Como aproveitar oportunidades na compra de motas em segunda mão em Portugal

AUTOR: Gonçalo Meira | PUBLICADO EM: 11/03/2021 | Última atualização: 18/09/2023

O cheiro da estrada e da velocidade para quem vai na mota é comparável a muito poucas coisas no mundo. 

Só quem é apaixonado por duas rodas sabe do que estamos a falar. 

Portanto, se é uma destas pessoas, ou pretender ser, nós vamos ajudá-lo a encontrar a solução para si.

Não é necessário gastar uma fortuna para ter uma mota, existem imensas em segunda mão, com 0 quilómetros e motas antigas a preços acessíveis e em perfeitas condições.

O difícil é identificar a ideal.

É por isso que propomos mostrar-lhe os melhores truques para saber quais as motas usadas que vale a pena comprar. 

Se existe um prazer comparável a conduzir uma mota, é conduzir uma barata em perfeitas condições.

 

Scooter

Comprar uma scooter usada é um risco, não há como negar

Estes veículos tendem a ser muito “castigados” e geralmente não aguentam um grande número de quilómetros.

É importante que peça ao proprietário todas as informações disponíveis para comprovar o estado geral.

Não é propriamente difícil enganar a quilometragem de uma scooter 49cc, por isso, deve comparar todos os dados que conseguir: ligar a mota, testá-la, dar uma volta, entre outros.

 

125cc 

Analise muito bem todas as páginas online de concessionários com estas motas à venda. 

As motas 125 cc são aquelas até às quais quem possui carta de condução de carro pode conduzir.

As opções são imensas, desde compra e venda online, até aos stands físicos, com venda em segunda mão.

O mais importante é que reveja todos os papéis que o proprietário põe à sua disposição, mas também é fundamental que experimente a mota 125cc. 

Arranque na mota e ouça o motor, para perceber se faz ruídos ou vibrações estranhas. 

Preste, também, atenção ao tubo de escape, travões e amortecedores.

 

250cc 

Neste caso já estamos a falar de uma potência considerável, uma mota 250cc em segunda mão é uma opção a considerar, pois é uma oportunidade de economizar muito dinheiro sem perder na qualidade.

Tenha cuidado, não se deixe levar pelas primeiras impressões.

Pode ser que a mota à primeira vista seja bonita, que não tenha nenhum arranhão e ao conduzi-la perceber algum defeito importante.

Não tenha problemas ou vergonha em fazer todas as perguntas que se lembrar ao proprietário anterior: manutenção, custo, gasolina, o uso que fez, hora da primeira compra... 

Se todas as respostas parecerem convincentes, encontre-o para ver a mota durante o dia.

Pode parecer estúpido, mas uma mota de 250cc pode ter algumas falhas que só veremos se houver luz considerável.

 

600cc

As rainhas das motas têm um mercado de usados muito interessante.

Kawasaki , Yamaha ou Suzuki estão entre as marcas mais procuradas nesta motorização.

Vai encontrar muitos modelos na Internet e pode ficar um pouco perdido. 

Por isso, é importante que não desespere e tome sempre decisões ponderadas.

A chave do sucesso é comprar sem pressa, aguardar a chegada da melhor opção e certificar-se que o seu funcionamento está ótimo.

Como fazê-lo é simples: ligue a mota com calor e frio, toque na lateral da mesma com cuidado e, se estiver quente, mas a área central da roda estiver fria, preocupe-se. 

Ao ligar o motor a frio, certifique-se de que os gases que saem do escapamento sejam brancos, o que é um sinal de condensação e não de óleo queimado.

Verifique os discos e pastilhas dos travões para ver se há desgaste excessivo na parte superior. 

Ao andar com a mota, verifique se os discos não dobram. 

Também é importante que preste atenção na direção, deve ser livre e suave.

 

Com 0 quilómetros

Seja qual for a potência, as motas 0km são uma daquelas opções que deve considerar.

Vai pagar menos do que comprar uma moto nova, mas mais do que uma em segunda mão /usada .

É um mercado cada vez maior e poderá encontrar muito boas oportunidades.

 

Motas antigas

Sempre que quiser comprar uma mota antiga, é claro, deve ser uma de segunda mão .

Transformar uma mota em clássica ou comprá-la diretamente pode ter muitas vantagens.

Por exemplo, os impostos a pagar por um veículo clássico são sempre mais baixos e o seguro para motas clássicas é especial, e geralmente mais barato.

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Gonçalo Meira

Um excelente profissional com formação em Ciências da Comunicação e um mestrado em Gestão da Comunicação e das Indústrias Criativas. A sua dedicação p... Mais sobre Gonçalo Meira

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