Os sistemas de radares a caminho do nosso país

Serão introduzidos novos radares em breve

segunda, 11 de janeiro de 2021

A rede de radares no nosso país vai receber um aumento, com os Locais de Controlo de Velocidade (LCV) a ampliarem as suas unidades, de 60 para 110. 

O Sistema Nacional de Controlo de Velocidade (SINCRO) terá, desta forma, mais 50 LCV – 30 de velocidade instantânea e 20 para o controlo de velocidade média entre dois pontos.

O processo de implementação destes decorrerá durante este ano.

Visto ser um processo continuado, a previsão é que todos sejam colocados e prontos a funcionar até ao final de 2021.

 

O sistema dos novos radares

A grande novidade é mesmo essa - a chegada a Portugal dos radares que medem a velocidade entre dois pontos, em vez dos tradicionais que medem a velocidade a que um condutor circula num certo local.

Apesar de já existirem em alguns países da Europa, são os primeiros deste género no nosso país. 

O grande objetivo é penalizar as pessoas que reduzem repentinamente a velocidade quando se aproximam de um radar fixo e voltam a acelerar depois de o passarem.

Nesta situação descrita, um condutor que acelere depois de passar o radar e ultrapassar o limite de velocidade permitido na estrada em que se encontre, será multado pelas autoridades. 

Outra das inovações com este sistema de radar é a capacidade para medir, ao mesmo tempo, a velocidade de vários veículos, mesmo quando estes circulam lado a lado.

Segundo a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), em 4 anos de funcionamento da rede SINCRO, nos locais onde foram instalados os radares deste sistema, houve:

- menos 29% de acidentes com vítimas;

- menos 82%  vítimas mortais;

- menos 57% de feridos graves;

- menos 26% de feridos ligeiros.

 

Localização dos novos radares

A ANSR divulgou alguns dos locais onde os novos radares serão instalados:

- EN5 em Palmela.

- EN10 em Vila Franca de Xira.

- EN101 em Vila Verde.

- EN106 em Penafiel.

- EN109 em Bom Sucesso.

- IC19 em Sintra.

- IC8 na Sertã.

A decisão dos locais para instalação dos novos radares partiu do princípio, “entre outros fatores, o nível de sinistralidade aí existente e em que a velocidade excessiva se revelou uma das causas para essa sinistralidade”.

Alguns meios de comunicação apresentam, também, a informação que a Segunda Circular e a Avenida de Ceuta, em Lisboa, também possuirão estes novos dispositivos. 

 

Portugal tem mais radares que o resto da Europa?

Um estudo feito no ano passado pela Statista, com base nos dados fornecidos pelo SCBD.info, mostra-nos que Portugal está muito abaixo do topo do ranking dos países europeus com mais radares nas estradas.

Este estudo avalia o número de radares fixos por 1000 km quadrados e o nosso país encontra-se em 13º lugar, com cerca de 1 radar pela medida estabelecida. 

A Bélgica é quem lidera este ranking, com cerca de 67 radares por 1000 km quadrados, seguida por países como Malta, Itália, Grã Bretanha, Alemanha e França.

A nossa vizinha Espanha está, igualmente, à nossa frente, com 3,4 radares por 1000 km quadrados. 

Atrás de Portugal, encontram-se a Dinamarca, Irlanda e Rússia. 

 

 

Os radares em Espanha

Sabemos que muitos condutores portugueses viajam regularmente até à nossa vizinha Espanha e, por isso, convém que estejam informados. 

Em terras de “nuestros hermanos”, os radares que medem a velocidade média entre dois pontos, que vão chegar em breve a Portugal, já existem há alguns anos. 

Existem, também, os radares que recorrem a um drone, que se encontra a 120 metros de altitude, regista com recurso a imagem possíveis infrações na estrada e envia-as para os operadores de gestão de trânsito. 

Os radares em cascata, assim chamados no nosso país, são um método que está a ser desenvolvido em Espanha.

Através da instalação de vários radares móveis antes ou depois de um radar fixo (que contém sinal de trânsito), a polícia consegue perceber se os condutores travaram imediatamente antes do radar e, de seguida, voltaram a acelerar.

Este sistema tem-se mostrado eficaz nos vários testes realizados e tem um custo mais baixo, devido ao preço inferior de um radar móvel, em comparação com um radar fixo. 

 

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