Nos últimos tempos em Portugal, tem nascido uma discussão à volta do tema: quem polui mais, um carro a combustão em circulação ou a produção de um carro elétrico?
Desta forma, hoje, a Seguropordias.pt vem esclarecer algumas das possíveis dúvidas em relação a esta temática e, assim, desfazer alguns mitos existentes.
Como se sabe, os veículos elétricos vieram para ficar e os números de vendas não param de subir, tanto nos mercado nacional como internacional.
Como é óbvio, existem os prós e contras dos automóveis elétricos (tal como em tudo na nossa vida), sendo que um dos mais fortes continua a ser o preço relativamente alto, quando comparado com um automóvel de motor a combustão.
No entanto, se está, de facto, a pensar adquirir um, saiba que existem os incentivos do Governo para a comprar de veículos elétricos, que poderão tornar o seu automóvel mais barato.
Voltando ao tema principal, é poluente a produção de um automóvel elétrico?
A resposta é clara, sim.
Vamos contar-lhe o porquê de seguida.
Como já referido, sim.
De facto, ao produzir-se um automóvel movido a energia elétrica está-se a poluir.
Tal acontece devido à necessidade de extrair e processar o cobre, o níquel e outras matérias-primas, que são muito importantes para as baterias deste tipo de veículos.
Entidades independentes divulgaram estimativas e revelam que, cada kWh de capacidade de uma bateria obriga, durante o processo de fabrico, ao consumo de eletricidade correspondente à emissão de 77 kg de CO2 (este valor já foi superior, tem vindo a diminuir com o desenvolvimento ao longo dos anos).
No entanto, estes valores dependem do país onde são fabricados e dos modelos automóveis e das baterias.
Dados apurados pelo International Council on Clean Transportation mostram que a produção da bateria e do resto do automóvel elétrico produzem, em valores médios, o dobro das emissões de CO2 que um carro com motor a combustão gera.
As baterias com maior capacidade vão ser, obrigatoriamente, mais poluentes na sua produção.
Assim, a produção de elétricos é comprovadamente mais poluente que a de automóveis de combustão.
Mas, e depois da produção?
Depois de estar provado que a produção de um veículo elétrico é poluente para o nosso planeta, vamos passar a comparar com a poluição de um automóvel a diesel ou gasolina.
A Federação Europeia de Transportes e Ambiente realizou um estudo sobre as emissões de um automóvel elétrico, a diesel e a gasolina e as conclusões são:
Assim sendo, feitas as contas, o automóvel elétrico vai produzir 20 toneladas, o automóvel a gasóleo 53 toneladas, e o gasolina, o mais poluente, 57.
Desta forma, sem dúvida que um veículo elétrico é mais amigo do ambiente durante o período em que é utilizado, já que produz quase 3 vezes menos de CO2 que um automóvel com motor de combustão.
Segundo a Organização Não Governamental Zero, “a pegada carbónica da bateria em comparação com as emissões do uso da gasolina, equivalerão a dois anos e meio de uso do automóvel a gasolina”.
Em conclusão, a produção de um automóvel elétrico é mais poluente, comparando com um carro a diesel ou gasóleo, no entanto, com o passar do tempo (e os quilómetros dos automóveis), o veículo vai, sem dúvida, beneficiar o ambiente e a qualidade do ar, já que as emissões durante a circulação são muito menores.
Além disso, os veículos elétricos produzem menos gases com efeito de estufa.
Por isso, a produção de carros elétricos não polui mais que um carro a combustão em circulação.
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