Nos meses mais frios, proteger o motor do carro deve ser uma prioridade. As baixas temperaturas podem levar ao congelamento da água no sistema de arrefecimento, causando a sua expansão e resultando em danos sérios, como a rutura de mangueiras, falhas no radiador e outros problemas no motor.
É neste contexto que o líquido anticongelante desempenha um papel essencial, evitando o congelamento e garantindo o funcionamento adequado do sistema de arrefecimento.
Neste artigo, a Seguropordias.pt explica tudo o que precisa saber para manter o motor do seu veículo protegido durante o inverno.
Tal como o próprio nome indica o líquido anticongelante, também chamado de líquido de refrigeração, regula a temperatura do motor, e evita tanto o congelamento no frio como o superaquecimento no calor. A sua composição química, à base de etilenoglicol ou propilenoglicol, misturados com água e aditivos anticorrosivos, protege contra a corrosão, ferrugem e calcário, prolongando assim a vida útil dos componentes do motor.
Existem diferentes tipos de líquido anticongelante no mercado e o manual do seu veículo vai indicar-lhe qual o mais adequado.
É conforme o grau de pureza da propriedade química que se determina se o anticongelante pode ou não suportar certas temperaturas. Caso seja composto apenas por 10% de etilenoglicol, ele protege de temperaturas que variem entre os -4ºC e 102ºC; com 25% de etilenoglicol, entre -12ºC e 103ºC; e com 50% de etilenoglicol, entre -37ºC e 108ºC.
Além disso, o líquido anticongelante divide-se em três categorias consoante o tipo de tecnologia:
Composição: não contém silicatos nem fosfatos, usa inibidores orgânicos de corrosão.
Vida útil: 5 anos ou até 150.000 km.
Aplicação: veículos mais modernos (anos 2000 em diante).
Vantagens: maior durabilidade e melhor proteção contra corrosão.
Desvantagens: pode ser incompatível com sistemas mais antigos.
Composição: à base de silicatos e fosfatos.
Vida útil: 2 a 3 anos ou cerca de 50.000 km.
Aplicação: veículos mais antigos (fabricados antes dos anos 2000).
Desvantagens: precisa de trocas mais frequentes caso contrário pode deixar resíduos sólidos no sistema do motor.
Composição: mistura de IAT e OAT, combinando silicatos com ácidos orgânicos
Vida útil: 5 anos ou até 150.000 km.
Aplicação: em alguns modelos específicos, principalmente em veículos europeus e alguns veículos americanos modernos.
Vantagens: maior proteção contra corrosão e menor depósito de minerais no motor.
Também é fundamental saber que diferentes tipos de anticongelante não devem ser misturados no motor do seu carro, pois isso reduz a eficiência do produto e pode causar danos ao sistema do motor.
A verificação do nível do líquido deve ser feita recorrentemente pelo utilizador do veículo. Existem fatores, como a variação na cor vibrante característica do líquido ou sobreaquecimento do motor, que indicam degradação do produto e necessidade de substituição. No entanto, para além destes indicadores, pode verificar no manual do carro quais as recomendações dos fabricantes. O intervalo de troca pode variar entre os 2 e 5 anos ou entre os 50 000 km e 150 000 km.
Esta tarefa é muito simples, basta seguir os seguintes passos:
Antes de começar coloque o carro num sítio plano para que o motor esteja numa posição horizontal evitando assim medidas erradas. Garanta que o veículo está com o motor frio para fazer a medição em segurança e utilize luvas e óculos de proteção.
Localize o reservatório de refrigeração: Abra o capô e localize o depósito do líquido de refrigeração. Normalmente a tampa é azul ou preta, o depósito é transparente e com marcas de nível e o líquido de cor forte.
Verifique o nível do líquido anticongelante: O depósito tem duas marcas, uma de mínimo e outra de máximo. Para ter o nível adequado, o líquido deve estar entre ambas as marcas.
Adicione se necessário: Se o nível do líquido estiver baixo abasteça lentamente até que chegue à linha do máximo.
Monitorizar o nível do líquido anticongelante: Após alguns dias de uso do veículo, verifique novamente o nível do líquido no reservatório. Esta etapa é essencial para garantir que o nível permaneça estável, pois uma queda rápida pode indicar vazamentos ou outros problemas no sistema.
Mesmo com os avanços na tecnologia dos motores, manter uma temperatura estável é essencial para otimizar o consumo de combustível e reduzir a emissão de poluentes. Para isso, basta garantir que o líquido anticongelante esteja sempre em níveis adequados. Além disso, no inverno, a falta de manutenção do sistema de arrefecimento pode causar o congelamento do líquido no radiador, bloqueando a circulação e resultando no superaquecimento do motor superaquecimento do motor. Siga as dicas da Seguropordias.pt para evitar que isso aconteça.
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