Existem vários tipos de radares em Portugal.
Sejam eles fixos ou móveis, todos possuem uma característica em comum: a margem de erro do radar na legislação, também conhecida como a tolerância do radar.
Desta forma, é permitido ao condutor “jogar” com os números, isto é, à passagem de uma zona com radar, caso não se aperceba ou não seja visível, terá sempre uma margem antes de ser multado.
A Seguropordias.pt pretende sensibilizar os condutores portugueses para que conduzam sempre dentro dos limites de velocidade estipulados, para sua segurança e proteção.
Exceder os limites de velocidade previstos no Código de Estrada Português pode levar a multas, perdas de pontos na carta de condução e, ainda, cassação da mesma.
A forma mais clara e segura de seguir a margem de erro é a “Regra dos 7”.
O número 7, neste caso, está colocado em percentagem.
Assim, é fácil perceber: regra geral, nunca será multado até 7% da velocidade estabelecida nas estradas.
Em vários países da Europa, os radares captam os infratores, geralmente, a mais 10 km/h, ao contrário dos 7% ou 10%.
Assim sendo, nestes casos, poderá utilizar a “regra dos 7” para 7 km/h, em vez da percentagem.
Nas auto estradas em que o limite é 120 km/h, o máximo que poderá atingir será 128 km/h antes de poder ser multado.
Por sua vez, dentro das localidades em que o limite é 50 km/h, a tolerância permite circular a 53 km/h, sem incorrer numa multa.
O radar multará quem exceder os limites de velocidade impostos pela lei e que estejam, também, acima destes 7% de tolerância.
Como é óbvio, como não pretendemos que os condutores tenham uma calculadora na mão enquanto conduzem para saber a tolerância de velocidade, o ideal é estar sempre dentro dos limites.
Se o limite for 50 km/h, estará dentro da margem de erro ou tolerância até à velocidade de 57 km/h.
Se por algum motivo for multado pela polícia, seja em operação stop ou através de uma carta recebida em casa, saiba que pode recorrer da mesma.
A Seguropordias.pt dá-lhe a conhecer, também, a localização dos novos radares em Portugal.
Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.
Autores
Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.