Os nossos carros são os nossos companheiros de estrada (e não só), alguns por muitos e bons anos.
No entanto, tal como tudo na vida, o prazo de validade dos automóveis também vai chegar…
Com o passar dos anos, e dos quilómetros, os veículos vão sofrendo bastante com a degradação, mesmo com uma manutenção constante.
Assim, infelizmente, chega o ponto em que a melhor solução será o abate.
Atenção, até ao fim dos seus dias, o seu carro vai precisar de um seguro.
Se sente que chegou a hora de deixar o seu carro ir, principalmente se ele já está há algum tempo estacionado à porta de casa, a deteriorar-se, deve saber o que fazer.
Atenção, obviamente este artigo dirige-se à grande maioria dos veículos, mas não aos carros clássicos, já que esses merecem toda a manutenção.
Apesar de já não existirem, desde 2016, incentivos ao abate de automóveis, tal continua a ser a melhor forma para o fim de vida de um modelo que se encontre em mau estado.
Além disso, depois não terá mais nenhuma despesa com o mesmo.
Para abater um automóvel é necessário ter alguns cuidados.
O processo é relativamente simples, embora envolva alguma burocracia.
Deve escolher um estabelecimento apropriado e legalizado para o fazer, de forma a respeitar ao máximo o meio ambiente e evitar problemas no futuro.
Através da Internet, poderá encontrar os centros de abate da sua região mais perto de si, mais especificamente através do website da Agência Portuguesa do Ambiente (APA).
Vamos explicar-lhe todo o processo em passos simples.
Se o seu carro já não tem as condições necessárias para circular, e o arranjo é demasiado caro e/ou não vale a pena, o melhor a fazer é, sem dúvida, abater.
As condições de um automóvel podem degradar-se por vários motivos:
Assim, se um carro passa anos nestas condições, deixa de ser um meio de transporte válido, para passar a ser um resíduo, que deve ser tratado convenientemente, até para o meio ambiente.
Além disso, deixará de ser uma preocupação (e um gasto) para si enquanto proprietário do veículo.
Para abater o seu automóvel vai precisar de:
Depois de ter todo o processo tratado, chegou a hora de levar o seu veículo ao centro especializado de abate que escolher e despedir-se do carro.
O que vai acontecer de seguida?
Em primeiro lugar, o centro vai verificar que toda a documentação que entregou está devidamente correta e, logo a seguir, verificar o carro.
Depois de tudo corretamente verificado, vai ser emitido um certificado de destruição, que é a base para a validar o cancelamento da matrícula do veículo em questão (esta parte cabe ao IMT), e deve ficar na posse do proprietário.
Mais uma vez, para ter este certificado tem de fazer o abate num local especializado e legalizado, só assim é que as suas preocupações e gastos com o carro acabarão.
O carro vai seguir, então, para abate:
Em condições normais, não terá de pagar pelo abate do seu automóvel.
Apenas poderá ter custos caso:
O seu automóvel tenha sido equipado de origem com motores, caixa de velocidades, veios de transmissão, catalisadores, unidades de comando eletrónico e carraçaria, mas não contiver algum destes elementos;
Ao veículo em fim de vida tiverem sido acrescentados resíduos.
Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.
Autores
Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.