Com o final do ano de 2021, chegaram os resultados e as contas da indústria automóvel em Portugal.
Um ano atípico, mais uma vez, devido às restrições e confinamentos provocados pela pandemia do vírus Covid-19, por um lado, e pela crise dos chips dos automóveis, por outro.
Assim, estes fatores resultam numa diminuição das vendas, em comparação com os valores que se registavam antes da pandemia.
Segundo a Associação do Comércio Automóvel de Portugal (ACAP), 2021 foi um ano difícil e o novo ano não traz com ele perspetivas de grandes mudanças.
No entanto, mesmo assim, em 2021 as vendas automóveis subiram 1,9% em comparação com o ano de 2020 (no primeiro ano da pandemia, registou-se uma descida de 33,9%), segundo os dados oficiais da ACAP.
O número total de vendas foi de 180.277 unidades e 80% deste número é referente a veículos ligeiros de passageiros.
Mas, e quais serão as marcas que mais venderam em Portugal?
A Seguropordias.pt conta-lhe tudo, desde o pódio ao top 10!
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Tem alguma noção de quais poderão ter sido as marcas que mais venderam automóveis durante o último ano?
Dizemos-lhe, desde já, que existem duas marcas francesas no pódio.
Em primeiro lugar do pódio, temos a marca francesa Peugeot.
No ano de 2021 vendeu 17,6 mil unidades de automóveis, com uma subida de 11% relativamente ao ano anterior, segundo o Jornal Económico.
Desta forma, a sua quota de mercado está, agora, centrada nos 12%, sendo a maior, obviamente.
A Renault, marca francesa que liderava o mercado automóvel português há 20 anos, perdeu a liderança em 2021.
As suas vendas desceram cerca de 15% no último ano, e, por isso, desceu para o 2º lugar do pódio nacional.
Mesmo assim, foram vendidos mais de 15 mil automóveis da marca.
A sua quota de mercado está nos 10,5%.
Os números mostram que as vendas da fabricante alemã desceram no último ano, 17% mais precisamente.
Assim, foram vendidas 11,3 mil unidades de automóveis Mercedes, quando em 2020 tinham sido vendidas mais de 13 mil.
Desta forma, a marca fechou o ano com uma quota de mercado de 7,7%.
Os números revelam que uma das grandes concorrentes da Mercedes, a também alemã BMW, quase a destronou no pódio do mercado nacional.
A marca registou um crescimento de 7% em relação a 2020, registando 11,2 mil unidades vendidas.
Será interessante analisar esta “rivalidade” no decorrer do ano de 2022 e ver se a BMW consegue alcançar a Mercedes ou, se por outro lado, a Mercedes mantém a sua posição.
O final do top 10 do mercado automóvel nacional é composto por algumas das marcas mais conhecidas no nosso país, como seria de esperar.
O quinto lugar foi conquistado pela francesa Citroen, o sexto pela Toyota, sétimo pela Hyundai, e a Volkswagen, Seat e Nissan ocupam os últimos três lugares, por esta ordem respetivamente.
A Citroen, a Toyota, a Hyundai e a Volkswagen conseguiram aumentar os números das suas vendas, em comparação com o ano anterior.
Neste campo específico, destaque para a Toyota e Hyundai, que alcançaram um crescimento notável de 26,9% e 49,3%, respetivamente.
Por outro lado, a Seat e a Nissan desceram nas unidades de automóveis vendidos.
A título de curiosidade, a marca de automóveis elétricos norte-americana Tesla vendeu mais de 1500 automóveis.
Finalmente, fora do top 10 mas a merecer o destaque, a Dacia registou um crescimento de 62% neste último ano, com mais de 5 mil automóveis vendidos.
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