Os novos sinais de trânsito mais recentes em Portugal
14/07/2025
BLOG SEGUROPORDIAS.PT
A rede de radares de Portugal vai receber um aumento, com os Locais de Controlo de Velocidade (LCV) a ampliarem as suas unidades, de 60 para 110.
O Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) terá, desta forma, mais 50 LCV – 30 de velocidade instantânea e 20 para o controlo de velocidade média entre dois pontos.
Visto ser um processo continuado, a previsão é que todos estejam colocados e prontos a funcionar a princípios do ano 2024.
A grande novidade é mesmo essa - a chegada a Portugal dos radares que medem a velocidade entre dois pontos, em vez dos tradicionais que medem a velocidade a que um condutor circula num certo local.
Apesar de já existirem em alguns países da Europa, são os primeiros deste género no nosso país.
O grande objetivo é penalizar as pessoas que reduzem repentinamente a velocidade quando se aproximam de um radar fixo e voltam a acelerar depois de o passarem.
Nesta situação descrita, um condutor que acelere depois de passar o radar e ultrapassar o limite de velocidade permitido na estrada em que se encontre, será multado pelas autoridades.
Outra das inovações com este sistema de radar é a capacidade para medir, ao mesmo tempo, a velocidade de vários veículos, mesmo quando estes circulam lado a lado.
Segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), em 4 anos de funcionamento da rede SINCRO, nos locais onde foram instalados os radares deste sistema, houve:
- menos 29% de acidentes com vítimas;
- menos 82% vítimas mortais;
- menos 57% de feridos graves;
- menos 26% de feridos ligeiros.
A ANSR divulgou alguns dos locais onde os novos radares serão instalados:
- EN5 em Palmela.
- EN10 em Vila Franca de Xira.
- EN101 em Vila Verde.
- EN106 em Penafiel.
- EN109 em Bom Sucesso.
- IC19 em Sintra.
- IC8 na Sertã.
A decisão dos locais para instalação dos novos radares partiu do princípio, “entre outros fatores, o nível de sinistralidade aí existente e em que a velocidade excessiva se revelou uma das causas para essa sinistralidade”.
Alguns meios de comunicação apresentam, também, a informação que a Segunda Circular e a Avenida de Ceuta, em Lisboa, também possuirão estes novos dispositivos.
Um estudo feito em 2019 pela Statista, com base nos dados fornecidos pelo SCBD.info, mostra-nos que Portugal está muito abaixo do topo do ranking dos países europeus com mais radares nas estradas.
Este estudo avalia o número de radares fixos por 1000 km quadrados e o nosso país encontra-se em 13º lugar, com cerca de 1 radar pela medida estabelecida.
A Bélgica é quem lidera este ranking, com cerca de 67 radares por 1000 km quadrados, seguida por países como Malta, Itália, Grã Bretanha, Alemanha e França.
A nossa vizinha Espanha está, igualmente, à nossa frente, com 3,4 radares por 1000 km quadrados.
Atrás de Portugal, encontram-se a Dinamarca, Irlanda e Rússia.
Sabemos que muitos condutores portugueses viajam regularmente até à nossa vizinha Espanha e, por isso, convém que estejam informados.
Em terras de “nuestros hermanos”, os radares que medem a velocidade média entre dois pontos, que vão chegar em breve a Portugal, já existem há alguns anos.
Existem, também, os radares que recorrem a um drone, que se encontra a 120 metros de altitude, regista com recurso a imagem possíveis infrações na estrada e envia-as para os operadores de gestão de trânsito.
Os radares em cascata, assim chamados no nosso país, são um método que está a ser desenvolvido em Espanha.
Através da instalação de vários radares móveis antes ou depois de um radar fixo (que contém sinal de trânsito), a polícia consegue perceber se os condutores travaram imediatamente antes do radar e, de seguida, voltaram a acelerar.
Este sistema tem-se mostrado eficaz nos vários testes realizados e tem um custo mais baixo, devido ao preço inferior de um radar móvel, em comparação com um radar fixo.
Autores
Gonçalo Meira
Um excelente profissional com formação em Ciências da Comunicação e um mestrado em Gestão da Comunicação e das Indústrias Criativas. A sua dedicação p... Más sobre Gonçalo Meira
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