BLOG SEGUROPORDIAS.PT

Fórmula 1: nova época de 2022
O Campeonato do Mundo da Fórmula 1 está de volta em 2022 e, como sempre, a expectativa é gigante.
A Seguropordias.pt vai dar-lhe a conhecer o essencial da nova época, mas, se por acaso não se interessa só pela atualidade, saiba a velocidade incrível dos carros da Fórmula 1.
Depois de um final de época de 2021 completamente louco, no sentido literal da palavra, este ano promete.

O vencedor do Mundial em 2021 foi o piloto holandês Max Verstappen, sucedendo ao 7 vezes campeão do mundo, Lewis Hamilton.
Assim, o mundo assistiu à quebra de uma hegemonia, eram já quatro títulos seguidos para o piloto britânico.
Ao nível dos construtores, foi a Mercedes a conquistar, mais uma vez (8ª seguida), o título.
Este ano será a 73ª vez que se realizará este tão apaixonado campeonato e o primeiro Grande Prémio tem lugar a 20 de março, no Bahrain.
Para a nova época os fãs podem contar com várias novidades nos carros, como por exemplo:
- Pneus/jantes de 18 polegadas, o que vai beneficiar as ultrapassagens;
- Melhorias na aerodinâmica, melhorando, igualmente, as ultrapassagens;
- Asas traseiras e dianteiras com linhas mais arredondadas, o que vai favorecer a estabilidade e a aderência dos carros.
As equipas da Fórmula 1 para 2022
Relativamente ao ano anterior, nada muda nesta nova época no que diz respeito às marcas construtoras.
Assim, estas serão as equipas que vão compor o Mundial de Fórmula 1 em 2022:
- Oracle Red Bull Racing.
- Mercedes-AMG Petronas.
- BWT Alpine.
- Uralkali Haas.
- Mclaren.
- Aston Martin Aramco Cognizant.
- Scuderia Ferrari.
- Scuderia AlphaTauri.
- Alfa Romeo.
- Williams Racing.
Será que este ano alguém conseguirá destronar a Mercedes?
No último ano a Red Bull já se aproximou bastante…

Um dos destaques vai para o facto da fabricante de motores Honda ter terminado com a produção para a Fórmula 1.
Os pilotos da Fórmula 1 para 2022
A lista de pilotos, por outro lado, sofreu algumas alterações para a nova época.
Registaram-se mudanças de equipas, saídas (Kimi Raikkonen, o piloto finlandês campeão do mundo, que se reformou no final da época passada aos 42 anos) e, claro, entradas.
Desta forma, a expectativa é maior que nunca para a nova época!
A lista de pilotos para 2022 é a seguinte:
- Max Verstappen #1, o atual campeão.
- Lewis Hamilton #44, o piloto com mais títulos de sempre, a par de Michael Schumacher.
- George Russel #63, que se transferiu da Williams para a Mercedes.
- Sergio Pérez #11, que se mantém ao volante da Red Bull.
- Valtteri Bottas #77, que se transferiu da Mercedes para a Alfa Romeo.
- Guanyu Zhou #24, piloto chinês que fará a sua estreia na F1, ao volante de um Alfa Romeo.
- Carlos Sainz #55, que se mantém ao volante da Ferrari.
- Charles Leclerc #16, que se mantém ao volante da Ferrari.
- Lance Stroll #5, que se mantém ao volante da Aston Martin.
- Sebastien Vettel #18, que se mantém ao volante da Aston Martin.
- Esteban Ocon #31, que se mantém ao volante da Alpine.
- Fernando Alonso #14, que se mantém ao volante da Alpine.
- Pierre Gasly #10, que se mantém ao volante da AlphaTauri.
- Yuki Tsunoda #22, que se mantém ao volante da AlphaTauri.
- Lando Norris #4, que se mantém ao volante da Mclaren.
- Daniel Ricciardo #3, que se mantém ao volante da Mclaren.
- Alexander Albon #23, que volta à Fórmula 1, agora ao volante da Williams.
- Nicholas Latifi #6, que se mantém ao volante da Williams.
- Mick Schumacher #47, filho do piloto mais titulado de sempre, que se mantém ao volante da Haaz.
- Nikita Mazepin #9, que se mantém ao volante da Haaz.

Calendário oficial da Fórmula 1 para 2022
Chegou a altura de apontar na sua agenda quais os fins de semana que vai passar agarrado à televisão para não perder nada das melhores corridas do mundo.
- 20 de março, GP do Bahrain (Sakhir);
- 27 de março, GP da Arábia Saudita (Jeddah);
- 10 de abril, GP da Austrália (Melbourne);
- 24 de abril, GP da Emilia Romagna (Imola);
- 8 de maio, GP de Miami (Miami), que fará a sua estreia no Campeonato do Mundo;
- 22 de maio, GP de Espanha (Barcelona);
- 29 de maio GP do Mónaco (Mónaco);
- 12 de junho, GP do Azerbaijão (Baku);
- 19 de junho, GP do Canadá (Montreal);
- 3 de julho, GP da Grã-Bretanha (Silverstone);
- 10 de julho, GP da Áustria (Spielberg);
- 24 de julho, GP de França (Le Castellet;)
- 31 de julho, GP da Hungria (Budapeste);
- 28 de agosto, GP da Bélgica (Spa);
- 4 de setembro, GP dos Países Baixos (Zandvoort);
- 11 de setembro, GP de Itália (Monza);
- 25 de setembro, GP da Rússia (Sochi) – deverá ser alterada a localização deste GP;
- 2 de outubro, GP de Singapura (Singapura);
- 9 de outubro, GP do Japão (Suzuka);
- 23 de outubro, GP dos EUA-Austin (Austin);
- 30 de outubro, GP do México (Cidade do México);
- 13 de novembro, GP do Brasil (São Paulo);
- 20 de novembro, GP de Abu Dhabi (Abu Dhabi).
Felizmente, após dois anos marcados pela pandemia da Covid-19, os pilotos e as suas máquinas de corrida voltam a quase todo o mundo (ainda falta o GP da China).

Por fim, é de notar, ainda, que o Grande Prémio de Portugal não será realizado este ano, após dois anos consecutivos em que assistimos a esta prova no Autódromo Internacional do Algarve.
Autores

Gonçalo Meira
Um excelente profissional com formação em Ciências da Comunicação e um mestrado em Gestão da Comunicação e das Indústrias Criativas. A sua dedicação p... Más sobre Gonçalo Meira