A lista de automóveis mais roubados em Portugal

AUTOR: Gonçalo Meira | PUBLICADO EM: 24/09/2020 | Última atualização: 08/06/2022

Infelizmente, embora as mais recentes tecnologias de segurança tornem cada vez mais difícil o roubo de carros, esta prática está bastante presente no nosso país.

Certamente pode achar que os ladrões de carros escolhem apenas aqueles de alta cilindrada para obter mais benefícios. 

No entanto, como veremos neste artigo, não é bem assim, já que os seus favoritos nem sempre são os carros mais caros do mercado

Seja por causa das suas características ou porque o seu roubo é mais fácil, existem alguns modelos concretos pelos quais os ladrões são mais inclinados. 

Portanto, hoje vamos rever os 9 carros mais roubados de Portugal. E vai saber já se o seu é um desses. Extremo cuidado!

 

 

Os 9 carros mais roubados na Europa

A stolenscars24 é uma base de dados europeia para carros roubados, e divulgou uma lista de carros no final de 2016, que coincidem com as estatísticas feitas em Portugal pelo Relatório Anual de Segurança Interna 2018.

A marca mais roubada é a Volkswagen. A lista é, por ordem decrescente, a seguinte:

  • Volkswagen
  • Audi
  • BMW
  • Mercedes-Benz
  • Skoda
  • Ford
  • Renault
  • Toyota
  • Seat

 

Um facto a considerar é que 70% dos roubos de carros feitos em Portugal são nas zonas do Porto, Lisboa e Setúbal.

 

Meses mais críticos

Nos últimos anos, mais de 50% dos roubos de viaturas aconteceram nos primeiros meses do ano. Os meses de Janeiro, Março e Abril registam o maior número de ocorrências.

 

Horas mais propícias

As horas mais propícias são entre as 19H-00H. Desde 2010 que a prática deste tipo de crime tem uma maior incidência no período noturno, nomeadamente entre as 19:00 e as 00:00. O período entre as 00:00 e as 07:00 também se destaca pela negativa.

 

Principais meios de coação

Nos roubos de viaturas onde existe interação entre o lesado e o criminoso, a arma de fogo é o meio de coação mais utilizado.

O recurso à coação física e à arma branca surgem em segundo e terceiro lugares.

Também, ao longo dos últimos anos, as técnicas dos ladrões tornaram-se cada vez mais profissionais e vão desde um scanner de radiofrequência, que permite destrancar a chave do veículo, até um disjuntor com o qual eles forçam a porta.

 

 

É mais frequente crime individual ou em grupo?

O roubo de viaturas é um crime praticado maioritariamente por dois ou mais indivíduos. De acordo com o Relatório Anual de Segurança Interna, em 2015, cerca de 60% destes crimes foram feitos em grupo e 37% foram realizados por apenas um indivíduo.

 

Quais os meios de fuga mais populares?

Uma grande percentagem dos criminosos opta por fugir em veículos ligeiros, que são na maior parte das vezes veículos roubados

A fuga a pé também é uma fuga muito frequente.

 

Precauções para evitar o roubo do carro

O roubo de um carro pode ser evitado, ou pelo menos, a possibilidade de sofrer um roubo podem ser reduzidas, se uma série de ações forem realizadas, por mais simples que pareçam. 

Algumas dessas precauções são :

Verifique se fechou o carro corretamente: feche sempre o carro, mesmo que esteja a 5 minutos dele e verifique se fechou corretamente, especialmente se usou o comando da chave.

Deixe o seu veículo estacionado em lugar seguro: não deixe o carro estacionado por um longo período tempo em lugares afastados e tente deixá-lo em locais onde haja movimento suficiente e esteja bem iluminado.

Não deixe objetos de valor à vista: se deixar algo de valor no carro, os ladrões podem ser atraídos para ele, na esperança de encontrar mais semelhantes. Então, aconselhamos que os objetos de valor devam sempre ser colocados na mala. 

Por último, lembre-se que, se precisar de seguro para o seu carro por menos de um ano, agora deve obtê-lo de maneira fácil e rápida. 

E, com Seguropordias.pt pode contratar um seguro de carro de 1 dia com as melhores garantias, graças à colaboração da Ageas Seguros.

Além disso, só precisará de um dispositivo com conexão à Internet, já que o contrato é 100% online e não levará mais de 5 minutos. 

De seguida, receberá de imediato a apólice do seu seguro por e-mail, para que tenha essa informação sempre ao seu dispor. 

Contrate o Seguro por dias para o seu veículo em 5 minutos

Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.


Autores

autor

Gonçalo Meira

Um excelente profissional com formação em Ciências da Comunicação e um mestrado em Gestão da Comunicação e das Indústrias Criativas. A sua dedicação p... Mais sobre Gonçalo Meira

Quer receber as nossas notícias?

Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.

Nunca compartilharemos seu email com mais ninguém.

Eu aceito as políticas de privacidade