso ir visitar a minha família a minha terra natal uns dias antes do dia 26 e depois regressar a casa?
Não. Tal como referido em cima, o dever geral de recolhimento domiciliário impede as pessoas de circularem em vias públicas, com a exceção de deslocações autorizadas.
O comércio a retalho alimentar e de prestação de serviços em estabelecimentos em funcionamento encerram às 21:00h, durante os dias da semana, e às 13:00h aos fins de semana e feriados.
Sim. As celebrações religiosas voltaram a contar com a presença dos fiéis.
A saída do seu domicílio para ir à missa passou a integrar as deslocações autorizadas.
No entanto, esta Páscoa será bastante diferente do normal a que estávamos habituados.
As procissões, as visitas pascais e a saída simbólica de cruzes, são de evitar, de modo a evitar riscos para a saúde pública e a propagação do vírus.
No Domingo de Ramos, padres e fiéis podem levar consigo o ramo de oliveira, mas não é permitida a entrega ou a troca de ramos.
Na Quinta-Feira Santa, foi eliminada a cerimónia do “lava-pés”.
No Santuário de Fátima, as celebrações serão transmitidas online e apenas na presença dos habitantes de Ourém.
As pessoas podem sair de sua casa para a prática de atividades relacionadas com desporto em parques públicos, jardins, marginais, espaços verdes e de lazer, desde que se encontrem dentro dos limites do concelho e nas imediações de suas casas.
Mas, pense positivo!
Ora vamos lá ver… não tem nada para fazer em casa que anda a adiar há meses ou, até mesmo há anos?
Pode sempre encontrar diversão a limpar a casa e a arrumar a casa…
Sabemos que este artigo não deixa ninguém feliz, nem tão pouco satisfeito.
Os tempos são complicados, no entanto, se queremos regressar à normalidade, às estradas que todos adoramos, às viagens que todos queremos fazer, é necessário cumprir estas medidas, pelo bem comum.
Aproveite a Páscoa em sua casa em segurança.
Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.
Autores
Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.