Produzir elétricos polui mais que carro "normal" a andar?

AUTOR: Gonçalo Meira | PUBLICADO EM: 20/12/2021 | Última atualização: 08/06/2022

Nos últimos tempos em Portugal, tem nascido uma discussão à volta do tema: quem polui mais, um carro a combustão em circulação ou a produção de um carro elétrico?

Desta forma, hoje, a Seguropordias.pt vem esclarecer algumas das possíveis dúvidas em relação a esta temática e, assim, desfazer alguns mitos existentes.

Como se sabe, os veículos elétricos vieram para ficar e os números de vendas não param de subir, tanto nos mercado nacional como internacional.

Como é óbvio, existem os prós e contras dos automóveis elétricos (tal como em tudo na nossa vida), sendo que um dos mais fortes continua a ser o preço relativamente alto, quando comparado com um automóvel de motor a combustão. 

No entanto, se está, de facto, a pensar adquirir um, saiba que existem os incentivos do Governo para a comprar de veículos elétricos, que poderão tornar o seu automóvel mais barato. 

Voltando ao tema principal, é poluente a produção de um automóvel elétrico?

A resposta é clara, sim.

Vamos contar-lhe o porquê de seguida.

 

A produção de um automóvel elétrico é poluente?

Como já referido, sim.

De facto, ao produzir-se um automóvel movido a energia elétrica está-se a poluir.

Tal acontece devido à necessidade de extrair e processar o cobre, o níquel e outras matérias-primas, que são muito importantes para as baterias deste tipo de veículos.

Entidades independentes divulgaram estimativas e revelam que, cada kWh de capacidade de uma bateria obriga, durante o processo de fabrico, ao consumo de eletricidade correspondente à emissão de 77 kg de CO2 (este valor já foi superior, tem vindo a diminuir com o desenvolvimento ao longo dos anos). 

No entanto, estes valores dependem do país onde são fabricados e dos modelos automóveis e das baterias.

Dados apurados pelo International Council on Clean Transportation mostram que a produção da bateria e do resto do automóvel elétrico produzem, em valores médios, o dobro das emissões de CO2 que um carro com motor a combustão gera.

As baterias com maior capacidade vão ser, obrigatoriamente, mais poluentes na sua produção.

Assim, a produção de elétricos é comprovadamente mais poluente que a de automóveis de combustão.

Mas, e depois da produção?

 

Produzir carros elétricos polui mais que um carro a combustão em circulação?

Depois de estar provado que a produção de um veículo elétrico é poluente para o nosso planeta, vamos passar a comparar com a poluição de um automóvel a diesel ou gasolina.

A Federação Europeia de Transportes e Ambiente realizou um estudo sobre as emissões de um automóvel elétrico, a diesel e a gasolina e as conclusões são:

  • Um automóvel elétrico produz 90 gCO2e/km, em média, durante toda a sua vida.
  • Um automóvel a diesel produz 234 gCO2e/km, em média, durante toda a sua vida.
  • Um automóvel a gasolina produz 253 gCO2e/km, em média, durante toda a sua vida.

 

Assim sendo, feitas as contas, o automóvel elétrico vai produzir 20 toneladas, o automóvel a gasóleo 53 toneladas, e o gasolina, o mais poluente, 57.

Desta forma, sem dúvida que um veículo elétrico é mais amigo do ambiente durante o período em que é utilizado, já que produz quase 3 vezes menos de CO2 que um automóvel com motor de combustão.

Segundo a Organização Não Governamental Zero, “a pegada carbónica da bateria em comparação com as emissões do uso da gasolina, equivalerão a dois anos e meio de uso do automóvel a gasolina”. 

Em conclusão, a produção de um automóvel elétrico é mais poluente, comparando com um carro a diesel ou gasóleo, no entanto, com o passar do tempo (e os quilómetros dos automóveis), o veículo vai, sem dúvida, beneficiar o ambiente e a qualidade do ar, já que as emissões durante a circulação são muito menores.

Além disso, os veículos elétricos produzem menos gases com efeito de estufa.

 Por isso, a produção de carros elétricos não polui mais que um carro a combustão em circulação.

Contrate o Seguro por dias para o seu veículo em 5 minutos

Agora é possivel fazer um seguro por dias de forma fácil e rápida, totalmente on-line, a partir de qualquer dispositivo.


Autores

autor

Gonçalo Meira

Um excelente profissional com formação em Ciências da Comunicação e um mestrado em Gestão da Comunicação e das Indústrias Criativas. A sua dedicação p... Mais sobre Gonçalo Meira

Quer receber as nossas notícias?

Estas serão enviadas para o seu e-mail para que possa ler quando quiser.

Nunca compartilharemos seu email com mais ninguém.

Eu aceito as políticas de privacidade