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Viajar de avião pode ser uma experiência agradável, mas as regras de segurança, especialmente no que diz respeito ao transporte de líquidos no avião, muitas vezes podem ser bastante confusas. Com a recente atualização das normas pela Comissão Europeia, é importante estar bem informado sobre as novas exigências para garantir uma viagem tranquila. Este artigo explora as regras atuais para líquidos em bagagem de mão e malas de cabine, oferecendo dicas práticas e esclarecendo dúvidas comuns.

A Comissão Europeia introduziu uma nova fase nas regras de transporte de líquidos em setembro de 2024. Estas novas normas visam abordar uma "questão técnica temporária" com os sistemas de detecção de explosivos para bagagem de cabine (EDSCB). Embora esta medida não seja uma resposta a novas ameaças, ela reflete a necessidade de garantir a eficácia dos equipamentos de segurança.

Em Portugal, não houve alterações significativas, pois os aeroportos portugueses ainda não utilizam os novos sistemas EDSCB que permitiriam relaxar as regras. Portanto, as regras para líquidos no avião permanecem as mesmas. No entanto, os passageiros que viajam de aeroportos europeus que já implementaram esses sistemas devem estar cientes das possíveis demoras e das restrições temporárias.

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Regras para viajar com líquidos no avião

Antes de perceber o que alterou vamos perceber o que são os líquidos a que as companhias aéreas se referem.

Os líquidos no avião incluem todos os artigos líquidos, aerossóis e géis, ou seja, todos os que tenham consistência semelhante a: água e outras bebidas, pasta de dentes, loções, perfumes, gel, espumas, cremes, compotas e queijos moles, sopas, xaropes, entre outros.  

Estes artigos líquidos devem estar em recipientes individuais com a capacidade máxima de 100ml. Todos os líquidos devem caber numa única bolsa plástica transparente com capacidade máxima de ou até 1 litro e de tamanho 20cmx20cm, que possa ser aberto e fechado de novo.

No entanto, existem exceções à regra dos 100 ml. É exemplo os medicamentos líquidos ou produtos dietéticos especiais (incluindo comida para bebé – papas, boiões de fruta, iogurtes e biberões de leite) para os quais se aconselha a levar um documento ou declaração médica que confirme essa necessidade. Estes artigos devem estar na embalagem original com rótulo legível. 

Para além disso, os artigos líquidos comprados nas lojas do aeroporto, após o controlo de segurança, ou a bordo, são também aceites, desde que estejam num saco inviolável selado (fornecido pelas lojas duty-free) com o recibo de compra no interior.

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As regras sobre líquidos no avião existem por motivos de segurança, nomeadamente para impedir o transporte de explosivos líquidos na bagagem de mão, uma ameaça que não é facilmente detetável nos tradicionais scanners de raios-X.

Novas regras para líquidos na bagagem de mão: o que mudou

Em 2024, a Comissão Europeia reafirmou a regra de que os líquidos transportados na bagagem de mão devem estar em recipientes com um máximo de 100 ml, algo que por vezes era ainda incumprido. Esses recipientes devem ser colocados num saco plástico transparente com capacidade máxima de 1 litro, que deve ser apresentado por separado no momento do controlo de segurança.

Anteriormente, os aeroportos que implementaram os novos sistemas EDSCB permitiam transportar líquidos em recipientes maiores e podiam passar pelo controlo dentro da bagagem, sem a necessidade de sacos plásticos separados. Com a suspensão temporária da aprovação desses sistemas, as regras anteriores foram reimpostas como uma medida de precaução.

Essas mudanças têm um impacto significativo nos passageiros, especialmente aqueles que viajam a partir de aeroportos que adotaram os sistemas EDSCB. Os viajantes devem estar preparados para cumprir as normas estritas de embalagem e para apresentar os seus líquidos de forma separada no controlo de segurança.

Regras para diferentes tipos de líquidos em voos nacionais e internacionais

A regra geral para líquidos em voos, tanto nacionais quanto internacionais, é que devem ser transportados em recipientes com até 100 ml

As diferenças nas regras entre países e aeroportos são mínimas dentro da União Europeia, mas é recomendável verificar as especificidades dos aeroportos de partida e chegada para evitar problemas. No caso dos aeroportos portugueses, as regras permanecem inalteradas e seguem o padrão estabelecido pela Comissão Europeia.

Dicas práticas para viajar com líquidos em avião 

Para garantir que sua experiência de viagem seja tranquila e confortável, considere as seguintes dicas ao preparar sua bagagem de mão:

  • Lista de verificação: Antes de viajar, reveja a lista de itens permitidos e as restrições específicas do seu aeroporto e do seu voo, para garantir que está em conformidade com as regras de líquidos.

  • Sugestão de embalagem: Utilize frascos pequenos e resistentes para líquidos e coloque-os num saco plástico transparente, respeitando as quantidades permitidas. Assegure-se que todos os frascos estão bem fechados.

  • Compras livres de impostos: Se planeia comprar líquidos no duty-free, lembre-se de que esses itens devem ser transportados em sacos lacrados fornecidos na loja. Deve conservar o recibo já que em qualquer momento de controlo de segurança pode ser necessário apresentá-lo.

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Posso levar alimentos líquidos ou semilíquidos na bagagem de mão?

Alimentos líquidos e semilíquidos, como sopas, geleias e molhos, estão sujeitos às mesmas regras que outros líquidos. Devem estar em recipientes de até 100 ml e prontos para serem apresentados num saco plástico transparente. Se precisar de transportar grandes quantidades desses alimentos, recomendamos que considere enviá-los como bagagem despachada para o porão ou que verifique se podem ser adquiridos após o controle de segurança.

Em resumo, compreender e seguir as regras de transporte de líquidos é fundamental para evitar contratempos durante o controlo de segurança no aeroporto.

Há notícias que existem discussões para mudanças das regras para os líquidos em avião. A Comissão Europeia propôs acabar com o limite de 100 ml para líquidos em bagagem de mão nos aeroportos da UE que tiverem scanners 3D avançados. No entanto, é necessário garantir que os scanners e os processos de segurança consigam analisar líquidos de forma confiável e segura. Portanto, por enquanto, nada se altera. 

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Autores

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Beatriz Martins de Castro

Licenciada em Comunicação Social pela Universidade Católica Portuguesa de Lisboa, em 2015 mudou-se para Madrid para realizar o Mestrado em Relações Pú... Más sobre Beatriz Martins de Castro

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Cláudia Lourenço

Licenciada em Gestão em 2022 pela Universidade do Minho, começou a trabalhar na empresa logo após a conclusão do seu estágio profissional, também ele ... Más sobre Cláudia Lourenço

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