A gasolina pode caducar?

Uma boa manutenção é importantíssima

segunda, 6 de setembro de 2021

Já alguma vez desde que possui a carta de condução se tinha questionado sobre este tema?

O mais habitual é utilizarmos o nosso veículo regularmente, no dia a dia, pelo que essa questão, na maior parte das vezes, não se coloca, até porque pouco tempo fica estacionado.

Talvez, se já deixou algum carro seu encostado durante algum tempo (vários meses ou até anos), por exemplo, à espera de o vender, já tenho reparado nesta situação.

A verdade é que a gasolina ou o gasóleo (os combustíveis fósseis que utilizamos para o funcionamento do motor de combustão do nosso veículo) possuem propriedades e tratamentos muito específicos e, como tal, devemos prestar muita atenção e cuidados aos mesmos.

Desta forma, a Seguropordias.pt pretende destacar este importante tema, para que os condutores em Portugal nunca tenham problemas no seu carro derivados desta situação, nem tenham de gastar uma quantidade de dinheiro considerável em reparações automóveis.

 

Distinção entre o prazo de caducidade e recomendações

Para abordar esta questão da forma mais correta, é bastante importante fazer a distinção entre o prazo de possível caducidade dos combustíveis e as recomendações gerais dos fabricantes dos mesmos.

A gasolina ou o gasóleo em si não expiram nunca, podem é perder a composição ideal para utilização, ficando mais pegajosa ou pastosa. 

No entanto, com a passagem de um largo período de tempo, pode passar por um processo de oxidação, se durante esta altura não for devidamente substituído ou removido.

Assim, quando o combustível fóssil passa demasiado tempo com exposição ao sol, a temperaturas muito altas e ao oxigénio, perde propriedades e, por consequência, produz-se a referida oxidação.

 

O combustível em diferentes depósitos

Existem dois conhecidos tipos de depósitos para combustíveis: os dos veículos tradicionais e os das bombas de gasolina. 

Os vários estudos feitos demonstram que, tal como seria expectável, a gasolina e o gasóleo podem aguentar intactos nos depósitos das bombas de gasolina até 6 meses.

Tal está relacionado com a capacidade de preservação dos mesmos.

Por outro lado, nos depósitos dos nossos automóveis ou motas, a duração do combustível em condições para utilização correta (isto é, sem possíveis problemas para o motor) vai de 2 a 3 meses, dependendo do nível de gasóleo ou gasolina dentro do tanque (quanto menor for, maior será o contacto com o oxigénio).

Em conclusão, de forma a não ter problemas com o depósito do seu carro e, por consequência, no motor, nunca deve deixar o mesmo combustível por mais de 3 meses sem circular no veículo.

 

Pode causar danos no veículo?

Sim, pode causar vários danos.

Se o gasóleo ou a gasolina ficarem mais tempo do que o recomendado no depósito do automóvel (mais de 3 meses), provavelmente, irão entupir o filtro de combustível.

Os filtros de combustível servem, precisamente, para filtrar as impurezas que podem estar presentes nos combustíveis, o que vai proteger o carro, mais especificamente, o carburador e a injeção.

Assim, se este filtro estiver danificado, por si só não será um problema, até porque o arranjo é consideravelmente barato.

O grande problema existe se o referido deixar de funcionar e, por consequência, deixar alguma impureza presente na gasolina ou gasóleo passar para o circuito de alimentação de combustível do seu automóvel, ou seja, passar para o motor.

Chegando impurezas ao motor, o dano poderá ser bastante grave e, como deve bem imaginar, muito mais dispendioso.

Concluindo, para a segurança do seu carro, nunca deixe o mesmo combustível mais de 3 meses presente no seu depósito.

Se o fizer, garanta uma limpeza do depósito bastante eficiente numa oficina da sua confiança, de forma a minimizar os danos causados.

Contrate o Seguro por dias para o seu veículo em 5 minutos

Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.


Quer receber as nossas notícias?

Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.

Nunca compartilharemos seu email com mais ninguém.

Eu aceito as políticas de privacidade